fbpx
Educação

Paranaenses foram finalistas do Desafio Liga Jovem do Sebrae

A Equipe Duck On, do Colégio Sesi, de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, participou da etapa final do Desafio Liga Jovem do Sebrae. A competição nacional, desenvolvida pelo Sebrae e pelo Instituto Ideias de Futuro, reuniu estudantes do nono ano do ensino fundamental e do terceiro ano do ensino médio de todo o Brasil. A etapa final aconteceu durante o Bossa Summit, nos dias 23 e 24 de março, em São Paulo, e contou com a participação dos cem melhores projetos do Brasil. Ao todo, foram dez turmas com dez equipes cada. De cada turma, dois projetos foram selecionados, o que totalizou 20 finalistas. A Duck On foi a única paranaense na grande final.

Os jovens estudantes do ensino médio de Pato Branco desenvolveram a plataforma TechOn, um site que auxilia estudantes do ensino médio a ingressarem no mercado da tecnologia conectando-os com as principais organizações de Tecnologia da Informação (TI) do Brasil e possibilita que as empresas busquem jovens a partir do perfil que é criado e apresentado na plataforma.

De acordo com o orientador da equipe, Douglas Henrique Batista, a ideia surgiu a partir de uma pesquisa realizada pelos estudantes.

“Como os alunos são do ensino médio e têm ligação com a tecnologia, identificamos que não tínhamos nada direcionado para os adolescentes. Temos alguns projetos dentro das empresas voltados a cursos de programação, mas não uma plataforma que centralize oportunidades e cursos de forma conjunta”, afirma Douglas.

Apesar de não estar entre os vencedores, o resultado foi positivo para a equipe, na avaliação do orientador.

“Participamos do Bossa Summit e tivemos a oportunidade de conversar com outras startups. Uma delas ficou interessada em nossa plataforma e há a intenção de darmos sequência no projeto. Essa é a nossa intenção”, acrescenta Douglas.

Para o estudante Alan Felipe Boesign, o aprendizado conquistado através da participação foi tão importante quanto uma premiação.

“O aprendizado foi muito grande. Nós sempre falávamos no grupo que independe do prêmio, toda a experiência vivida durante o desafio já era muito importante. Conhecer estudantes de diversos lugares, apresentar o nosso projeto e ver pessoas interessadas nele, inclusive com possibilidade de leva-lo para uma aceleradora ou receber investimentos, foi uma vivência incrível”, pontua o jovem.

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Claudineia Cabral, a oportunidade de participar de um evento como o Desafio Liga Jovem proporciona experiências únicas para os estudantes.

“O maior prêmio é ver que as ideias têm grandes possibilidades de se tornarem um negócio, basta tirá-las do papel. Em São Paulo, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de mentorias com profissionais qualificados, além do contato com pessoas do Brasil inteiro. Esse networking é valioso para eles e pode dar muito frutos no futuro”, avalia a consultora.

A equipe Duck On é formada pelos estudantes Alan Felipe Boesign dos Santos, Marcelo Savitski Junior, João Pedro Chaise Bach, Gabriel Couto Turquiello e Lucas Matheus de Camargo.

Vencedores

Quatro escolas públicas e duas particulares foram as vencedoras da competição. Ganharam equipes da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek, no Rio de janeiro, com projeto voltado a pessoas no espectro autista; do Colégio Técnico de Campinas, com um aplicativo que conecta cuidadores e idosos que precisam do serviço; da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, de Porto Alegre, com um kit de saúde menstrual.

Integram ainda a lista dos vencedores equipes do Colégio Poliedro, de São José dos Campos (SP), com a criação de um biocurativo; da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek, no Rio de Janeiro, com plataforma de arte voltada a refugiados e migrantes; e do Instituto Federal do Rio de Janeiro com um aplicativo de crédito financeiro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo