fbpx
Empreendedorismo

Mais de 265 mil micro e pequenas empresas foram criadas no Paraná em 2021

O empreendedorismo seguiu avançando no Paraná em 2021.

De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados da Receita Federal, foram registradas 265.545 novas micro e pequenas empresas.

O número representa um crescimento de 15,5% em relação a 2020, quando foram formalizados 229.805 novos negócios.

Ao comparar com 2019, período antes da pandemia, o aumento foi de 27,05%, quando foram criados 209.002 novos CNPJ.

“Empreender, além do potencial natural dos paranaenses, foi uma alternativa para buscar uma renda diante da crise causada pela pandemia. O chamado empreendedorismo por necessidade vem numa escala de crescimento, impactando na abertura de novos negócios”, diz Amberson Bezerra, coordenador estadual de Políticas Públicas e de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae Paraná.

O setor de comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios foi o com maior número de empresas criadas, com o total de 25.068.

Em seguida, vem a promoção de vendas (22.163), o comércio varejista de bebidas (16.644) e as obras de alvenaria (15.831).

Em quinto lugar está a preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente, com 14.943 novos CPNJ abertos em 2021.

No Brasil

A nível nacional, o ano também foi histórico.

Segundo levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados da Receita Federal, o ano passado registrou um recorde de novos pequenos.

Foram mais de 3,9 milhões de empreendedores que se formalizaram em busca de obter uma fonte de renda ou para realizar o sonho de serem donos da própria empresa.

Esse número representa um incremento de 19,8% em relação a 2020, quando foram criados 3,3 milhões de CNPJ; e de 53,9% em relação a 2018, quando foram formalizados 2,5 milhões de micro e pequenas empresas.

“O relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, realizado pelo Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), fez uma estimativa de que 50 milhões de brasileiros que ainda não empreendiam, tinham planos de abrir um negócio nos próximos três anos”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles, que destaca ainda que desse total, 1/3 dos potenciais empreendedores teriam a pandemia como maior motivação, mas os outros dois terços seriam movidos pelo desejo natural de empreender.

 

Melles atribui esse incremento registrado no ano passado também à melhoria do ambiente de negócios no Brasil e à consolidação da figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI), que com um processo desburocratizado de abertura e com baixo custo de carga tributária, tem sido a principal escolha de quem quer começar a empreender.

Do total de CNPJ criados em 2021, 3,1 milhões optaram por ser MEI, o que corresponde a 80% dos negócios abertos.

“Nos anos de 2018 e 2019, eles representavam 75% dos pequenos negócios criados”, observa o presidente do Sebrae.

As microempresas correspondem a 17,35% (682,7 mil) das empresas abertas em 2021, e nesse ano, também apresentaram o maior número de empresas desse porte da série histórica.

Em 2018, foram 540,6 mil; em 2019, 579,3 mil e em 2020, 579,5 mil. Já em relação às empresas de pequeno porte, em 2021 foram abertas 121,9 mil, número 29% superior ao de 2020, quando foram criadas 94,3 mil, e 62,5% superior ao de 2018 (75 mil).

“Não só os MEI apresentaram incremento, foram todos os portes que compõem o universo dos pequenos negócios no Brasil. Isso mostra que esse segmento é, realmente, o caminho para a retomada”, finaliza Melles.

10 Setores que mais abriram em 2021, no Paraná

– Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios – 25.068

– Promoção de vendas – 22.163

– Comércio varejista de bebidas – 16.644

– Obras de alvenaria – 15.831

– Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente – 14.943

– Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares – 13.063

– Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal – 12.728

– Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar – 12.323

– Instalação e manutenção elétrica – 11.580

– Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente – 10.772

– Serviços de pintura de edifícios em geral – 10.742

– Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal – 9.779

– Cabeleireiros, manicure e pedicure – 9.683

– Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente – 8.698

– Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial – 8.649

– Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente – 7.879

– Instalações hidráulicas, sanitárias e de gás – 7.869

– Serviços domésticos – 7.789

– Comércio varejista de calçados – 6.931

– Restaurantes e similares – 6.863

– Atividades de Estética e outros serviços de cuidados com a beleza – 6.790

 

 

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo