Política
Lula e prefeito de Campinas batem boca por causa de casa de 15 metros quadrados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), trocaram críticas por causa de moradias de 15 metros quadrados construídas na cidade para abrigar famílias da Ocupação Nelson Mandela.
No sábado, 17, durante agenda em Belém, o petista criticou o tamanho das casas e disse que Saadi, por construí-las, “não é humano”.
Em resposta, no domingo, o prefeito publicou um vídeo nas redes sociais em que acusa o presidente de mentir e fazer “politicagem”.
As críticas de Lula no sábado foram feitas durante a agenda do governo para anunciar medidas de preparação da capital do Pará para receber a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30).
“O prefeito daquela cidade está construindo casas de 15 metros quadrados para que as pessoas pobres fiquem lá. Ou seja, significa que esse prefeito não entende de pobre. Significa que esse prefeito não é um cara humano. Significa que esse prefeito acha que pobre tem de ser tratado como se fosse uma coisa qualquer. Se a moda pega logo vão construir poleiros para os pobres”.
O presidente voltou a atacar a medida nesta segunda-feira, dizendo que as casas que o governo federal vai construir terão 40 metros quadrados e sacadas. O prefeito disse qu e as casas não são parte de plano habitacional e sim de acordo com os moradores, que devem deixar a área em 120 dias e ocupar casas de 60 metros quadrados.
No vídeo publicado no domingo, Saadi classificou as falas do presidente como “politicagem” e acusou o petista de não falar a verdade. “Humano seria não atender às reivindicações das famílias? Humano é não mentir, humano é falar a verdade. Lula, deixa de politicagem, deixa de fazer discursos como você fez ofendendo a luta das famílias do Mandela”, afirmou.
A associação de moradores defendeu a decisão do prefeito dizendo que “ninguém se preocupou com os moradores quando receberam ordem de despejo”.
A Frente Nacional de Prefeitos também manifestou solidariedade ao prefeito de Campinas.