Divulgação Mercur
A Humanizadas, empresa de avaliação multistakeholder em ESG com uso de Inteligência de Dados, divulgou recentemente a pesquisa “Melhores para o Brasil” com dados inéditos sobre boas práticas e sustentabilidade nas organizações brasileiras, em evento presencial em São Paulo (SP), que contou ainda com dois painéis: “ESG e Nova Economia” e “Disrupção na Gestão de Pessoas: Competências, Lideranças e Práticas Corporativas”. A Mercur foi destaque na categoria Comunidade e Meio Ambiente com as melhores práticas em responsabilidade socioambiental.
“A pesquisa traz um significado especial, por se tratar de um reflexo do avanço nas discussões no país. “A missão agora é avançar na evolução desse caminho voltado ao ESG, que evidencia a trajetória da Mercur desde sua virada de chave em 2009. Os indicadores da Humanizadas chegam para validar o desenvolvimento coletivo nesta temática e para chamar mais empresas para este movimento”, comenta Fabiane Lamaison, Facilitadora de Coordenação da Mercur diante do reconhecimento.
Ao todo, 198 empresas foram avaliadas e juntas somam R$221 bilhões em faturamento, empregam 108 mil pessoas, impactam 51 milhões de clientes e 232 mil fornecedores e parceiros. O relatório tem como proposta extrapolar os indicadores existentes no mercado, que se limitam a olhar resultados restritos e sem base ESG, trazendo diversos apontamentos sobre como andam a cultura e clima organizacional, meio ambiente, conscientização de lideranças, relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores.
“Na avaliação de Humanizadas, nós também colocamos luz no que chamamos de ponto cego da agenda ESG, que é olhar não apenas para práticas e desempenho ambiental, social e de governança, mas também dar voz a todos os stakeholders de uma organização, e avaliar questões mais profundas como liderança e cultura. É a liderança e a cultura das organizações que sustentam boas práticas e o desempenho ESG das organizações, e inclusive, sustentam o desempenho econômico”, ressalta o pesquisador de doutorado da USP, CEO e fundador da Humanizadas, Pedro Paro.
Para Pedro, o mercado brasileiro revela crises na relação com todos os seus públicos de interesse, dos acionistas ao consumidor final, de governança, liderança e significado no trabalho. Enquanto isso, as Melhores Para o Brasil revela um novo modelo de gestão e geram um valor compartilhado para toda a cadeia de valor.
O evento contou com a premiação para as organizações mais bem avaliadas de acordo com a metodologia da Humanizadas. A Mercur foi destaque no setor Comunidade e Meio Ambiente e também teve resultados muito positivos nas relações com seus diferentes stakeholders: 53,4% dos colaboradores avaliam que “atender de maneira consciente as necessidades da sociedade e do planeta” é o que melhor representa o propósito da organização.
“A pesquisa nos possibilitou compreender onde podemos evoluir. Também que nossas ações possam inspirar outras empresas do setor, mercado e negócio para aderir e se posicionar melhor no rating. Esse processo evolutivo é um caminho de mudanças, não competitivo”, comentou Fabiane, enfatizando a importância da união das empresas em prol de uma missão maior promovida pela Humanizadas.
A pesquisa acompanha a jornada evolutiva de maturidade dos negócios. Cada organização pode não apenas identificar em qual estágio evolutivo está, mas também o que é necessário desenvolver para continuar evoluindo. Segundo Paro, nos últimos quatro anos de trabalho com mais de 550 empresas no Brasil, dos mais variados portes e segmentos, quando se observa as empresas no rating Melhores Para o Brasil, há uma evolução no nível de maturidade na maneira como lideram pessoas e gerenciam organizações.
A Mercur apresentou 35% a mais de valor gerado para o meio ambiente, comparado a taxa do mercado brasileiro. Quando a experiência é dos clientes, esse número aumenta para 54%, enquanto pela percepção de parceiros, o número cresce para 62% a mais comparado à média de mercado. Ao retratar a relação das lideranças com a organização, onde a média dos negócios no Brasil é de 49%, a Mercur atinge os 72%.
Os ratings fortalecem a confiança e a transparência das relações organizacionais. “O rating, ao nosso ver, é mais do que uma forma de mensuração de resultados voltado às práticas de ESG. É um reconhecimento da capacidade de transparência nas relações de trabalho e negócios”, reforça a Facilitadora de Coordenação da Mercur.
Pensando no futuro, o CEO da Humanizadas esclarece que conforme os apontamentos e níveis de avaliação evoluírem, o rating se tornará, cada vez mais, uma metodologia prática de avaliação global para políticas ambientais, de governança e social. “A Mercur tem como propósito cocriar o mundo de um jeito bom para todo o mundo e isso se dá também na conscientização junto ao mercado ao trazer pautas sensíveis para a mesa. Além disso, com esse destaque no Prêmio Melhores do Brasil assumimos que estamos nessa jornada evolutiva com muitas nuances e desafios”, comenta Fabiane
“Com o Melhores Para o Brasil, queremos reconhecer e inspirar as organizações a buscarem ser não as melhores do país, mas sim as melhores para o país, melhores para todos os seus stakeholders. E para nós é uma honra enorme poder contar com o compromisso de organizações como a Mercur, que não apenas assumem o compromisso de gerar retorno positivo para todos os seus stakeholders, e que também acabam servindo de exemplo e inspiração para outras organizações”, afirma Paro.
Sobre a Mercur
A Mercur é uma empresa brasileira, quase centenária, localizada na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha. A partir da construção coletiva, oferece soluções em saúde e educação que impulsionam o potencial humano e regeneram o planeta. Em seu portfólio de produtos encontra-se: borrachas de apagar, colas, corretivos, andadores, bengalas, bolsas térmicas, muletas, órteses e produtos voltados à pessoa com deficiência. Atualmente, a empresa conta com cerca de 600 colaboradores. Para conhecer mais, acesse: mercur.com.br
Sobre a Humanizadas
A Humanizadas é a primeira empresa brasileira de avaliação multistakeholder em ESG orientada à Inteligência de Dados. Com a pesquisa “Melhores Para o Brasil”, analisando organizações sob a perspectiva das lideranças, colaboradores, clientes, parceiros, comunidades locais e meio ambiente. A Humanizadas tem como objetivo combater o greenwashing e impulsionar um verdadeiro Capitalismo de Stakeholders. A empresa auxilia organizações de pequeno, médio e grande porte, a promoverem um ambiente de maior prosperidade econômica no país, mitigando crises ambientais e de governança, além de diminuir a desigualdade social, ao mesmo tempo em que constrói reputação de marcas, cultura organizacional, princípios e valores.
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…