Fórum de Competitividade
Maio, 2023. O forte potencial brasileiro para se desenvolver economicamente e socialmente está diretamente ligado ao aumento da competitividade. E a relevância e a influência desse tema são tão amplas que, apenas alguém com a vivência e expertise de Klaus Schwab, fundador do World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial em tradução livre), que reúne anualmente líderes mundiais em Davos, Suíça, para elucidar os desafios e potencialidades do Brasil. O especialista alemão será um dos destaques da primeira edição do Fórum de Competitividade como keynote speaker, compartilhando um pouco do seu vasto conhecimento com os presentes no evento que será realizado em Brasília (DF), no próximo dia 17 de maio.
Realizado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) e pela Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo (FPBC), o evento vai reunir atores importantes da cena política brasileira, líderes corporativos dos mais diversos segmentos e representantes da sociedade civil organizada.
Nomes como Jorge Gerdau, presidente do Conselho Superior do MBC; Arnaldo Jardim, Deputado Federal; Luiz Carlos Trabuco, presidente do Conselho do Bradesco; Andrea Macera, Secretária de Competitividade e Política Regulatória do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Nathalia Marcassa, CEO da MoveInfra; Rodrigo Rollemberg, Secretário de economia verde, descarbonização e bioindústria no MDIC; Mauro Mendes, Governador do Mato Grosso e Helder Barbalho, Governador do Pará, já estão confirmados e terão a oportunidade de participar das discussões que acontecem no Fórum, considerado um novo marco do calendário da capital federal.
Oportunidade singular de ampliar as discussões sobre a competitividade, o Fórum de Competitividade, propõe uma série de debates que podem contribuir com ações e iniciativas para destravar os avanços do Brasil, a partir de estratégias concretas de competitividade, como explica Tatiana Ribeiro, diretora executiva do MBC.
“Buscar soluções para destravar o país é um desafio que envolve a sociedade e todos os setores. É fundamental que todos sentem para discutir os problemas que atrasam o Brasil e proponham mecanismos para melhorar nossa inserção global, gerando emprego e renda para todos os brasileiros”, ressalta.
Durante todo o dia, painéis de debates sobre rotas para retomada da competitividade, economia verde, infraestrutura para a competitividade e transformação digital como diferencial competitivo, estarão em pauta fornecendo aos participantes informações privilegiadas, que podem consolidar o Brasil como potência econômica global. Um debate público que pode se transformar em ações reais de impacto positivo, segundo o Deputado Federal e presidente da Frente Parlamentar Mista pelo Brasil Competitivo, Arnaldo Jardim.
“Falar sobre competitividade é muito importante, mas queremos ir além. No Fórum estaremos atentos, ouvindo opiniões, buscando consensos, discutindo ideias para que o econômico e o social andem juntos como resultado da melhora na competitividade”, explica o parlamentar.
Lançamento do novo Custo Brasil
Além da série de debates, a programação do evento inclui também o lançamento do novo Custo Brasil, que mede em valores, os entraves que afetam a competitividade do Brasil perante o restante do mundo. O estudo é uma parceria entre o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e, por meio dele, será possível traçar estratégias para acelerar projetos e impulsionar a economia do país.
Programação
|
Serviço:
1º Fórum de Competitividade
Data: 17 de maio
Horário: das 8h às 18h
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) – St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 Conjunto 63, Lote 50 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-002
Inscrições: Link
Ao todo, 50 alunos que participaram de um semestre letivo de intercâmbio na Austrália desembarcaram…
Durante o encontro, no Rio de Janeiro, os governadores tiveram mais detalhes sobre o Plano…
Encontro nesta semana, em Itaperuçu, integrou as ações que o IDR-Paraná vem promovendo no sentido…
Objetivo do Dezembro Transparente é promover a cultura de transparência, de prevenção e de combate…
Ao longo da semana, equipes das polícias Militar, Civil, Penal, Científica e do Corpo de…
No começo do século, por exemplo, o governo federal custeava 70% dos pagamentos necessários para…