Empreendedorismo

Marketplaces enfrentam desafio tecnológico no pós pandemia

O crescimento das compras online tem atraído todo tipo de negócio e exigido cada vez mais serviços de pagamento robustos dos marketplaces e e-commerces. Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em 2022, as vendas por meios digitais aumentaram 5% em relação a 2021 e a previsão é que este crescimento chegue a 10% em 2023, com o volume de negócios alcançando R$ 186 bilhões. Ainda segundo estimativas da associação, os canais de e-commerce no país têm potencial para faturar R$ 273 bilhões até 2027.

Já uma pesquisa da All In em parceria com a Opinion Box mostra que 88% dos consumidores consolidaram o hábito de fazer compras online e 72% deles utilizam as redes sociais para pesquisar produtos. Até o setor agro, responsável por um terço do PIB do Brasil, já utiliza marketplaces, onde estão produtos como tratores, plantadeiras, pulverizadores, plataformas e até colheitadeiras de grãos e colhedoras de cana e de café.

“O aumento da concorrência exige que a jornada do cliente funcione perfeitamente ou ele procura outra opção. Marketplaces precisam oferecer PIX e demais meios de pagamento com a mesma qualidade do serviço oferecido pelo arranjo dos cartões de crédito e débito, por exemplo. Para isso, é preciso uma infraestrutura tecnológica escalável e flexível”, alerta Herbert Moller, diretor de expansão do FitBank, infratech que oferece serviços financeiros para lojas virtuais e e-commerces.

Ao oferecer o PIX e demais meios de pagamento com a mesma qualidade do arranjo do cartão, o marketplace consegue superar um de seus principais desafios, que é a fidelização do cliente, que busca cada vez mais qualidade e rapidez no seu atendimento.

Disponibilizar crédito, principalmente neste momento de juros altos, também é desafiador para o e-commerce. Mas uma ferramenta tecnológica com soluções inovadoras é capaz de encontrar opções de buy now pay later para o cliente final e até disponibilizar financiamentos para sellers que precisam aumentar seu capital.

Outro desafio superado com tecnologia flexível e escalável é o relacionamento com os sellers, ou seja, a conexão com as empresas que precisam receber pelas suas vendas. Para sellers, a gestão das transações precisa agregar cada vez mais inteligência para ser eficiente, mas também precisa ser fácil e simples, em especial nos splits de pagamento.

“Conseguimos segregar os saldos dentro de uma única conta, armazenando também os dados de contexto de cada transação. Chamamos isso de transações com DNA. Viabilizamos a capacidade de implementar regras de negócio tanto para a entrada quanto para a saída do dinheiro”, diz Otávio Farah, CEO e sócio-fundador do FitBank.

Sobre o FitBank

Infratech de serviços financeiros, o FitBank é mais do que uma solução completa de BaaS (Banking as a Service), ele é o primeiro core banking como serviço do mercado.

Disponibiliza infraestrutura tecnológica e regulatória plug’n’play, de forma modular ou ponta a ponta, para as empresas ofertarem serviços de pagamentos, cobrança e crédito, 100% digitais e altamente escaláveis, possibilitando até a implementação de um banco digital completo.

Integrado ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) sob número 450 e movimentando mais de 10 bilhões de reais mensalmente, caminha para ser a verdadeira nuvem segmentada do mercado financeiro: já são mais de 210 empresas conectadas, entre indústrias, varejistas, marketplaces, ERPs, prestadores de serviços, neobanks, bancos e fintechs.

Fundado por Otávio Farah, Rener Menezes e Maurício Zaragoza em 2015, hoje o FitBank tem como board members a CSU, o J.P.Morgan e o trio Marcelo Maisonnave, Pedro Englert e Eduardo Glitz, ex-XP, além dos sócios Alejandro Vollbrechthausen e João Chacha, ambos com passagens pelo Goldman Sachs.

Redação JBA Notícias

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