Empreendedorismo

Melhoria de produtividade nas fazendas é um dos caminhos para a redução na emissão de gases de efeito estufa

Aumento sustentável da produtividade é chave para mitigar a insegurança alimentar no mundo sem prejuízos ambientais

São Paulo, setembro de 2023 – A Elanco Saúde Animal, empresa líder no setor em todo o mundo e terceira maior no Brasil, participa ativamente das discussões globais sobre como a indústria da pecuária e de saúde animal pode ser parte fundamental na redução de emissões de gases de efeito estufa. Iniciativas apoiadas pela empresa e estudos direcionados a essa questão comprovam que é possível conciliar uma pecuária altamente produtiva com sustentabilidade no campo e vida no Planeta.

A pesquisa e desenvolvimento são chaves para este propósito e para a Elanco. Com o objetivo de contribuir para a criação de uma pecuária mais sustentável, a empresa investe em pesquisa 100% nacional, em parceria com a comunidade acadêmica, e com foco no modelo brasileiro de produção. É o caso do estudo realizado em conjunto com a universidade ESALQ/USP que apontou como a escolha certa de aditivos para a nutrição do gado de corte pode favorecer a produtividade do pecuarista e promover mais agilidade ao ganho de peso do animal para o abate, contribuindo para a redução da emissão do gás metano ao longo do seu completo ciclo de desenvolvimento. Com base nos dados de pesquisa, que foi capa do Journal of Animal Science1, o principal periódico científico do setor, com o uso do ZimprovaTM aliado a uma pastagem de qualidade, o pecuarista pode produzir até 1,1 arroba a mais por animal ao ano, sem precisar aumentar o rebanho ou a área de produção. As conclusões endossam a premissa de que mais produtividade no campo, a partir de tecnologias inovadoras e manejo correto, resultam no melhor uso de recursos naturais e em menos impactos negativos ao meio ambiente.

“Assim, como indústria, temos uma oportunidade única de ser parte da solução para as mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, oferecer nutrição para pessoas em situação de vulnerabilidade. Unir o bem-estar animal à saúde do planeta é um dos pilares dos compromissos da Elanco. Dessa forma, é prioridade da nossa pesquisa e desenvolvimento pensar soluções alinhadas à pecuária sustentável e é natural o nosso apoio a iniciativas idôneas, que têm como objetivo a atuação necessária e urgente para reduzir a emissão de metano proveniente da pecuária. Nosso trabalho caminha nesta direção no Brasil e no mundo”, afirmou Cristiano Anjo, diretor de marketing da Elanco para Brasil e Cone Sul.

Proteína contra a fome

O relatório “Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI)”, publicado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), confirmou a piora dos indicadores de fome e insegurança alimentar no Brasil. Em 2022, segundo o relatório, 70,3 milhões de pessoas estiveram em estado de insegurança alimentar moderada, que é quando possuem dificuldade para se alimentar. O levantamento também aponta que 21,1 milhões de pessoas no país passaram por insegurança alimentar grave, caracterizado por estado de fome2.

No mundo todo, são 735 milhões3 de pessoas passando fome e 2,3 bilhões em situação de insegurança alimentar. Com o aumento da população global, é necessário rever os métodos de produção.

Soluções como a captura e conversão de metano em energia renovável mostraram uma grande promessa na abertura de uma nova fronteira de valor para fazendas, prometendo ser o próximo passo no avanço econômico para o setor. Além disso, os avanços na produção de aditivos e rações resultaram em maiores rendimentos de proteína de rebanhos de tamanhos iguais ou menores, reduzindo emissões de gases de efeito estufa (GEE).

“Esse ponto é importante: não se trata apenas de reduzir as emissões. Trata-se também de alimentar uma população global crescente com a nutrição de que ela precisa. Aproveitando ao máximo cada inovação promissora, o que engloba aceitar que os animais são parte da solução e devemos permitir – não restringir – toda e qualquer ideia que pode tornar isso uma realidade”, concluiu Fernanda Hoe, diretora geral da Elanco Brasil.

 

Iniciativas de destaque

 

Mas não é apenas em soluções no campo que a Elanco pensa quando se fala em sustentabilidade: a destinação final das embalagens dos seus produtos também é importante. Por isso, a Elanco tornou-se parceira da eureciclo, com a missão de contribuir com a cadeia de reciclagem a partir da compensação ambiental dos resíduos produzidos pela empresa. Assim, ela passa a ter a comprovação de que embalagens equivalentes (não as mesmas, mas na mesma quantidade e do mesmo tipo) às dos produtos vendidos no Brasil serão recicladas em um volume de pelo menos 22%, conforme determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), além de ajudar na valorização do trabalho de centrais de reciclagem.

 

A plataforma da eureciclo permite a rastreabilidade das notas fiscais e checagem dos documentos de empresas parceiras, garantindo transparência ao longo do processo, que tem asseguração limitada pela Ernst & Young

 

Além disso, desde 2021, com um aporte total de US$ 450 mil, a empresa vem apoiando, por meio da Elanco Foundation, o Projeto RestaurAmazônia, uma das iniciativas selecionadas para receber investimentos do Fundo JBS pela Amazônia. Neste projeto, a Fundação Solidaridad, organização internacional da sociedade civil, lidera a implementação do cultivo do cacau com a pecuária no Pará, com o objetivo de incrementar a renda das famílias produtoras, conservar áreas de floresta e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

 

“A iniciativa envolve cerca de 1.500 pequenos produtores na região da Transamazônica, onde a pecuária intensificada com sistemas rotacionados convive com plantações agroflorestais de cacau. O aumento de produtividade chega a cinco vezes. Com isso, as famílias percebem um aumento de renda significativo que pode ultrapassar os 30%. Este modelo pode ser escalado e se tornar referência em pecuária de baixo carbono na Amazônia”, afirma Joanita Karoleski, presidente do Fundo JBS pela Amazônia.

 

Frente global

 

Durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), a Elanco anunciou sua participação como membro-fundador da Greener Cattle Initiative, consórcio criado pela Fundação para Pesquisa em Alimentos e Agricultura (FFAR) para financiar pesquisas que ofereçam aos produtores soluções para a mitigação da emissão do metano entérico para conter a escalada da crise climática.

 

Outra importante iniciativa foi o patrocínio do Fórum de Soluções Sustentáveis ​​para Fome Zero até 2030: Uma Visão para a Produção Animal”, que, também em 2021, reuniu mais de 600 empresários, autoridades e líderes de opinião de diversos países com o objetivo de debater soluções para combater as mudanças climáticas, sem perder de vista a necessidade urgente de alimentar a crescente população mundial. De acordo com as Nações Unidas, a humanidade tem apenas nove anos para conter as emissões ou, do contrário, os danos ao planeta serão irreversíveis. Ao mesmo tempo, estudos mostraram que, em 2020, 30%3 da população mundial não teve acesso a uma nutrição adequada.

 

Para conferir as iniciativas da Elanco na área de sustentabilidade acesse o relatório de ESG referente às ações de 2022 no site https://www.elanco.com/en-us/sustainability/esg-reporting

 

Referências bibliográficas

 

1 LIMEDE AC. Journal of Animal Science 2021 1 (v1.0)

 

2https://www.fao.org/3/CC3017EN/online/CC3017EN.html|https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2023/07/fome-no-brasil-piorou-nos-ultimos-tres-anos-mostra-relatorio-da-fao

 

3https://www.who.int/news/item/12-07-2021-un-report-pandemic-year-marked-by-spike-in-world-hunger

Sobre a Elanco

A Elanco Animal Health (NYSE: ELAN) é líder global na área de saúde animal e se dedica a inovar e fornecer produtos e serviços para prevenir e tratar doenças em animais de produção e animais de companhia, agregando valor ao trabalho de produtores, tutores, médicos-veterinários e da sociedade como um todo. Com quase 70 anos de tradição no setor, estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a melhorar a saúde dos animais sob seus cuidados, além de causar um impacto significativo em nossas comunidades locais e globais. Na Elanco, somos movidos por nossa visão – Alimento e Companheirismo enriquecendo a vida – e nossa estrutura de responsabilidade social – Elanco Healthy PurposeTM – tudo para melhorar a saúde dos animais, das pessoas e do planeta.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Rayssa Leal conquista o tricampeonato na Liga Mundial de Skate Street

Acostumada a façanhas incríveis sob pressão, a maranhense Rayssa Leal, de apenas 16 anos, voltou…

14 horas ago

Lula recebe alta, vai para casa e diz que vai se cuidar

Com chapéu na cabeça e acenos ao público e à imprensa que aguardavam do lado…

14 horas ago

Empresa abre 40 vagas de trabalho para área da construção civil

A FG Empreendimentos, uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil, anunciou a abertura de…

24 horas ago

Rockefeller Center destaca programação de fim de ano com novas atrações

O Rockefeller Center, icônico ponto de Nova York, conhecido por sua árvore de Natal e…

1 dia ago

Stanley e Luan Santana: em nova collab, linha “Meteoro” chega com acabamento inédito e exclusivo para comemorar os 15 anos do hit musical

Em continuidade à parceria de muito sucesso, a Stanley - marca líder em produtos térmicos para alimentos…

1 dia ago

Sustentabilidade e Inovação: Fábricas da BYD em Campinas reduzem impacto ambiental

As fábricas da BYD Brasil em Campinas (SP) — fábrica de módulos fotovoltaicos, fábrica de…

1 dia ago