“Mão na Massa”: Feira do Empreendedor tem espaço para desenvolvimento de competências
Até este domingo (17), a Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae/PR oferece oportunidades para interessados em empreender aprimorar suas habilidades de resolução de problemas e inovação. Uma das atividades mais destacadas do evento é a sala “Mão na Massa”, onde os visitantes participam de oficinas sobre o uso de ferramentas práticas de Design Thinking.
Essa abordagem prática e dinâmica permite que os participantes apliquem conceitos e técnicas para o desenvolvimento de suas habilidades empresariais. Cada turma tem 45 minutos de práticas, separadas por intervalos de 15 minutos e com capacidade de 40 pessoas.
Neste domingo, vão ocorrer mais duas oficinas com abordagens sobre ferramentas de validação para o desenvolvimento de habilidades em marketing, vendas e comunicação assertiva, incluindo storytelling e o uso do pitching checklist.
De acordo com João Luis Moura, consultor do Sebrae/PR, cada dia de atividade é dedicado a um tema específico e apresenta uma situação para os participantes resolverem usando uma ferramenta principal. As resoluções podem ser previamente planejadas ou criadas com base nas discussões da turma anterior. A equipe também estará disponível para esclarecer dúvidas durante as oficinas.
“Ao participar da atividade ‘Mão na Massa’, os empreendedores têm a oportunidade de desenvolver uma série de competências essenciais, incluindo validação de ideias, tomada de decisão, análise, planejamento, organização, criatividade, comunicação eficaz, visão sistêmica do negócio, escuta ativa, observação, análise de mercado, empatia e pesquisa”, afirma João Luis.
A empreendedora Camila Foltran, de Curitiba, que tem um restaurante, conta que participar da ação estimulou sua criatividade.
“A oficina me fez pensar ‘fora da caixa’, mostrando que existem muitas oportunidades a serem exploradas. Saí da atividade muito entusiasmada e querendo participar de outras capacitações. E pretendo aplicar o que aprendi na minha empresa a partir de amanhã”, declara Camila.
Alta procura
Nos dois primeiros dias da Feira do Empreendedor, participaram mais de 12.500 pessoas. A procura no espaço “Mão na Massa” também foi alta, com as quatro turmas diárias lotadas e com fila de espera até o fim do terceiro dia.
João Luis conta que o retorno dos participantes tem sido positivo, com a maioria falando que o evento ampliou a visão sobre o negócio.
“As pessoas saem daqui com o modelo que criaram durante a oficina e chegam ao atendimento com as ideias prontas para aplicá-las em suas empresas. Estão animadas em entender como podem implementar essas ideias em seus negócios. Na próxima Feira, sabemos que teremos que quadriplicar o número de vagas”, enfatiza o consultor.
Aline Vamela, empreendedora do ramo da beleza, veio com a caravana de Umuarama e fala que descobriu o “Mão na Massa” através do aplicativo oficial da Feira do Empreendedor.
“Essa oficina me chamou bastante a atenção, pois era um tema que eu desconhecia. Minha curiosidade me trouxe até aqui para aprender mais, e achei muito interessante. Pretendo implementar essa técnica na minha pequena empresa, para que os colaboradoras se reúnam para compartilhar ideias, e cada uma contribuía para o desenvolvimento de todos, solucionando problemas e promovendo a interação entre a equipe”, considera Aline.
Assessoria de Imprensa Sebrae/PR