Política
Luizão tem contribuição determinante na vitória de Eduardo Pimentel
Declaração de apoio do ex-prefeito de Pinhais fez maioria do seu eleitorado desistir de votar na Cristina para votar em Pimentel
O segundo turno das eleições municipais de Curitiba definiu Eduardo Pimentel (PSD) como futuro prefeito da capital.
Em uma eleição de incertezas, os apoios foram fundamentais para a vitória de Eduardo contra Cristina Graemel (PMB), por 57,64% dos votos válidos (531.029), contra os 42,36% (390.254) de Graeml.
A pesquisa AtlasIntel revelou que ao comparar os dados atuais com os divulgados há 12 dias da véspera das eleições (14 de outubro), o apoio de Luizão Goulart (SD) a Eduardo Pimentel ajudou no desempenho eleitoral do candidato.
No 1° Turno, Eduardo perdeu para Cristina nas regiões que Luizão demonstra mais força, como Bairro Alto, Cajuru, Capão da Imbuia, Tarumã e Atuba, onde o ex-prefeito de Pinhais chegou a atingir mais de 20% dos votos válidos no primeiro turno. Após Luizão declarar apoio ao candidato do 55, a pesquisa aponta que em 14 de outubro 37,7% dos eleitores de Luizão declaravam voto no 55, agora são 72,9%. Já no segundo turno, ao lado de Luizão, Eduardo conseguiu reverter essa situação nas regionais citadas, ultrapassando Cristina Graeml (PMB) em todos os cenários.
Esse crescimento significativo reflete não apenas a influência de Luizão, mas também uma mudança nas percepções dos eleitores sobre Eduardo Pimentel como candidato. O fortalecimento da parceria entre eles traz uma nova dinâmica à campanha, permitindo que Eduardo ampliasse sua base eleitoral em áreas estratégicas onde Luizão possui uma forte influência.
Luizão ao declarar apoio a Eduardo Pimentel, em suas redes sociais, declarou: “Muito além de opiniões ideológicas, temos uma cidade para cuidar. Temos que pensar na educação, na saúde, na segurança pública, nas questões que envolvem as moradias, enfim, são vários os desafios. E para isso queremos alguém que tenha um diálogo aberto a todas essas questões, que possa transitar na esfera Estadual e na e esfera federal. Não podemos arriscar.” Luizão aderiu significativamente a campanha majoritária do PSD, participando de eventos e trabalhando de forma ativa nas redes sociais seu apoio ao candidato Eduardo.