Turismo

Maior carnaval fora de época do Brasil começa amanhã e deve reunir 300 mil foliões por dia

Tradicional Micareta de Feira de Santana retorna depois de três anos de paralisação por conta da pandemia; festa vai até 23 de abril e traz grandes nomes da música baiana

Feira de Santana, abril de 2023 – A Micareta de Feira de Santana, primeiro e maior carnaval fora de época do Brasil, volta a acontecer depois de três anos de paralisação por conta da pandemia do coronavírus. A tradicional festa começa amanhã (20 de abril) e vai até domingo (23 de abril) com mais de 130 atrações que vão agitar o Circuito Maneca Ferreira – entre elas, Bell Marques, Léo Santana, Ivete Sangalo, Xanddy do Harmonia, Durval Lelys, Timbalada, Igor Kanário, Olodum e Claudia Leitte, Filhos de Gandhi, Ilê Ayê, além de vários artistas feirenses como Thiago Aquino e Tonho Dionorina.

A expectativa da organização é reunir mais de 300 mil pessoas por dia. A tradicional Micareta de Feira caiu no gosto popular e hoje é conhecida por arrebatar multidões fora do período de carnaval ao som de diversos ritmos, misturando cultura popular e diversão.

Este ano, o evento conta com espaços alternativos, como o palco do Reggae Vibes. Trata-se de uma homenagem a Jota Morbeck, proporcionando diversidade musical e disseminando a cultura do reggae, funk e hip hop.

Haverá ainda uma estrutura no canteiro central com palco para DJs, um palco After Universitário (chamado de Point Universitário) e o pranchão, com diversas atrações, para atender todos os gostos.

A prefeitura de Feira de Santana também providenciou a instalação de fibra óptica para manter o folião conectado à internet.

“Preparamos tudo com capricho para que o folião curta os quatro dias oficiais de festa com muita alegria, segurança e conforto”, revela Colbert Martins, prefeito de Feira.

A programação completa da festa pode ser conferida no link

História da Micareta de Feira de Santana

A primeira e maior micareta fora de época do Brasil começou a ser realizada em 1937 por um grupo de jovens, liderado por Maneca Ferreira. Eles resolveram realizar o evento no mês de abril daquele ano porque o Carnaval havia sido suspenso por conta de fortes chuvas.

Maneca Ferreira era criador de carros alegóricos que tinham uma participação marcante no Carnaval. Inicialmente, a festa foi denominada de Micareme, copiado de uma festa popular francesa, mas terminou substituída por Micareta, escolhida em concurso.

Ao longo desses 79 anos, a Micareta de Feira de Santana só não tinha sido realizada em duas ocasiões: a primeira durante a Segunda Guerra Mundial, da qual alguns soldados feirenses também participaram, e a outra em 1964, em razão do Golpe de Estado. Com a pandemia, não foram realizadas as edições de 2020, 2021 e 2022.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Fomento Paraná libera R$ 717 milhões em crédito em um ano em todo o Estado

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…

21 horas ago

Simepar disponibiliza informações meteorológicas em painéis digitais no Litoral

Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…

21 horas ago

92% das praias do Paraná estão aptas para banho

O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…

21 horas ago

Paraná aumenta em 9% número de licenças ambientais para novos negócios em 2024

O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…

22 horas ago

Curitibano é um dos principais líderes do turismo brasileiro

O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…

22 horas ago

Almoço Solidário para 300 pessoas

O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…

22 horas ago