Mercadão dos Óculos inaugura franquias em Palmas e Curitiba
O Mercadão dos Óculos, uma das 50 maiores franquias do Brasil, anuncia a inauguração de mais 11 unidades em dezembro. Elas estão localizadas em Vitória da Conquista (BA), Palmas (PR), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Campo Verde (MT), Curitiba (PR), São Luiz Gonzaga (RS), Itapema (SC), Navegantes (SC), São Vicente (SP), Marataízes (ES) e Buritis (RO).
A expansão envolve cidades de pequeno, médio e grande porte. “Os modelos de negócio do Mercadão dos Óculos se adaptam desde municípios com até 30 mil habitantes até grandes centros com mais de 1 milhão moradores”, diz Gustavo Freitas, CEO da rede.
Até o momento, o Mercadão dos Óculos já ultrapassou a marca de 700 franquias. Dentre elas, 50% pertencem a multifranqueados. Só em 2021, das 171 franquias comercializadas, 43% foram para esse perfil de empreendedor.
De acordo com balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no terceiro trimestre de 2022, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu 27,8% em faturamento em comparação com o mesmo período de 2021, registrando o segundo maior crescimento no setor do franchising.
Franquia consagrada
Em outubro, o Mercadão dos Óculos recebeu o tradicional Prêmio Acirp, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp). A franqueadora ganhou na categoria Comércio da 64ª edição.
Ao longo do ano, o Mercadão dos Óculos recebeu, pela sexta vez consecutiva, as cinco estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo. Além disso, pela quinta vez consecutiva, ganhou o Selo de Excelência em Franchising, organizado pela ABF.
Os dois prêmios são referências no franchising e reúnem as redes que chegaram à excelência. Com isso, a marca entra para um seleto grupo de franquias que já conquistaram o Melhores Franquias do Brasil e o Selo de Excelência em Franchising por cinco vezes e de forma seguida.
Além disso, o Mercadão dos Óculos entrou para o Metaverso, onde oferece um ambiente digital informativo para que futuros franqueados conhecerem melhor a rede.
Ainda neste ano o Mercadão dos Óculos lançou o MDO Pay, tornando-se uma subadquirente, ou seja, uma empresa que faz a intermediação do pagamento entre adquirentes, bandeiras de cartão e bancos. Na prática, o cliente pode parcelar a compra em até quatro cartões, por meio da conta digital do MDO Pay. Já os franqueados podem emitir boletos, receber e antecipar pagamentos.
Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 180 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.
Visite a página https://mercadaodosoculos.com.
Unidades:
- Vitória da Conquista (BA)
Rua Monsenhor Olímpio, 22 – Centro
- Palmas (PR)
401 Sul Avenida Lo Onze, Conjunto 02 – Lote 02, Loja 09A, Plano Diretor Sul
- Cachoeiro de Itapemirim (ES)
Rua Capitão Deslandes, 01 – Centro
- Campo Verde (MT)
Avenida Brasil, 377 – Campo Real
- Fazendinha – Curitiba (PR)
Rua Raul Pompéia, 507 – Fazendinha
- São Luiz Gonzaga (RS)
Avenida Senador Pinheiro Machado, 2456 – Centro
- Itapema 02 (SC)
Rua 414, 477 – Morretes
- Navegantes 02 (SC)
Avenida Prefeito José Juvenal Mafra, 8222 – Gravata
- São Vicente 02 (SP)
Rua João Ramalho, 574 – Centro
- Marataízes (ES)
Avenida Simão Soares, 1057 – Areias Negras
- Buritis (RO)
Rua Heleno de Andrade, 1012 – St. 02
Sobre o Mercadão dos Óculos
O Mercadão dos Óculos é uma rede com mais de 700 unidades, fundada em São José do Rio Preto (SP), em 2012. A franquia oferece um modelo de negócio rentável para cidades pequenas e capitais, com produtos de qualidade que acompanham a moda e tecnologia óptica internacional. Em 2017, 2018, 2019, 2021 e 2022, recebeu o prêmio de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Para outras informações, acesse www.mercadaodosoculos.com.br
Ficha Técnica (cidades com até 30 mil habitantes)
Investimento: R$ 180 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Capital de Giro: R$ 12 mil
Área média para Instalação: 25m² a 45m²
Faturamento médio anual: R$ 800 mil
Lucro médio mensal: de 25% a 35% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 18 meses a 24 meses
Ficha Técnica (cidades acima de 30 mil habitantes)
Investimento: a partir R$ 250 mil
Taxa de franquia: de 50 mil a 70 mil
Capital de Giro: de R$ 20 mil a R$ 30 mil
Área média para Instalação: 40m² a 70m²
Tipo de negócio: Ótica
Ano de fundação: 2012
Ano de fundação do franchising: 2013
Número de funcionários: 4
Número de unidades próprias: 0
Número de unidades franqueadas: mais de 600
Royalties: 5% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 2%
Faturamento médio anual: R$ 1 milhão
Lucro médio mensal: de 17% a 25% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 18 meses a 24 meses