fbpx
Geral

Instituto Avon e Ministério Público de São Paulo consolidam parceria para apoiar rede pública no enfrentamento à violência contra mulheres

Qualificação de dados e indicadores sobre o tema, elaboração de fluxos e protocolos, capacitações e compartilhamento de conhecimento estão entre os objetivos da colaboração entre as entidades

Nesta quinta-feira (27), o Instituto Avon e o Ministério Público do Estado de São Paulo assinaram um acordo de cooperação técnica para auxiliar o desenvolvimento e implementação de ações conjuntas voltadas para o enfrentamento à violência contra população feminina do estado. O braço social da Avon irá contribuir com o monitoramento e análises qualitativas e quantitativas de dados e indicadores de feminicídios e violência doméstica; na construção de um modelo de fluxos e protocolos para a rede pública; e na troca de experiências e articulação de atividades, treinamentos e iniciativas de conscientização sobre o assunto.

De acordo com a 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, São Paulo teve um aumento de 43,3% no número de feminicídios em 2022 em comparação ao ano anterior, totalizando 195 casos. Além disso, foram registradas 52,6 mil ocorrências de violência doméstica, revelando uma alta em relação a 2021, que teve 51,9 mil casos.

“Com a formalização desta parceria, temos a oportunidade de potencializar o nosso compromisso com o bem-estar das paulistas por meio do enfrentamento da violência contra a mulher. Ao unir esforços a órgãos públicos locais, conseguimos colaborar no aprimoramento e fortalecimento de mecanismos e estratégias eficientes e baseadas em evidências, voltadas para a garantia da segurança, dos direitos e o devido acolhimento a mulheres e meninas em situação de violência e vulnerabilidade social”, explica Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.

 

Um exemplo recente da colaboração entre a organização e o governo paulista foi a realização da 12ª edição do Workshop de Acesso à Justiça, um evento promovido pelo Instituto Avon que visa a capacitação profissional de agentes de segurança pública, integrantes do sistema judiciário, membros do Ministério Público, entes governamentais, psicólogos, assistentes sociais e organizações da sociedade civil que atuam no suporte a mulheres em situação de violência de 18 municípios do estado de São Paulo. O propósito da iniciativa foi estreitar o diálogo entre profissionais da esfera pública para viabilizar estratégias, planejamentos e políticas e atendimentos mais humanizados e eficazes para apoiar e proteger a população feminina da região.

 

“A parceria entre o Instituto Avon e o Ministério Público de São Paulo guarda importância na união de esforços entre o público e o privado no impulsionamento de iniciativas voltadas à igualdade de gênero e ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. O Instituto apoia mais de duzentos projetos, articula com centenas de empresas e agentes públicos, e a união certamente resultará em iniciativas e projetos que impactem ainda mais o bem-estar e a saúde física e psicológica da mulher, além de contribuir para redução dos fossos que tem resultado níveis recordes de violência em 2023”, diz Fabíola Sucasas, promotora de justiça e coordenadora do Núcleo de Gênero.

 

Além de Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon, e Beatriz Accioly, coordenadora das áreas de pesquisa e impacto e parcerias do Instituto Avon, também estiveram presentes na solenidade para assinatura do termo de cooperação Mario Sarrubbo, procurador-geral de justiça; José Carlos Cosenzo, subprocurador-geral de justiça de políticas criminais; Fabíola Sucasas, promotora de justiça e coordenadora do Núcleo de Gênero.

 

Sobre o Instituto Avon

O Instituto Avon é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que, este ano, completa 20 anos de atuação na defesa de direitos fundamentais das mulheres, promovendo iniciativas em atenção ao câncer de mama e enfrentamento às violências contra as meninas e mulheres. Por meio de ações próprias e parcerias com instituições da sociedade civil, setor privado e poder público, o Instituto Avon se concentra na produção de conhecimento e no desenvolvimento de projetos que mobilizem todos os setores da sociedade para o avanço das causas. Desde a sua fundação em 2003, o braço social da Avon no Brasil já investiu R$ 180 milhões no país em mais de 400 projetos, beneficiando mais de 5 milhões de mulheres e engajando mais de 120 empresas em suas iniciativas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo