fbpx
Cultura

Mais duas chances de assistir Terra Brasilis no Teatro Guaíra

 

O Balé Teatro Guaíra apresenta neste fim de semana o espetáculo Terra Brasilis, com participação especial da Orquestra Sinfônica do Paraná.

A nova coreografia faz um diálogo com a construção da identidade brasileira a partir da dança contemporânea e da música barroca.

A ideia para o trabalho surgiu a partir de duas datas importantes para a história nacional: o bicentenário da Independência e o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Balé Teatro Guaíra estreia novo espetáculo neste fim de semana – Curitiba, 19/04/2022

A ação é uma parceria da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra e PalcoParaná.

Depois de mais de dois anos, a Orquestra e o Balé se apresentam juntos no palco do Guairão.

Para trazer um trabalho perfeito ao público, os bailarinos ensaiaram por mais de 500 horas nos últimos três meses.

O resultado no palco são movimentos delicados e precisos, tudo ao som de 33 músicos da OSP, que tocam obras consagradas de autores como Vivaldi e Boccherinni.

Terra Brasilis é composto por duas coreografias, Piá e Outras Estações. Jorge Garcia e Alex Soares, dois nomes de destaque da nova geração de coreógrafos contemporâneos no País, foram convidados para criar as obras.

Balé Teatro Guaíra estreia novo espetáculo neste fim de semana – Curitiba, 19/04/2022

Piá, trabalho de Soares, debate no palco a mestiçagem brasileira, elemento caro na formação de nossa identidade.

Já Outras Estações, de Garcia, traz reflexões sobre as migrações contemporâneas por parte de determinadas comunidades, grupos, tribos, povos ou outras formas de coletividade.

Para o diretor do Balé Guaíra, Luiz Fernando Bongiovanni, Terra Brasilis busca um encontro entre a arte brasileira e a europeia.

Balé Teatro Guaíra estreia novo espetáculo neste fim de semana – Curitiba, 19/04/2022

“É um encontro entre tradição e novas propostas que reinventa o passado e desenha o tempo presente. Esperamos que esses trabalhos possam encontrar terreno fértil de sensações em cada um de nós”, afirma.

Para o diretor do Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro, receber o Balé Teatro Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná juntos no Guairão é o símbolo de um recomeço.

 “Essa é a primeira vez que músicos e bailarinos se encontram no palco após um hiato de dois anos. E quando as cortinas se abrirem haverá um reencontro também com o público. Será um dia de reconexão com a Cultura e com o que dá sentido à nossa existência”, afirma.

Serviço:

Terra Brasilis: Piá e Outras Estações

Data: 22, 23 e 24 de abril (sexta e sábado às 20h30; e domingo às 18h)

Classificação indicativa: 14 anos

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo