Cultura

MASP apresenta Sala de vídeo: Coletivo Bepunu Mebengokré

MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta, de 24 de março a 18 de junho de 2023, no 2o subsolo do museu, Sala de vídeo: Coletivo Bepunu Mebengokré, que exibe os curtas-metragens Menire djê: grafismo das mulheres Mebengokré-Kayapó (2019) e Mê’ok: nossa pintura (2014). Com curadoria de Edson Kayapó, curador-adjunto de arte indígena, MASP, os projetos documentais compreendem narrativas sobre a ancestral arte da pintura corporal, protagonizada pelas mulheres Mebengokré-Kayapó.

Coletivo Bepunu Mebengokré, coordenado pelo jovem líder e cineasta Bepunu Kayapó, tem assumido protagonismo na apresentação das histórias e ancestralidades do povo Mebengokré para a sociedade não indígena por meio de produções audiovisuais. Os caminhos percorridos pelos roteiros narrativos, bem como o foco das câmeras do coletivo, centram suas ações em cosmologias, nas relações com a floresta e na visibilidade das histórias pouco conhecidas para pessoas não indígenas. Com o intuito de facilitar o acesso da sociedade brasileira e da comunidade internacional às histórias dos antepassados Mebengokré, o Coletivo contribui com a efetivação dos direitos desse povo nos dias atuais e no combate ao ecocídio na Amazônia brasileira.

A prática ancestral que sela a continuidade da tradição é retratada em Menire djê: grafismo das mulheres Mebengokré-Kayapó (2019) — uma produção resultante da oficina de qualificação de novos cineastas na aldeia Moikarakô, onde os integrantes do coletivo vivem. O documentário narra o processo de produção da tinta de jenipapo, desde a colheita até a mistura com o carvão moído, que traz a pigmentação e consistência adequadas para aplicá-la nos corpos. Em seguida ao ciclo de preparo da tinta, a protagonista da obra realiza a pintura dos grafismos em sua própria filha e recorda-se de como seus avós e pais tiveram um papel significativo na relação que construiu com seu passado.

Em Mê’ok: nossa pintura (2014), os simbolismos da transmissão de conhecimentos às novas gerações são exaltados em um exercício de memória e pertencimento, ao lado do cenário cotidiano da aldeia no sul do Pará. Produzido pelo Museu do Índio, com o protagonismo do cineasta Bepunu e outras pessoas da identidade Kayapó, o curta expande o diálogo com as cosmologias Mebengokré a partir do universo dos grafismos, em uma série de entrevistas e registros com pessoas que cresceram com a pintura do jenipapo e urucum feita por suas mães, tornando-se processos de manutenção da tradição até os dias atuais. “O foco da lente se abre e as narrativas se expandem, versando sobre uma arte ancestral que desvenda aspectos pouco conhecidos e muito significativos do cotidiano e da cosmopotência daquele povo”, pontua o curador Edson Kayapó.

SOBRE BEPUNU MEBENGOKRÉ

O cineasta Bepunu Mebengokré é filho do cacique Bepkaeti e mora na aldeia Moikarakô, localizada no município de São Félix do Xingu, sul do Pará. Em seu percurso formativo consta a sua participação em um curso de cinema, com duração de quatro anos, realizado pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, na cidade de Belém, no Pará; a participação em uma oficina de cinema em Paris e no curso de cinema realizado durante o Encontro Belém+30, ocasião em que teve uma fotografia premiada. Bepunu ministra palestras em universidades e outras instituições no Brasil e no exterior.

SERVIÇO

SALA DE VÍDEO: COLETIVO BEPUNU MEBENGOKRÉ

Curadoria de Edson Kayapó, curador-adjunto de arte indígena, MASP

 

2º subsolo

Visitação: 24.3 — 18.6.2023
MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Avenida Paulista, 1578 — Bela Vista

01310-200 São Paulo, SP

Telefone: (11) 3149-5959

Horários: terça grátis, das 10h às 20h (entrada até as 19h); quarta a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h); fechado às segundas. Entrada gratuita em todas as primeiras quintas-feiras do mês — um oferecimento B3.

Agendamento on-line obrigatório pelo link

Ingressos: R$ 60 (entrada); R$ 30 (meia-entrada)

 

Site do MASP
Facebook

Twitter

Instagram

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Gerdau é a única produtora de aço eleita entre as vinte empresas mais inovadoras do Brasil pela MIT Technology Review

São Paulo, 05 de julho de 2024 - A Gerdau é a única empresa do setor…

4 horas ago

Horta comunitária do programa Cultivar Energia em Maringá recebe comitiva peruana

A horta comunitária implantada sob linhas de alta tensão da Copel na Vila Esperança, em…

5 horas ago

Marcopolo exporta 19 Paradiso G8 1800 DD para o Equador

A Cooperativa de Transportes Loja, da cidade de Loja, no Equador, acaba de adquirir 19…

5 horas ago

Decolar prorroga até 31 de julho campanha de pacotes em até 12 vezes sem juros

A Decolar – empresa líder em tecnologia de viagens na América Latina – anuncia a prorrogação, até…

5 horas ago

Samsung inicia as vendas oficiais da Music Frame no Brasil

SÃO PAULO, 5 de julho de 2024 – Anunciada durante o lançamento oficial das novas AI…

5 horas ago

Jockey Plaza Shopping recebe a meia maratona de Curitiba

No dia 21 de julho, o Jockey Plaza Shopping recebe a Meia Maratona de Curitiba…

5 horas ago