fbpx
Empreendedorismo

Medidores inteligentes da Copel chegam a Imbituva e São João do Triunfo, nos Campos Gerais

O programa Rede Elétrica Inteligente começará a ser implantado nos municípios de Imbituva e São João do Triunfo, no Centro-Sul do Paraná, nos próximos dias, com as atividades previstas para começarem em 10/06.

A ação consiste na troca dos medidores de energia convencionais por medidores inteligentes, que emitem sinais em tempo real para o centro de operações da Copel, ampliando a eficiência de detecção de falhas nos casos de desligamento. A mudança tecnológica não tem custos para o consumidor.

No último mês, o serviço foi implantado em 81% das unidades consumidoras de Porto Amazonas e também em quase toda a área rural de Rio Negro, que é a área de concessão da Copel no município. Em Imbituva, os medidores inteligentes serão instalados em todas as 11,2 mil unidades consumidoras atendidas pela Copel, e em São João do Triunfo serão em todas as 5,5 mil unidades consumidoras do município.

Trata-se de um dos maiores programas de modernização da rede de distribuição da América Latina, que está preparando as localidades para a consolidação das cidades inteligentes.

NÚMEROS – A Rede Elétrica Inteligente já ultrapassou a marca de 770 mil medidores inteligentes instalados em 94 municípios das regiões Sudoeste, Oeste e Centro-Sul do Paraná, e Região Metropolitana de Curitiba. A previsão é de atingir 1 milhão de instalações ainda em 2024.

“Esses medidores se comunicam com as nossas centrais através de equipamentos que a gente está instalando também nas redes que passam na rua, nas redes da Copel. Esse trabalho é gradativo. A gente pede a colaboração de todos, dando acesso para a substituição do medidor”, detalha o gerente da divisão de Divisão de Projetos Especiais Técnicos da Copel Distribuição, Tiago Augusto Silva Santana.

A primeira fase do programa na região Sudoeste do Paraná está próxima da conclusão, com 435 mil medidores já conectados à central de operações da Copel. A fase 2 abrange municípios das regiões Leste e Centro-Sul do Paraná, incluindo Região Metropolitana de Curitiba e Ilha do Mel, no Litoral. Dela, as equipes já concluíram 61,5% das instalações, em uma média de 6 mil medidores instalados por semana. Recentemente, Araucária, Contenda e Fazenda Rio Grande foram finalizados.

Em junho, será a vez de começar em Fernandes Pinheiro e Rebouças. Em agosto, estão previstas instalações na Ilha do Mel e, em setembro, será a vez de Guamiranga. 

OESTE – No Oeste, a Rede Elétrica Inteligente deve chegar ainda em junho com instalações em Cascavel e Santa Tereza do Oeste. Será a maior fase do programa até agora, incluindo 50 municípios e 661 mil medidores a serem implantados.

BENEFÍCIOS – Com os medidores inteligentes, a Copel pode agir com maior eficácia em caso de falhas de energia. Eles permitem a detecção automática da extensão da interrupção e a localização precisa da origem do problema, acelerando o restabelecimento do fornecimento de energia para os lares afetados.

Além disso, a atualização dos medidores vem acompanhada de investimentos em automação na rede de distribuição, o que possibilita aos consumidores monitorar seu consumo em tempo real por meio do aplicativo da Copel para smartphones. Nesse aplicativo, é possível não só acompanhar o consumo, mas também solicitar serviços, verificar débitos e até mesmo obter informações para quitar contas em atraso. O processo de troca do medidor é rápido, levando em média 30 minutos e sem custos para o cliente. A substituição é realizada exclusivamente na entrada de serviço, onde o medidor está instalado. É importante ressaltar que na fase 2 do projeto, a instalação é realizada pela empresa Eleng, e na fase 3, pela Eletromil. Todos os profissionais envolvidos estão devidamente identificados e apresentam uma carta de apresentação emitida pela Copel.

FATURA DIGITAL – A adoção dos medidores inteligentes também traz benefícios práticos. Por exemplo, eliminando a necessidade de visitas mensais para leitura do consumo, a Copel incentiva os consumidores a optarem pelo recebimento das faturas por e-mail, o que reduz o uso de papel e previne extravios. Além disso, as faturas digitais têm a mesma validade legal que as impressas, servindo como comprovante de endereço.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo