Empreendedorismo

Marca FIAT é a preferida para assinatura de veículos

Por ano de fabricação, os modelos 2021 lideram a preferência entre consumidores que preferem a liberdade de escolher o modelo e ano do veículo

Os veículos da marca Fiat são os mais procurados por quem opta pela modalidade de aluguel por assinatura com possibilidade de aquisição. O modelo Fiat Mobi é o mais requisitado, sendo escolhido por 33%. Em seguida vem o Fiat Argo (12%), VW Gol (5%) e Fiat Uno (4%). Os dados são do levantamento realizado na base de clientes da Carflip, que oferece este tipo de acesso à mobilidade pessoal no Brasil, para entender o perfil e as preferências desses consumidores.

A startup conta com uma rede de cerca de 100 parceiros entre concessionárias e lojas multimarcas, o que possibilita que o cliente escolha qualquer modelo de qualquer ano, entre seminovos e zero km. Por ano de fabricação, os modelos 2021 lideram a procura (22%), enquanto os mais recentes, de 2023, foram escolhidos por 21%. Os modelos 2022 (18%), 2021 (12%) e 2019 (11%) completam o ranking.

Para J. R. Caporal, CEO da Carflip, o levantamento reforça que a principal preocupação do consumidor brasileiro é a relação custo-benefício. “Entre todos os modelos possíveis de escolha, chamou nossa atenção a preferência pela marca Fiat que demonstra uma boa relação entre custo/benefício ao consumidor. Além disso, observamos que o ano de fabricação mais recente continua tendo um peso importante”, afirma.

Em dezembro do ano passado, o Estudo Megadealer de Performance Veículos Usados powered by Auto Avaliar (PVU) demonstrou que 64% das captações das concessionárias de usados da marca Fiat foram originadas da conquista de clientes de outras marcas nas trocas de veículos. Na quinta posição entre os veículos mais rentáveis de dezembro de 2023, segundo o PVU, o Fiat Mobi (modelos 21 a 23) exibia um preço médio de venda de R$ 51,817. Já o Argo ficou na quarta posição e era vendido a um valor médio de R$ 64,206.

J. R. Caporal lembra que esta modalidade de aluguel “híbrida” tem ganhado a preferência daqueles que desejam adquirir um veículo, mas se deparam com os altos custos dos financiamentos. “O aluguel de carro com possibilidade de aquisição abre a possibilidade para aqueles que não conseguem fazer um financiamento bancário tradicional, seja pela alta taxa de juros ou por estarem negativados e serem rejeitados automaticamente pelo sistema”, observa. Ainda de acordo com a análise de perfil do cliente feita pela startup, este público conta com uma renda mensal média de R$ 6.500,00 e é formado, em sua maioria, por homens (74%), com idade média próxima a 40 anos.

No caso da Carflip, a opção de compra é válida a partir do sexto mês de uso, com desconto através do programa de cashback, equivalente a 25% do valor pago ao longo do contrato. A título de comparação, ao financiar um veículo no valor de R$ 80 mil, o consumidor pagará 24 prestações de R$ 4.930 (incluindo TAC e IOF). Além disso, também arcará com mais R$ 23 mil de outros custos, como IPVA, seguro e manutenção. O valor final fica em R$ 141.320,00. Ao optar pela Carflip, a prestação mensal fica em R$ 3.350, já inclusos todos os custos adicionais. O preço final do carro com o cashback das prestações ao final de dois anos é de R$ 59.900. “O valor total do mesmo veículo na Carflip fica em R$ 140.300. O cliente pode programar sua compra com calma sem incorrer em juros abusivos e já tendo testado o carro que deseja”, lembra Caporal.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Rayssa Leal conquista o tricampeonato na Liga Mundial de Skate Street

Acostumada a façanhas incríveis sob pressão, a maranhense Rayssa Leal, de apenas 16 anos, voltou…

9 horas ago

Lula recebe alta, vai para casa e diz que vai se cuidar

Com chapéu na cabeça e acenos ao público e à imprensa que aguardavam do lado…

9 horas ago

Empresa abre 40 vagas de trabalho para área da construção civil

A FG Empreendimentos, uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil, anunciou a abertura de…

19 horas ago

Rockefeller Center destaca programação de fim de ano com novas atrações

O Rockefeller Center, icônico ponto de Nova York, conhecido por sua árvore de Natal e…

19 horas ago

Stanley e Luan Santana: em nova collab, linha “Meteoro” chega com acabamento inédito e exclusivo para comemorar os 15 anos do hit musical

Em continuidade à parceria de muito sucesso, a Stanley - marca líder em produtos térmicos para alimentos…

19 horas ago

Sustentabilidade e Inovação: Fábricas da BYD em Campinas reduzem impacto ambiental

As fábricas da BYD Brasil em Campinas (SP) — fábrica de módulos fotovoltaicos, fábrica de…

19 horas ago