Menu by DaSelva será oferecido no Festival Internacional do tambaqui que recepcionará o Governador de Rondônia na sede da ABRASEL-SP
O peixe tambaqui produzido em Rondônia será a base de uma mostra gastronômica que acontece na próxima segunda-feira, 23 de outubro, na Casa dos Bares e Restaurantes, espaço da Abrasel em São Paulo-SP, com programação a partir das 18h e a presença do Governador do Estado de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O evento, que faz parte do Festival Internacional do Tambaqui, realizado anualmente por entidades de Rondônia, busca apresentar o potencial do pescado amazônico para a culinária nacional
Para o evento DaSelva Peixaria Amazônica, em operação desde junho de 2023 no Centro histórico da capital paulista, e que traz a proposta da gastronomia amazônica regenerativa, preparou um cardápio especial à base do carro-chefe da casa, o tambaqui com o intuito de levar aos convidados uma experiência pelo sabor amazônico desse pescado.
O menu será composto por:
Caldinho de Tambaqui;
Banda de Tambaqui Assada com os acompanhamentos: arroz branco ou baião de dois, vinagrete, pirão, farofa de cruzeiro do sul e banana da terra assada.
Bolinho na Farinha Uarini
Caldeirada de Tambaqui
Sucos de cupuaçu e taperebá
Sobremesa: Pudim de cumaru
Participa também do Festival Internacional do Tambaqui, na Abrasel -SP o Chef Sushiman Regis Sassaki (@rysassaki), com degustação de ceviche e costelinha de tambaqui frita e apresentará aplicações do peixe na gastronomia japonesa.
DaSelva Peixaria Amazônica
A rica cultura e culinária amazônica chegou no coração de São Paulo em junho de 2023, empreendido por dois empresários Jorge Mojica Aguirre e Yanna Freitas. Localizado em um ponto privilegiado, na Rua da Consolação,41 frente à icônica Biblioteca Mário de Andrade, DaSelva é uma aposta audaciosa na revitalização do Centro Histórico de São Paulo e na promoção da economia da Amazônia.
Jorge Mojica Aguirre, destaca: “Nosso propósito de instalar o restaurante neste endereço foi também o de contribuir para a revitalização do centro da capital paulista. O nome foi escolhido por transmitir a essência da nossa proposta, de trazer a rica cultura e culinária manauara para o coração de São Paulo. Essa ideia veio do nosso desejo de conectar as pessoas com a região Amazônica por meio da comida, celebrando a cultura manauara e promovendo a sustentabilidade. Nosso objetivo é popularizar a adoção da dieta amazônica regenerativa, que se baseia na utilização de ingredientes originais cultivados e colhidos de forma sustentável na Amazônia, mediante a implementação de sistemas agroflorestais”.
De acordo com Yanna Freitas: “DaSelva propõe contribuir para a economia local na Amazônia ao gerar uma demanda inédita por produtos da dieta amazônica regenerativa, nos mercados onde irá atuar, a começar por São Paulo. Trouxemos uma variedade de produtos da Amazônia para a operação do restaurante e para comercialização em nosso empório, incluindo peixes, frutas, farinhas, entre outros”.
Para a nutricionista e chef Simone Valvassori, que assina o menu da casa, criar o cardápio foi um desafio empolgante: “Tive que encontrar um equilíbrio entre manter a autenticidade das receitas amazônicas e adaptá-las para o paladar paulistano. Por exemplo, embora tenhamos mantido o uso de pimenta e coentro em muitos pratos, diminuímos um pouco a intensidade para agradar ao gosto local. Alguns pratos são apresentados em sua forma original, enquanto outros foram reinventados para criar uma experiência culinária única.”
Sobre o Festival Internacional do Tambaqui
Organizado pelo Governo do Estado de Rondônia, pela Associação dos Criadores de Peixes do Estado de Rondônia e pelo Sebrae, o evento busca reunir donos de bares e restaurantes, influenciadores, empresários do segmento de pescados e chefs de cozinha para uma degustação especial de pratos feitos com o Tambaqui visando a abertura de novos mercados para o pescado rondoniense. O menu, capitaneado pelo DaSelva, busca levar os convidados a uma experiência pelo sabor amazônico desse pescado.
Rondônia é o terceiro maior produtor de peixes de cultivo do Brasil e o maior produtor de peixes nativos, sendo o Tambaqui a espécie mais produzida com cerca de 57 mil toneladas produzidas em 2022 (fonte Anuário Peixe BR 2023). O Tambaqui de Rondônia é produzido em tanques de cultivo, com manejo adequado, alimentação à base de ração, controles de qualidade de água, cumprindo todas os processos de sustentabilidade ambiental.
Entre as autoridades presentes ao evento, destaque para o Governador do Estado de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, o vice-governador, Sérgio Gonçalves, o presidente da Acripar, piscicultor Edson Sapiras e o presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Francisco Hidalgo Farina, além de representantes do Sebrae e demais produtores de Tambaqui do Estado de Rondônia.
Programação
18h – Abertura
19h – Apresentação do mercado de piscicultura de Rondônia com foco no cultivo e comercialização do Tambaqui
20h – Degustação de pratos à base de Tambaqui
Menu
Ceviche – Costelinha Frita – Caldinho – Bolinho na Farinha Uarini – Caldeirada – Banda Defumada Assada – Pudim de Cumaru – Sucos Regionais: Cupuaçu e Taperebá e Cumaru.
22h – Encerramento
*Serviço:*
Festival Internacional do Tambaqui
Data: 23/10 (segunda-feira), das 18h às 22h
Local: sede AbraselSP – Rua Itápolis, 1468 – Pacaembú
|