São Paulo, março de 2024 – Os avanços na tecnologia de proteção solar têm levado ao desenvolvimento de produtos mais eficazes e agradáveis de usar, como protetores solares com fórmulas leves, não oleosas e até mesmo com benefícios adicionais para a pele, como hidratação e antioxidantes. É este o caso das marcas Australian Gold, O Boticário, Eudora e Quem Disse, Berenice? que, por meio de tecnologia de ponta, têm desenvolvido produtos voltados para atender as necessidades do público brasileiro, com formulação e produção majoritariamente em território nacional.
A inserção no mercado de proteção solar do Grupo Boticário iniciou em 2012, com o licenciamento e importação dos produtos da marca Australian Gold no Brasil e em 2017, fez a nacionalização das fórmulas dos protetores Spray-Gel de Australian Gold. A marca conta com um portfólio de produtos que cuidam e resguardam a pele, enquanto ativam a melanina. Australian Gold trabalha com uma rotina de bronzeado composta por dois passos: o Bronzing Accelerator, passo 1, que tem a função de acelerar o processo de bronzeamento enquanto cuida da pele; e o passo 2, Protetor Solar Spray Gel, encontrado nos FPS 8, FPS 15 e FPS 30 que tem a função de proteger a pele da exposição solar e promove uma cor dourada instantânea na pele. Há também protetor solar facial e corporal, além de um produto para o público infantil e produtos autobronzeadores e pós sol.
Em 2022, houve o lançamento da linha Boti.Sun, que oferece produtos de proteção solar adaptados para todos os tons da pele brasileira. Os produtos possuem acabamento 100% transparente para todos os tons de pele e contam com o Sistema de Proteção Sonnenstrahl, uma tecnologia que combina biopeptídeos com potentes filtros solares e confere proteção multinível contra os raios UVA, UVB e ação antioxidante e antipoluição contra os radicais livres, sendo também veganos e cruelty free.
Já Quem Disse, Berenice? amplia sua linha de proteção solar agora em 2024 com o lançamento do Protetor Solar Delícia FPS 70 Skin.q, que foi cocriado com as consumidoras da marca, que levaram insights na fase de desenvolvimento, contribuindo com inovações, o produto chega ao mercado com os atributos e desejados desse segmento de solar: multifuncionalidade, textura fluida de fácil aplicação e absorção e sensorial que proporciona frescor a pele. Disponível na opção incolor ou em quatro cores que se adaptam a diversas tonalidades de pele.
A novidade promove renovação da pele, redução de marcas solares e prevenção ao envelhecimento precoce graças à ação antioxidante, conquistada por meio do seu principal ativo, a carnosina. Além disso, possui FPS 70; proteção contra raios UVA, que representam a maior parte da radiação solar; raios UVB, que penetram mais superficialmente na pele e causam vermelhidão; e luz azul/visível, proveniente de telas, como celular, computador, entre outros. É ideal para as peles oleosas, pois regula a produção sebácea com a ajuda de microesferas de sílica, mantendo os poros minimizados e uma durabilidade prolongada.
Para Paulo Roseiro, Diretor Executivo de Categoria Beauty do Grupo Boticário, investir em tecnologia é primordial para atender o consumidor de forma assertiva. “Esses diferenciais refletem o compromisso da empresa em oferecer soluções inovadoras e eficazes para cuidados com a pele, especialmente em um clima tropical como o do Brasil. Outra preocupação são as iniciativas sustentáveis para a preservação do ecossistema marinho, já que as nossas marcas possuem um compromisso com a sustentabilidade”, pontua.
Neste sentido, Paulo destaca o pioneirismo da Australian Gold em desenvolver um protetor solar “seguro para corais” no Brasil, que conta com o selo Reef Safe – ou seja, sua fórmula não prejudica os corais. “Fomos pioneiros na elaboração de uma metodologia científica inovadora que garante que a formulação completa do protetor solar não branqueie ou agrida os corais”, ressalta. Realizada em parceria com um laboratório de ecotoxicologia europeu, a iniciativa colocou a Australian Gold Brasil como uma das primeiras marcas de cosméticos no país com o atributo Reef Safe em seus filtros solares. Com um portfólio completo que agrada desde os amantes do bronzeado até quem pratica esportes, a marca possui outras iniciativas sustentáveis, como a produção de embalagens a partir de plásticos coletados das praias.
Já a linha facial da Boti.Sun, do Boticário, possui protetores com benefícios específicos e direcionados para a pele brasileira, como controle de oleosidade, redução de rugas e linhas de expressão, e dupla ação antioxidante. Os protetores faciais contam também com a Tecnologia de Formulação Acqua, uma base aquosa com potente fusão de ativos que aumenta a reserva de água e confere hidratação, leveza e refrescância na pele. Além disso, os produtos não deixam resíduos brancos na pele, ou seja, podem ser utilizados por pessoas de todos os tons de pele sem se preocupar com efeitos indesejados. Outro diferencial da marca são os multiprotetores da linha Botik, que vão além da proteção solar, com benefícios adicionais, como hidratação, luminosidade e ação antioxidante.
