Saúde

Medo de voar não precisa atrapalhar as férias: EMDR ajuda a superar aviofobia a curto prazo

Junho 2023 – O avião é considerado o meio de transporte mais seguro do mundo (Conselho Nacional de Segurança EUA), mas 4 em cada 10 brasileiros ainda têm medo de voar (Ibope). Chamada aviofobia, o medo intenso de voar gera emoções como ansiedade, estresse, taquicardia, crises de pânico e até possíveis desmaios.

A abordagem do EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing – Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares), atua nas fobias em curto espaço de tempo. A prática é reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como tratamento eficaz de traumas e criada há mais de 30 anos nos EUA para veteranos de guerra.

A aviofobia pode estar relacionada a um trauma específico, ao medo de estar nas alturas, ao medo de morrer ou até mesmo pelo indivíduo ter sofrido um trauma vicariante – desenvolvido a partir de relatos de outras pessoas ou por ter vivenciado a situação de perto, entre outros motivos.

Independente da razão, o tratamento EMDR é indicado para todas as idades e realizado em 8 fases que devem ser seguidas à risca para que a pessoa tenha acesso a todos os pilares da memória necessários para reprocessar os traumas e medos, como imagens, crenças negativas e até mesmo, as sensações corporais.

A abordagem EMDR se utiliza de estímulos visuais, auditivos e/ou táteis durante todas as fases da terapia. Estes estímulos promovem um reprocessamento das memórias traumáticas, uma modificação dos sentimentos negativos e transforma a forma como sensações corporais aparecem para o paciente, instigando a rede onde está presa a lembrança ou o medo.

“O paciente é incentivado a expor seus medos ou sensação traumática, e assim, através dos movimentos dos olhos, o cérebro recebe a ajuda necessária para processar o fato e o arquiva de uma forma funcional”, diz Ana Lúcia Castello, psicóloga e presidente da Associação Brasileira de EMDR. “As informações perturbadoras são desatadas através de um caminho adaptativo até que pensamentos, sentimentos, medos, traumas, imagens e emoções tenham desaparecido e espontaneamente substituídos por uma atitude positiva”, completa.

A terapia EMDR é utilizada para todo tipo de fobia e trauma, incluindo situações delicadas pós-traumáticas. E, no Brasil, são milhares de profissionais da saúde capacitados por treinamentos homologados. E apenas psicólogos ou médicos podem se capacitar ao EMDR.
Sobre a Associação Brasileira de EMDR

Fundada em 2008, a Associação Brasileira de EMDR é composta por psicólogos e médicos com formação em EMDR e tem seus treinadores e facilitadores de treinamentos reconhecidos pelo EMDR Institute (EUA). As empresas vinculadas à Associação, EMDR Treinamento e Consultoria, dirigida pela Profª Dra. Esly Carvalho e a Empresa Espaço da Mente, dirigida pelo Prof. Dr. André Monteiro, promovem cursos homologados em todo o país para formação de psicólogos na técnica e a Associação Brasileira de EMDR tem procurado difundir o EMDR em todo o Brasil.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Exposição de cerâmica artística encerra temporada de mostras da Academia Alfredo Andersen

Mostra “TERRATECIDA” abre nesta terça-feira (09), a partir das 19h. Em cartaz até o dia…

55 minutos ago

Ciclone extratropical no Rio Grande do Sul traz tempestades ao Paraná nesta semana

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), mesmo não…

55 minutos ago

Com ingressos esgotados, “O Quebra-Nozes” chega ao Teatro Guaíra nesta semana

A tradicional produção natalina do Centro Cultural Teatro Guaíra reúne quase 150 artistas, envolvendo os…

55 minutos ago

Paraná tem melhor Indicador Previdenciário do Brasil pelo quarto ano consecutivo

A classificação, a melhor na graduação do Indicador de Situação Previdenciária (ISP) dos Regimes Próprios…

55 minutos ago

Primeira casa erguida pelo Estado já está na fase de acabamento em Rio Bonito do Iguaçu

As obras foram iniciadas na última quarta-feira (3) com a fundação rasa, momento em que…

55 minutos ago

Moradora de Laranjeiras do Sul é a ganhadora de R$ 1 milhão do Nota Paraná

O segundo prêmio, de R$ 100 mil, foi para uma residente do bairro Campo Comprido,…

55 minutos ago