Esporte

Meia das Cataratas recebeu mais de 4 mil corredores no Parque Nacional do Iguaçu

Participantes de seis países e 459 cidades disputaram a prova, realizada neste domingo (7) integralmente dentro da unidade de conservação, fronteira do Brasil com a Argentina

Quatro mil e 595 corredores participaram da 14.ª Meia Maratona das Cataratas e Desafio 8km, no Parque Nacional do Iguaçu. A prova, que é considerada uma das mais bonitas do mundo e tem como pano de fundo as Cataratas do Iguaçu, Maravilha Mundial da Natureza, atraiu atletas de seis países e 459 cidades.

A temperatura amena no começo da manhã impulsionou ainda mais os participantes, que começaram a chegar antes do raiar do dia. Familiares, amigos e entusiastas do esporte puderam acompanhar a prova na região das Cataratas, onde foi realizada a largada e a chegada da corrida.

Para viver essa experiência vieram pessoas de longe e perto. Além de brasileiros, de todas as regiões do país, e estrangeiros dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina, Chile e Rússia, os quais se desafiaram no corredor verde do Patrimônio Mundial Natural.

O primeiro a completar o percurso de 21km foi o paraguaio Derlys Ayala, que correu outras provas no mundo e amou a Meia das Cataratas. “A paisagem é muito linda e contrasta com o percurso exigente. Você aproveita bastante, e isso é o mais importante, desfrutar o fato de correr em uma maravilha. Essa é uma das mais lindas, com uma experiência como nenhuma outra. Minha primeira vez aqui e com certeza voltarei, gostei muito.”

A vencedora dos 21km no feminino foi Janine Rodrigues, de Guatemi, no Mato Grosso do Sul, que ficou sabendo da prova dentro do parque e se interessou pela experiência. “Minha primeira vez correndo aqui e é um percurso difícil, mas muito lindo. Com certeza voltarei outras vezes. Estou muito feliz em ser campeã da Meia. Experiência única e incrível.”

Maycon Diego da Rosa, de Pato Branco, venceu o Desafio 8km das Cataratas. “Primeira vez na Meia das Cataratas. Sensação indescritível esta prova, a energia dessas pessoas não tem igual, a euforia de todos os atletas é sensacional. Pretendo retornar para viver isso novamente. Energia muito boa do Parque Nacional do Iguaçu.”

Na categoria feminina da prova de 8km, a vencedora foi Rozelene Padilha, de Paranavaí, no Paraná, vitoriosa pela quarta vez consecutiva. “Mais uma participando da prova e sendo campeã. Eu me dediquei para isso, o tempo foi o mesmo nas quatro vezes, o que é mais legal. Muito bom correr no parque, é maravilhoso. Quem vem pela primeira vez vai vir sempre, como eu.”

Outros personagens importantes dessa edição foram os amigos Marcos Kidricki e João Batista de Andrade, de Foz do Iguaçu. Ambos admiradores do parque, que fizeram uma homenagem aos pioneiros da criação do Patrimônio Mundial Natural, fantasiados de Santos Dumont e Frederico Engel. “Foi maravilhoso, um lugar que a gente sempre batalhou para que virasse um Patrimônio Histórico Mundial, e as Cataratas como uma Maravilha da Natureza. O parque e a cidade estão de parabéns por esse evento fantástico”, comentou João, que estava vestido do famoso aviador.

Marcos, trajado de Frederico, contou sobre a preparação para participar da corrida e a homenagem. “Treinamos bastante pensando nessa prova, uma forma de nós homenagearmos o nosso grande pioneiro, querido Engel, que trouxe pela primeira vez o Santos Dumont aqui para o parque, influenciando com isso a criação do nosso grandioso Parque Nacional do Iguaçu.”

Meia Maratona – masculino (geral):
1.º – Derlys Ayala
2.º – Wagner Nunes dos Santos
3.º – Alexandro Pereira
4.º – Edson Luiz Brasiliano de Lima
5.º – Marcos da Silva Suzarth

Meia Maratona – feminino (geral):
1.ª – Janine Rodrigues de Oliveira
2.ª – Beatriz Neres Orzechowski
3.ª – Janete Tedesco
4.ª – Fabiana Correia Ferreira
5.ª – Ana Sabrina da Silva

Desafio 8km – masculino (geral):
1.º – Maycon Diego da Rosa
2.º – Douglas Junior Ferreira da Costa
3.º – Lucas Rodrigues
4.º – Guido Ramon Bodenser Anazco
5.º – Lucas Claro de Abreu

Desafio 8km – feminino (geral):
1.ª – Rozelene Rodrigues Padilha
2.ª – Maria Belen Espinola Gabaglio
3.ª – Vanessa Ariela de Alcantara
4.ª – Keidy Roze Cima Pontes
5.ª – Susan Kelly Mestrener

Avaliação do evento – Para José Ulisses, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, a 14.ª Meia das Cataratas foi especial. “É um evento almejado e esperando pela população local, pelos visitantes, pelos atletas. Um evento fenomenal. Do ponto de vista do parque, o contato do atleta com a natureza só aumenta o carinho com a unidade. Quando aumenta esse sentimento, a gente aumenta a rede de pessoas que defendem e protegem o parque, e pra gente é positivo em todos os aspectos. Esse evento é um orgulho para o ICMBio, ainda mais contar com a parceria da Urbia Cataratas.”

Segundo Marcelo Skaf, diretor da Urbia Cataratas S.A., o evento foi muito importante para o parque. “Mais de quatro mil e 500 pessoas, todas participando democraticamente. Uma prova linda em um cenário incrível. Para a divulgação do parque, do destino, da cidade, da conservação da natureza, uma prova como essa é um golaço. Tá todo mundo de parabéns, os atletas, a organização. E todo ano a gente vai ter isso. É uma prova muito tradicional no calendário brasileiro.”

Adelio Demeterko, diretor da Urbia Cataratas S.A., considerou essa edição da corrida um momento de celebração. “A Meia Maratona é muito importante, tanto para promover o destino turístico como para movimentar a economia. Nós temos quatro mil e 500 pessoas aqui correndo, além dos acompanhantes e das famílias que vieram para Foz do Iguaçu, movimentando a economia, os hotéis, toda a cidade”, comemorou.

A 14.ª edição da Meia Maratona das Cataratas foi uma realização da concessionária Urbia Cataratas S.A. e Parque Nacional do Iguaçu, com patrocínio da Nissei e CCR Aeroportos, promoção da RPC e apoio da Água Mineral Sferriê e Fundo Iguaçu.

Resultado completo – 21km: https://bit.ly/3NNxykv
Resultado completo – 8km: https://bit.ly/3pjSp4Q

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Fomento Paraná libera R$ 717 milhões em crédito em um ano em todo o Estado

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…

14 horas ago

Simepar disponibiliza informações meteorológicas em painéis digitais no Litoral

Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…

15 horas ago

92% das praias do Paraná estão aptas para banho

O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…

15 horas ago

Paraná aumenta em 9% número de licenças ambientais para novos negócios em 2024

O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…

15 horas ago

Curitibano é um dos principais líderes do turismo brasileiro

O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…

15 horas ago

Almoço Solidário para 300 pessoas

O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…

15 horas ago