Os veículos da marca Fiat são os mais procurados por quem opta pela modalidade de aluguel por assinatura com possibilidade de aquisição. O modelo Fiat Mobi é o mais requisitado, sendo escolhido por 33%. Em seguida vem o Fiat Argo (12%), VW Gol (5%) e Fiat Uno (4%). Os dados são do levantamento realizado na base de clientes da Carflip, que oferece este tipo de acesso à mobilidade pessoal no Brasil, para entender o perfil e as preferências desses consumidores.
A startup conta com uma rede de cerca de 100 parceiros entre concessionárias e lojas multimarcas, o que possibilita que o cliente escolha qualquer modelo de qualquer ano, entre seminovos e zero km. Por ano de fabricação, os modelos 2021 lideram a procura (22%), enquanto os mais recentes, de 2023, foram escolhidos por 21%. Os modelos 2022 (18%), 2021 (12%) e 2019 (11%) completam o ranking.
Para J. R. Caporal, CEO da Carflip, o levantamento reforça que a principal preocupação do consumidor brasileiro é a relação custo-benefício. “Entre todos os modelos possíveis de escolha, chamou nossa atenção a preferência pela marca Fiat que demonstra uma boa relação entre custo/benefício ao consumidor. Além disso, observamos que o ano de fabricação mais recente continua tendo um peso importante”, afirma.
Em dezembro do ano passado, o Estudo Megadealer de Performance Veículos Usados powered by Auto Avaliar (PVU) demonstrou que 64% das captações das concessionárias de usados da marca Fiat foram originadas da conquista de clientes de outras marcas nas trocas de veículos. Na quinta posição entre os veículos mais rentáveis de dezembro de 2023, segundo o PVU, o Fiat Mobi (modelos 21 a 23) exibia um preço médio de venda de R$ 51,817. Já o Argo ficou na quarta posição e era vendido a um valor médio de R$ 64,206.
J. R. Caporal lembra que esta modalidade de aluguel “híbrida” tem ganhado a preferência daqueles que desejam adquirir um veículo, mas se deparam com os altos custos dos financiamentos. “O aluguel de carro com possibilidade de aquisição abre a possibilidade para aqueles que não conseguem fazer um financiamento bancário tradicional, seja pela alta taxa de juros ou por estarem negativados e serem rejeitados automaticamente pelo sistema”, observa. Ainda de acordo com a análise de perfil do cliente feita pela startup, este público conta com uma renda mensal média de R$ 6.500,00 e é formado, em sua maioria, por homens (74%), com idade média próxima a 40 anos.
No caso da Carflip, a opção de compra é válida a partir do sexto mês de uso, com desconto através do programa de cashback, equivalente a 25% do valor pago ao longo do contrato. A título de comparação, ao financiar um veículo no valor de R$ 80 mil, o consumidor pagará 24 prestações de R$ 4.930 (incluindo TAC e IOF). Além disso, também arcará com mais R$ 23 mil de outros custos, como IPVA, seguro e manutenção. O valor final fica em R$ 141.320,00. Ao optar pela Carflip, a prestação mensal fica em R$ 3.350, já inclusos todos os custos adicionais. O preço final do carro com o cashback das prestações ao final de dois anos é de R$ 59.900. “O valor total do mesmo veículo na Carflip fica em R$ 140.300. O cliente pode programar sua compra com calma sem incorrer em juros abusivos e já tendo testado o carro que deseja”, lembra Caporal.
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