fbpx
Cultura

Mais de 400 crianças em situação de vulnerabilidade mostram a potência da arte no Teatro Positivo

Cerca de 400 crianças em situação de vulnerabilidade com idades entre 7 e 18 anos irão mostrar seus aprendizados com a arte no Teatro Positivo. No próximo dia 21 de novembro, às 20h, elas apresentam no local o espetáculo “Sonhando com as Estrelas” trazendo música, canto, teatro, dança e circo como as principais atrações.

Este é o momento em que essas crianças atendidas pelo Instituto Incanto colocam em prática o que aprenderam durante o ano nas oficinas e atividades da instituição e em ONGs parceiras.

O evento é gratuito e aberto ao público.

Basta solicitar os convites pelas redes sociais do Incanto. Serão 2.300 ingressos distribuídos entre as famílias dos atendidos, patrocinadores, mantenedores, voluntários e público externo.

O espetáculo é produzido por professores e voluntários do Instituto Incanto e ONGs parceiras e conta com a direção artística da Produtora cultural e Arte Educadora Gabriela Valcanaia. Neste ano, o evento contará com a participação de mais de 400 crianças atendidas no Centro Cultural e ONGs parceiras: Recanto Esperança, Encontro com Deus, Playing for Change, CIAF, Minha Vida Mudou, Casinha de Pão, Casa do Pai (meninas) e Casa do Pai (meninos), Associação Sonhar, ACRIDAS, ONG CTS – Centro de Transformação Social Vida Nova, Vó Durvina, Lar Herminia, Scheleder, SE Tanguá, Semeando o Amor, UAI Santa Felicidade, St Amélia, Rio Negro, Semeando a Paz, Lar Sol Amigo Um Lugar ao Sol, Irmão Sol e Irmã Lua.

O patrocínio do evento é da Rede Gerando Falcões, Grupo Boticário, WebHelp, Branco, Kuhn, Absoluto Partners, Gestamp, Celepar, Arotubi, BRFértil, Arcelor Mittal, Gonvarri Industries, Neovia Engenharia, Greca Asfaltos, DCA, Schattdecor, Martinelli Advogados, Scherer Autopeças, Merco Soluções em Saúde, RH Nossa, Fundação Bering, Grupo PRÓ, Consult e apoio do Teatro Positivo.

SOBRE O INSTITUTO INCANTO

O Incanto é uma ONG que tem como missão transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social usando a arte, cultura, esporte, educação, tecnologia e a qualificação profissional como ferramentas de humanização e desenvolvimento. Ele foi lançado oficialmente em 2017 e atualmente atende 650 crianças e adolescentes com suas atividades. Quase 700 já se formaram nos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Instituto e mais 1000 ainda vão se formar em 2023. O Incanto tem a sua sede, na qual realiza atividades, também está em 10 associações de moradores de favelas diferentes, e ainda trabalha com 27 ONGs parceiras distribuindo suas atividades em 32 comunidades diferentes.

SERVIÇO

Espetáculo Sonhando com as Estrelas

Dia 21 de novembro (terça-feira)
Teatro Positivo
R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido

20h

Entrada gratuita

“Esse espetáculo tem três eixos. Primeiro, a experiência do palco, onde cada criança vive seu momento como artista – decora textos, faz passagem de palco, ensaia, grava cena e mostra o que sabe fazer. Depois, temos os tempos da peça: mostramos como os sonhos têm várias perspectivas, dentro e fora da favela, como ele é negado, mas ao mesmo tempo deve ser alcançado e contamos a história do Instituto Incanto, em um local de valorização de qualquer sonho. E o último, nós falamos desses temas, com textos para cada criança, que possam tocar a plateia e seus familiares, para que cada pessoa recupere a esperança nas suas próprias histórias e vidas, com o olhar que uma criança tem.” – Gabriela Valcanaia, Diretora Artística do Espetáculo.

“Proporcionar essa experiência completa de artista aos nossos atendidos é imensurável. Ocupar espaços, trazendo o território como foco das soluções para os problemas do mundo é mostrar que a favela é de fato potência”, comenta Camila Casagrande, fundadora e presidente do Instituto Incanto.

“Sonhando com as Estrelas” conta a história de Maria (interpretada pela atriz Stéphanie Souza), uma menina com muitos medos e sonhos. Em uma viagem pela imaginação, ela vai explorar as estrelas e conhecer o universo. Nessa aventura ela descobre que a vida é uma montanha russa e que o mais importante não é aonde você chega, mas a coragem de tentar (e tentar de novo).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo