fbpx
Geral

Santa Catarina e Paraná têm recorde de empresas inadimplentes em outubro, revela Serasa Experian

O Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian revelou que, em outubro, os estados de Santa Catarina e Paraná tiveram o maior número de empresas inadimplentes desde 2019, início da série histórica do índice. Além disso, em ambas as regiões, o levantamento mostrou que os empreendimentos negativas possuem em média 7 dívidas por CNPJ. Confira no gráfico abaixo os números gerais sobre as empresas negativadas:

 

A avaliação em todo o país, por Unidade Federativa (UF), mostrou que o estado de São Paulo lidera o ranking, com mais de 2 milhões de negócios negativados. Por ordem decrescente está Minas Gerais (616.065), Rio de Janeiro (563.201), Paraná (401.971) e Rio Grande do Sul (353.360). Confira no gráfico a situação das demais regiões brasileiras:

Cenário Nacional
Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian revelou que, em outubro, o país tinha 6.332.952 de negócios com o nome no vermelho. Essa é a maior quantidade atingida desde o início da série histórica do índice, em 2016. O levantamento também registrou 44,8 milhões de dívidas no mês, que equivalem a R$ 106,4 bilhões. Em média, cada CNPJ negativado possui 7 contas atrasadas a pagar. Confira a evolução mensal da inadimplência no gráfico abaixo:

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o indicador de inadimplência das empresas deve ser o último a mostrar um cenário positivo, pois depende de uma melhora econômica contínua. “Este índice é um indicativo em cadeia, porque para parar de crescer é necessário que os consumidores consigam limpar seus nomes e quitem as dívidas que contraíram com as empresas que, consequentemente, terão melhora no fluxo de caixa e, por sua vez, conseguirão pagar os compromissos financeiros atrasados que ainda possuem”.

Ainda de acordo com o índice, a maior parte das empresas inadimplentes pertence ao setor de Serviços (53,4%). Em sequência estão o segmento de Comércio (37,6%), Indústria (7,8%), Primário (0,8%) e Outros (0,4%). Veja no gráfico a seguir quais foram os setores em que os empreendimentos negativados mais contraíram suas dívidas:

 

MPEs representam a maior parcela das empresas inadimplentes
As micro e pequenas empresas representam 5.6 milhões dos negócios com o nome no vermelho em outubro. 52,3% fazem parte do setor de Serviços, 39,3% do segmento de Comércio, 7,9% são Indústrias e 0,5% estão na categoria “Demais”. Além disso, o Sudeste é a região com maior participação, de 52,9%. Em sequência estão o Nordeste (16,6%), o Sul (16,3%), Centro-Oeste (8,9%) e Norte (5,3%). Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui

De acordo com o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero, “temos o compromisso de ajudar os empreendedores a manterem a saúde dos seus negócios sempre em dia, por isso, ofertamos gratuitamente conteúdos de qualidade que auxiliam na capacitação dos empreendedores, além de ferramentas para planejamento financeiro e inteligência de mercado. Desde a abertura da empresa, até a consulta de Score e de dívidas pelo CNPJ, que podem ser aplicadas aos parceiros e fornecedores para mitigar riscos, temos sempre soluções específicas para cada etapa da jornada de negócios”.

Acesse este link e fique por dentro das soluções e materiais gratuitos para empreendedores.

Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas contempla a quantidade de empresas brasileiras que estão em situação inadimplência, ou seja, possuem pelo menos um compromisso vencido e não pago, apurado no último dia do mês de referência. O Indicador é segmentado por UF, porte e setor.

Serasa Experian ajuda empresas a ficarem no azul
A Serasa Experian tem o compromisso de ajudar os empreendedores a manterem a saúde dos seus negócios sempre em dia com oferta de capacitação gratuita por meio dos conteúdos no blog oficial, além de ferramentas que ajudam no planejamento financeiro e inteligência de mercado. Desde a abertura da empresa até consulta de Score e das dívidas pelo CNPJ, tem sempre um produto perfeito para cada empreendimento. Clique aqui para acessar!

###

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.600 pessoas em 43 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo