fbpx
Educação

Meninas cientistas do Paraná convertem óleo de cozinha em biocombustível, conquistando prêmios e fundando uma startup júnior, que já abastece ônibus escolares e lidera novos projetos sustentáveis

O compromisso com um ensino de qualidade vai além da sala de aula, moldando jovens que, com o suporte de seus professores e famílias, encontram na educação uma ferramenta para alcançar seus sonhos e impactar suas comunidades de forma positiva.

Por meio de sua experiência no Ensino Médio Integral (EMI), modalidade de ensino público presente em todo o país, centrada no protagonismo estudantil e no desenvolvimento socioemocional dos jovens, alunos e ex-alunos de escolas públicas de diversas regiões brasileiras relatam trajetórias de êxito.

Buscando soluções sustentáveis para o descarte irregular de óleo de cozinha em sua comunidade escolar, estudantes de uma escola pública no Paraná descobriram como transformar o componente em biocombustível usando técnicas e equipamentos do próprio laboratório do colégio.

O composto produzido pelas jovens na instituição foi inclusive utilizado no abastecimento de ônibus escolares da cidade.

Liderado por cinco estudantes, da Escola Estadual Conselheiro Carrão (PR), escola de ensino médio integral, o projeto participou de feiras em vários Estados, recebeu medalhas de ouro e prata em olimpíadas científicas e o primeiro lugar em dois hackatons de nível médio e universitário.

A solução das meninas transformou-se em uma startup júnior, que elas fundaram em uma disciplina eletiva da escola, a Sunrise.

Das fundadoras do projeto, Letícia Ayumi e Luiza Alves, agora alunas egressas, decidiram levar os aprendizados para os próprios projetos de vida, as duas foram aprovadas em Engenharia Química na Universidade Federal do Paraná e iniciaram o curso neste ano. Eduarda Pietra e Fabiane Hikari, que estão no 3º ano do ensino médio, seguem exercendo seu protagonismo desempenhando papéis de liderança na escola: elas se uniram a outras 40 meninas e pretendem levar a Sunrise ainda mais longe, com outros 10 novos projetos em construção.

Sobre o Ensino Médio Integral

O Ensino Médio Integral é uma proposta pedagógica multidimensional, moderna, nacional, pública e gratuita. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes. Entre os pilares trabalhados estão projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientação de estudos e eletivas. Esses elementos, aliados aos componentes curriculares já previstos na BNCC, promovem a formação completa do estudante. A modalidade está presente em mais de 6 mil escolas em todo o país, beneficiando cerca de 1,1 milhão de estudantes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo