Nesta segunda-feira o mercado amanhece com as atenções direcionadas para o IGP-10 de julho, bem como para o boletim Focus e para Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. Lá fora o destaque é a possibilidade de elevação dos juros pelo Banco Central Europeu (BCE), além de entrevista coletiva com sua presidente, Christine Lagarde. a Agenda semanal também conta com a divulgação dos indicadores de inflação ao consumidor (CPI) de junho da zona do euro, as prévias dos PMIs composto, industrial e de serviços da zona do euro, Alemanha, EUA e Reino Unido. Na esteira dos balanços corporativos serão divulgados os resultados de Goldman Sachs, Bank of America, IBM, Netflix, Twitter e Tesla.
No Brasil o Ibovespa pode se beneficiar da alta do petróleo e da melhora do humor internacional, além disso os juros dos Treasuries pode limitar avanços dos juros futuros. Contudo, ainda repercute os temores relacionados à possível recessão global, o que mantem em foco a questão fiscal. O contrato futuro de índice Bovespa operava em alta de 0,81% às 09h07 desta manhã, enquanto o dólar comercial operava em queda de 0,44% neste mesmo horário.
Os contratos futuros de petróleo operam em alta nesta segunda-feira, ampliando os ganhos de sexta-feira, que apenas recuperaram parte dos prejuízos da semana. Em Nova York os índices futuros acionários também sobem, indicando possível continuidade do movimento de alta dos mercados à vista. O índice DXY, que relaciona o dólar com as seis principais divisas, opera em baixa, ao passo que os rendimentos dos Treasuries sobem. Na Europa as principais bolsas também operam no positivo, em semana de possível aumento dos juros pelos BCE, o que será o primeiro aumento em mais de 10 anos. Na Ásia as bolsas fecharam também em alta, acompanhando os mercados americanos.