Eudora, por sua vez, acredita que a proteção solar é um passo indispensável na rotina de skincare. Por isso, co-criou o Protetor Solar Facial Antioleosidade FPS 70 Niina Skin com a influenciadora Niina Secrets, que possui um vasto portfólio de maquiagem e cuidados com a pele em parceria com a marca. Pensada especialmente para a diversidade das milhares de seguidoras de Niina e consumidoras de Eudora, o item possui acabamento invisível, que não deixa resíduo ou efeito esbranquiçado e não interfere na maquiagem. O protetor ainda conta com o enriquecimento de ativos como a niacinamida, que atende necessidades especiais da pele, e o Carnosina, um poderoso antioxidante. Outra fórmula avançada de Eudora é o Neo Dermo Etage Protetor Solar Facial Defense, enriquecido com Vitaminas E e B3, juntamente com Ômega 3 e 6, proporciona uma defesa eficaz contra os raios UVA | UVB, enquanto seu acabamento matte garante uma aplicação suave. Além disso, este protetor solar oferece benefícios adicionais, incluindo rápida absorção, hidratação profunda, tratamento dos danos causados pela Luz Azul e reforço da barreira natural da pele.
Proteção solar como tendência
À medida que as preocupações com a pele e o bem-estar crescem globalmente, as pessoas estão cada vez mais dispostas a investir em produtos que ajudem a proteger sua pele dos danos causados pelo sol e trazem outros benefícios. Segundo uma pesquisa da Mintel – empresa global de posicionamento de mercado – 61% dos consumidores brasileiros buscam protetores solares faciais que ofereçam hidratação à pele. Já 51% procuram produtos que propiciem resistência ao suor. Os filtros solares com vitaminas são visados por 44% dos brasileiros, e os protetores com propriedades antienvelhecimento por 43%.
A demanda por produtos de proteção solar está em constante crescimento, o que impulsiona a inovação e o desenvolvimento de novas formulações e tecnologias pela indústria cosmética, criando oportunidades de negócios e estimulando a economia do setor para atender ao público, ressalta Paulo. “Vale lembrar que a proteção solar não está apenas relacionada à beleza, mas, sim, à uma questão de saúde pública e bem estar e, por isso, nós queremos ajudar os brasileiros a alcançarem essa qualidade de vida”, finaliza.
Sobre Australian Gold
Há 30 anos no mercado, a marca americana surgiu no ramo de protetores solares se inspirando no estilo de vida australiana e de seus nativos. Presente em 125 países e desde 2008 no Brasil, a Australian Gold é a única marca que oferece bronzeado somado à proteção solar, com uma fragrância exclusiva. O objetivo da marca é convidar seus consumidores a aproveitar a vida e colecionar experiências debaixo do sol com a pele protegida e bronzeada. Desde 2017, e pela primeira vez, os produtos Australian Gold são fabricados fora da sua sede nos Estados Unidos. A produção brasileira dos produtos é de responsabilidade do Grupo Boticário.
Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realiza testes em animais.
Fontes: *Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022. **ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.
Sobre a Quem Disse, Berenice?
Quem Disse, Berenice? faz parte do Grupo Boticário e nasceu em 2012 para questionar e ampliar os conceitos sobre beleza. Com a essência de liberdade, é uma marca anti-idealização e sem julgamentos܂Seus produtos são pensados para que as pessoas vivam livres suas rotinas, oferecendo clean beauty com performance. Entre makes para causar até skincare para compensar, conta com um portfólio com mais de 500 produtos veganos, cruelty free e ativos tecnológicos, capazes de se adaptarem a diferentes rotinas e idades. Hoje, Quem Disse, Berenice? possui mais de 109 lojas no Brasil e nove lojas em Portugal, além de e-commerces e venda direta, por meio de revendedoras com o catálogo Eu Amo Make. Além disso, a marca possui a dinâmica do Menu de Make, em que a consumidora pode agendar maquiagens na loja e converter o valor de R$ 139,90 em produtos de QDB.
Sobre Eudora
No mercado desde 2011, a Eudora tem como principal missão ser espelho das mulheres que são protagonistas das próprias vidas e correm atrás de seus sonhos. A marca reforça e valoriza que cada pessoa se reconheça como especial e singular, porque o brilho de cada uma é único. O glamour, a sofisticação e a qualidade dos produtos se destacam em categorias, como maquiagem, perfumaria, cabelos, corpo, banho, cuidados faciais e infantis. Hoje a marca conta com um portfólio de mais de 600 SKUs. Presente em todo o território nacional, Eudora chega até os consumidores por meio de representantes, e-commerce, farmácias e perfumarias, entregando experiências e sensações únicas em produtos de alta performance.
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