Saúde

Maio Roxo alerta para doenças infamatórias intestinais

Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, por exemplo, não têm cura, mas tratamentos controlam a inflamação e reduzem os sintomas causados proporcionando melhor qualidade de vida. Saiba mais

As doenças inflamatórias intestinais fazem parte do dia a dia de cerca de 10 milhões de pessoas no mundo. Entre elas estão a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, doenças inflamatórias autoimunes e crônicas que podem atingir parte ou todo o tubo digestivo. No Brasil, essas doenças vêm crescendo de acordo com registros do SUS e deixam de pertencer à categoria de doenças raras segundo entidades como GEDIIB, Associação Nacional dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII Brasil) e Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e da Doença de Crohn (ABCD).    

Dados da ABCD mostram que cerca de 12% dos pacientes demoraram mais de três anos para serem atendidos por um médico especialista (gastroenterologista ou coloproctologista) e 43% foram ao menos, quatro vezes ao pronto-socorro, antes de receber um diagnóstico final.

Apesar de ainda não existir cura, os tratamentos existentes são bastante eficazes para controlar o processo de inflamação e reduzir os sintomas, permitindo, assim, a qualidade de vida.

“O objetivo é regular essa disfunção e controlar a inflamação intestinal. Consequentemente, previne ou retarda o dano intestinal progressivo e suas consequências”, relata médica cooperada da Unimed Curitiba especialista em gastroenterologia, Eloá Morsoletto, que também é sócia-fundadora do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB).

Segundo o último Consenso do GEDIIB 2023, os tratamentos imunobiológicos são recomendados para os casos moderados e graves das doenças infamatórias intestinais.

 

Maio Roxo: é preciso diagnosticar precocemente

19 de maio é o Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais e o mês inteiro é dedicado a ações de conscientização para a doença, seu diagnóstico e tratamento.

“É preciso salientar a importância do diagnóstico precoce. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais rápido receberá o tratamento adequado, garantindo qualidade de vida ao paciente, diminuindo a probabilidade de complicações, necessidade de cirurgias, com perda de segmento intestinal”, alerta a gastroenterologista.

 

Sinais de alerta

De acordo com a cooperada da Unimed Curitiba, os primeiros sinais são dores abdominais e diarreia, às vezes constipação, frequentemente levando à associação com sintomas de outros sistemas que não o digestório. Após o diagnóstico, a definição sobre o tratamento é feita pelo especialista e depende dos sintomas, dos locais mais afetados pelas doenças, da gravidade, da evolução e se o paciente recebeu tratamentos anteriormente. Tratamentos medicamentosos com uso de corticosteroides e imunossupressores são algumas opções. Nos últimos tempos, os imunobiológicos aparecem como um avanço da medicina contra essas doenças.

O estudo epidemiológico recente liderado pela Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite mostrou que, em sua maioria, as manifestações mais graves da doença impactam pessoas mais jovens – entre 14 a 35 anos – e cerca de 21% desses pacientes apresentaram manifestações extraintestinais, ou seja, apresentaram outras doenças associadas como as reumatológicas, por exemplo.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Empresa abre 40 vagas de trabalho para área da construção civil

A FG Empreendimentos, uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil, anunciou a abertura de…

2 horas ago

Rockefeller Center destaca programação de fim de ano com novas atrações

O Rockefeller Center, icônico ponto de Nova York, conhecido por sua árvore de Natal e…

2 horas ago

Stanley e Luan Santana: em nova collab, linha “Meteoro” chega com acabamento inédito e exclusivo para comemorar os 15 anos do hit musical

Em continuidade à parceria de muito sucesso, a Stanley - marca líder em produtos térmicos para alimentos…

2 horas ago

Sustentabilidade e Inovação: Fábricas da BYD em Campinas reduzem impacto ambiental

As fábricas da BYD Brasil em Campinas (SP) — fábrica de módulos fotovoltaicos, fábrica de…

2 horas ago

Local Pães e Cafés inaugura nova unidade com 128m² em Curitiba

A padaria artesanal Local Pães e Cafés acaba de inaugurar sua nova unidade, na Alameda…

2 horas ago

Para FecomercioSP, Selic alta não é causa do problema, mas consequência dele

O Brasil encerrará 2024 com a quarta maior taxa de juros nominal do planeta (12,25%),…

2 horas ago