Mapa da Cultura Alimentar tem van itinerante e entrega uma horta para hospital de Curitiba
Contrapartida do projeto proporciona conforto e momentos de descontração para pacientes em cuidados paliativos no Hospital Erasto Geartner
O Hospice do Hospital Erasto Gaertner vai ganhar uma horta orgânica. A horta é parte da contrapartida do projeto Mapa da Cultura Alimentar, uma iniciativa da Montenegro Produções e realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. A ação faz parte da segunda fase do projeto, quando as contrapartidas são realizadas e uma delas é a entrega de uma horta para o Hospice do Erasto Gaertner. Além disso, o projeto prevê também a realização de uma vivência chamada de “Culinária do Afeto”, onde um chef promove uma troca de experiências com 26 pacientes e seus acompanhantes do Hospice, que é a ala para internos do Erasto que estão em fase de cuidados paliativos. De acordo com a supervisora do Serviço de Nutrição e Dietética do hospital, Marina Lopes, “proporcionar esses momentos de descontração e contato com a terra, com os temperos e cheiros oferece conforto para os pacientes e seus acompanhantes. Assim como a horta, as vivências de culinária afetiva geram momentos de acolhimento e trazem boas lembranças para esses pacientes que estão passando por um momento delicado”, afirma a nutricionista. Outra ação será a Oficina de sementes do Brasil, que vai ser ministrada para as crianças do Erastinho, ala infantil do Hospital Erasto Gaertner e na Associação São Roque, em setembro de 2023. A oficina de arte 3D é feita a partir de sementes de plantas; com duração de duas horas e conta com um educador artístico, com a equipe de produção da Montenegro e com fotógrafos para registro das ações. O Mapa da Cultura Alimentar também prevê a gravação de aulas EAD com o tema: “Cultura Alimentar e Patrimônio Imaterial”. Em vídeo, profissionais da equipe de historiadores, sociólogos, pesquisadores, jornalistas e especialistas em Gastronomia que fizeram parte das expedições para a produção do Mapa da Cultura Alimentar irão tratar do patrimônio imaterial encontrado durante a pesquisa no estado do Paraná e vão compartilhar os resultados do projeto. As aulas serão disponibilizadas gratuitamente no YouTube da Montenegro.
Para Carolina Montenegro, da Montenegro Produções, “a fase das contrapartidas é a fase do projeto em que nós conseguimos compartilhar nosso aprendizado com as pessoas que não estão inseridas no projeto. Esse processo é um resgate da nossa cultura imaterial. A cultura imaterial está presente na forma como nós vivemos, mas nem sempre conseguimos identificar”, afirma. As vivências também foram ministradas para pacientes do Hospital de Clínicas, numa parceria entre o projeto e a Associação dos Amigos do HC. O projeto também prevê uma van itinerante que vai circular e oferecer degustação dos produtos pesquisados.
Durante a primeira fase do projeto, uma expedição formada por historiadores, jornalistas e especialistas em gastronomia percorreu 13 cidades do Paraná e Santa Catarina para coletar informações sobre alguns dos tesouros da cultura alimentar regional. O ponto de partida da expedição foram os produtos com selo de identificação geográfica (IG), que é um instrumento de propriedade industrial que tem por objetivo distinguir a origem geográfica de um produto ou serviço. O resultado da pesquisa, que inclui o modo de produção e fabricação dos produtos escolhidos será apresentada numa exposição multimídia a ser realizada a partir do dia 06 de setembro, no Shopping Mueller, em Curitiba e entre os dias 09 de setembro e 23 de outubro em São Paulo, no edifício das Nações Unidas.
Iniciativa da Montenegro Produções, o Mapa da Cultura Alimentar conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e tem como patrocinadores: Syngenta, CNH Industrial Global e New Holland Brasil, Copel Energia, Sanepar, Governo do Estado do Paraná, Atlas Eletrodomésticos, Porto a Porto, Videplast, Ítalo Supermercados, Havan, Lavoro, Sebrae Paraná, Bom Gourmet – Gazeta do Povo e Shopping Mueller.
Serviço: Entrega da horta para o Hospice do Erasto Geartner
Data: 11 de agosto
Horário: 11h
Local: Hospital Erasto Geartner – R. Dr. Ovande do Amaral, 201 – Jardim das Américas
Ficha Técnica do projeto Mapa da Cultura Alimentar:
Coordenação Geral: Montenegro Produções
Direção criativa e elaboração de projeto: Carolina Montenegro
Produção executiva: Camila Guanabara
Curadoria: Gustavo Krelling
Concepção editorial: Andrea Sorgenfrei
Design Gráfico e Projeto Editorial: Caio Vitoriano
Fotografia e edição fotográfica: Daniel Siwek
Assistente de Arte: Patrick Miguel
Assistente de Produção: Aline Cardoso
Redação: Daniélle Carazzai, Felipe Anibal e Rui Morschel
Artista convidado: Gustavo Krelling
Textos expositivos: Karoline Marianne Barreto
Costura e adereços: Glaci de Jesus
Adereços: Maria Doraci Justino
Assistente de produção de arte: Wyllian Santos de Jesus
Arquiteto responsável: Givago Ferentz
Equipe arquitetura: Alessandra Oliveira, Eduardo Sakaizawa, Iolanda Stahsefski, Evelyn Llosa, Jorge Stremel e Rafaela Bruno.
Gestão de Mídia online: Poliana Przybyszewski
Mídia offline: Caroline Enke
Social Mídia: Bruna Alcantara
Assessoria de imprensa: Ieme Comunicação
Assessoria jurídica: Carolina Wanderley
Administração e Contabilidade: Carlos Alberto Guanabara e AE Company
Socióloga: Rafaela Mascarenhas Rocha
Produção de vídeos e fotografia: Daniel Siwek
Chefs convidados: Ana Souza, Patrícia Lisboa, Ruy Morschel.
Food stylist: Ana Claudia Spengler
Conteúdo educacional: Andréa Sorgenfrei
Mediação e apresentação EAD: Caroline Olinda
Produção EAD: Bom Gourmet e Agência Vulgata
Filmmaker EAD: Agência Vulgata
Estúdio EAD: Estúdio Pinó/Clube da Alice e Cozinha Bom Gourmet
Captação de recursos e apoio institucional: Valor com Propósito, Odete Montenegro, Tudo Cultural, José Luís Veloso e Felipo Nichetti
Intérprete de Libras: Sandro José Batista
Realização: Ministério da Cultura e Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Produção: Montenegro Produções
Instituições beneficiadas: Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, Hospital Erasto Gaertner e Hospital e Erasto Gaertner.
Apoio: SEBRAE/PR, GoPro, Shopping Mueller e Bom Gourmet