Cultura

MECA divulga programação para 2023 e traz novo posicionamento de marca

São Paulo, março de 2023 — O MECA é um festival de música? Essa pergunta foi a origem do novo posicionamento de marca do MECA para 2023. Conhecido principalmente por organizar festivais em locações incríveis para um público moderno e influente a fim de priorizar uma experiência intimista, segura e transformadora, o MECA pretende ampliar e diversificar seu portfólio de projetos em 2023 visando fortalecer sua comunidade e também alcançar novos públicos.

Plataforma 2023

O planejamento para esse ano prevê sete principais projetos no ecossistema do MECA, que contemplam os quatro novos universos da plataforma — LOVE (Cultura e Entretenimento), GOOD (Bem-estar e Sustentabilidade), NEXT (Tendências e Inovação) e RISE (Performance e Longevidade). Serão cinco festivais, quatro inéditos — em Caraíva/BA, Brumadinho/MG, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP. Também fazem parte do calendário a volta do MECA (Journal), nossa publicação impressa trimestral gratuita; e o novo MECA (100+), projeto de conteúdo on e offline que celebra as pessoas que estão mais chamando a atenção do MECA e criando o amanhã, hoje.

O primeiro festival do ano será em junho, em Caraíva, a charmosa vila de pescadores do sul da Bahia que ainda guarda ares mágicos. O MECA (Caraíva) é o novo “destination festival” do MECA. Será um festival realizado na baixa temporada e vai favorecer a integração de pessoas e culturas diferentes com a comunidade local. O evento se estende por diferentes locações, com shows, painéis, workshops, feiras e experiências. Entre os focos de conhecimento do festival, destaque para a valorização da cultura local, da sustentabilidade e de projetos socioambientais em parceria com a ANAC (Associação dos Nativos de Caraíva).

Na sequência, em agosto, acontece a sétima edição do MECA (Inhotim), o mais consagrado dos festivais do MECA, nos jardins do Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), com muita música, arte, moda e a natureza no maior museu à céu aberto do mundo.

Em outubro, é a vez do MECA (Caldeira), em Porto Alegre, em um novo formato para explorar a cidade ao ar livre, na rua, com música, inovação, empreendedorismo e experiências que contemplem as expressões e os principais movimentos urbanos e culturais da capital gaúcha, em parceria com o Instituto Caldeira.

No próximo mês, em novembro, a plataforma estará de volta na cidade maravilhosa com um festival de encontros, onde a música se conecta com o esporte, a saúde, o cinema, a tecnologia e a gastronomia para todos os públicos, chamado de (Super) MECA, o maior e mais diverso festival já realizado pela marca.

Por fim, em dezembro, São Paulo ganha o MECA (Baile), um festival em formato de pista de dança, onde a música se conecta com a celebração das conquistas do nosso ano e o fortalecimento da nossa comunidade.

Patrocinam os festivais e os projetos de conteúdo do MECA as marcas Heineken, Johnnie Walker e NotCo.

 

Novo posicionamento de marca

A plataforma multicultural MECA, fundada em 2010 pelo empresário Rodrigo Santanna, anuncia também mudanças em seu posicionamento de marca. Para celebrar o lançamento da plataforma e a nova sociedade, está sendo lançada hoje (10 de março), uma campanha para reafirmar que o MECA é mais do que um festival de música. Com o mote “O MECA é um festival de música?”, a campanha quer mostrar que a marca, que nasceu como um festival de música, se transformou ao longo dos anos em uma plataforma multicultural — a única que junta música, conhecimento, arte e inovação em lugares incríveis e inusitados do Brasil — e que produz e publica conteúdos próprios no digital e no impresso sobre cultura, bem-estar, criatividade e empreendedorismo. “Escolhemos o desafio de gerar impacto positivo, influenciar o futuro de uma nova geração e transformar a realidade em que vivemos através das nossas experiências e conteúdos. Não somos só um festival de música e não queremos que o line-up seja o principal motivo pelo qual as pessoas escolham ir ao MECA.”, afirma Rodrigo.

 

MECA—Onde pessoas, ideias, culturas e energias diferentes se encontram.

 

Confira, a seguir, os principais projetos da plataforma do MECA em 2023:

 

MECA (Caraíva)

Music & Sustainability Festival – Um festival de encontros, onde a música se conecta com o turismo, a sustentabilidade e as tradições.

 

Data: 8 a 11 de junho

Local: Caraíva (BA)

Público: 6.000 pessoas, em quatro dias

 

MECA (Inhotim)

Music & Arts Festival – Um festival de encontros, onde a música se conecta com a arte, a moda e a natureza no maior museu de arte contemporânea à céu aberto do mundo.

 

Data: 4 a 6 de agosto

Local: Museu Inhotim (Brumadinho, MG)

Público: 12.000 pessoas, em três dias

 

MECA (Caldeira)

Music & Street Festival – Um festival de encontros, onde a música se conecta com a criatividade, a inovação, as expressões e os movimentos urbanos.

 

Data: 21 de outubro

Local: Porto Alegre (RS)

Público: 6.000 pessoas

 

(Super) MECA

Music & Sports Festival – Um festival de encontros, onde a música se conecta com o esporte, a performance, o cinema, a moda e a alimentação.

 

Data: 18 e 19 de novembro

Local: Marina da Glória (RJ)

Público: 20.000 pessoas, em dois dias

 

MECA (Baile)

Annual Celebration Party – Um festival de encontros, onde a música se conecta com a celebração das nossas conquistas e o fortalecimento da nossa comunidade.

 

Data: Dezembro

Local: TBD (SP)

Público: 4.000 pessoas

 

MECA (100+)

Uma celebração das 100 pessoas que estão criando o amanhã, hoje. O projeto de conteúdo contínuo on e offline reconhece e destaca as pessoas que mais estão chamando a atenção do MECA.

 

Periodicidade: Mensal

Perfis: 100 destaques por ano

 

MECA (Journal)

Entregue em casa por assinatura, enviado para formadores de opinião e também distribuído gratuitamente nos espaços culturais, restaurantes e lojas mais legais do Brasil.

 

Periodicidade: Trimestral

Tiragem: 25.000 exemplares

Sobre o MECA

O MECA é uma plataforma multicultural viva que conecta pessoas, fortalece comunidades, produz e publica conteúdos próprios, promove festivais e cria experiências. Escolhemos o desafio de gerar impacto positivo, influenciar o futuro de uma nova geração e transformar a realidade em que vivemos. E celebramos o que existe de melhor no mundo, desde 2010.

SITE | INSTAGRAM 

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Estudantes do programa ‘Ganhando o Mundo’ retornam ao Paraná após semestre de intercâmbio na Austrália

Ao todo, 50 alunos que participaram de um semestre letivo de intercâmbio na Austrália desembarcaram…

18 horas ago

Ratinho Junior participa de encontro com MPs e recebe medalha do Bope durante 14º Cosud

Durante o encontro, no Rio de Janeiro, os governadores tiveram mais detalhes sobre o Plano…

18 horas ago

Com ações do IDR-Paraná, renda dos criadores de búfalos pode crescer 50% no Estado

Encontro nesta semana, em Itaperuçu, integrou as ações que o IDR-Paraná vem promovendo no sentido…

18 horas ago

Dezembro Transparente: CGE informa cidadãos sobre como fiscalizar gestão pública

Objetivo do Dezembro Transparente é promover a cultura de transparência, de prevenção e de combate…

18 horas ago

Perto da população: Missão Paraná IV leva forças de segurança ao Litoral

Ao longo da semana, equipes das polícias Militar, Civil, Penal, Científica e do Corpo de…

18 horas ago

Cosud articula mais recursos da União para assistência de média e alta complexidade

No começo do século, por exemplo, o governo federal custeava 70% dos pagamentos necessários para…

18 horas ago