fbpx
Política

Mesa executiva debate com prefeito prioridades para a cidade

O presidente da Câmara, Tico Kuzma, salientou a boa condução na eleição interna da Casa, sem interferências do Executivo

O prefeito Rafael Greca recebeu no gabinete da Prefeitura o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Tico Kuzma, acompanhado dos integrantes da mesa diretora do Legislativo Municipal, o 1º vice-presidente, vereador Alexandre Leprevost e a 2ª secretária, vereadora Professora Josete.

Aos vereadores o prefeito destacou o processo democrático que prevaleceu na eleição da mesa diretora daquela Casa e elencou prioridades da cidade que devem ser encaminhadas ao Legislativo. Greca também anunciou a permanência do vereador Pier Petruzziello na liderança do governo na Câmara nesta nova legislatura.

“Fiquei tranquilo com a eleição de vocês.  Eu respeito muito a Câmara”, disse Greca.

O presidente da Câmara, Tico Kuzma, salientou a boa condução na eleição interna da Casa, sem interferências do Executivo.

“A alternância de poder é importante para o andamento dos trabalhos. Agradeço a forma democrática e republicana de respeito à Câmara por parte do prefeito”, disse Kuzma.

O presidente da Câmara disse ainda que a mesa eleita para esta legislatura é pluripartidaria, com dois vereadores de primeiro mandato e também com participação feminina. “O trabalho do comando do Legislativo tem foco nas questões da Câmara que são voltadas à sociedade. Pretendemos usar a escola do legislativo e oferecer parcerias com a sociedade. Queremos trabalhar em consonância com a Prefeitura. Discutir, mas ter celeridade na votação de questões importantes“, observou Kuzma.

Na opinião da vereadora Professora Josete, existe uma leitura errada de que quem é oposição sempre vota contra. “Isso não é verdade. Temos compromisso com a cidade. O que for bom pra cidade e à população estaremos juntos sempre“, disse ao prefeito que, por sua vez, elogiou a atuação de Josete em favor de Curitiba e relembrou também de vereadores do mesmo partido com quem conviveu em legislaturas anteriores entre eles Jorge Samek, Natálio Stica e Angelo Vanhoni.

O líder do governo na Câmara, Pier Petruzziello, ressaltou o bom trabalho da vereadora Josete na condução da Casa. “Respeitamos as diferenças ideológicas e fazemos um bom contraponto na Câmara. É o que vamos buscar também com os demais partidos“, comentou.

Prioridades

De acordo com o prefeito, em 2 de fevereiro serão encaminhados projetos prioritários da administração municipal para a retomada econômica e aumento do fundo de aval, para impulsionar a cidade no pós-pandemia. “Teremos ainda um plano de obras e prevemos a criação de um plano de habitação popular, com financiamento da Caixa. Também é importante que os vereadores apresentem emendas e encaminhem sugestões de ruas ao plano de pavimentação“, salientou o prefeito.

Um tema apresentado pelos vereadores ao prefeito diz respeito a estudos para a construção de um novo prédio da Câmara.

“Minha vontade é dar uso ao espaço onde estão as ruínas do Hotel Tasse, no entorno da Câmara. É uma área que somada ao antigo terreno da estação pode ser um lugar para a nova Câmara. O ideal que o plenário de honra continue no prédio histórico para que seja preservado. Prédio tem que ter firmeza, utilidade e beleza. Uma das condições de preservação é a utilidade. Se não tiver utilidade, morre“, disse Greca.

De acordo com o prefeito, a revitalização daquela área será incluída no projeto do Rosto da Cidade para o eixo da Barão do Rio Branco. O Ippuc deve encaminhar os estudos do novo prédio da Câmara e também verificar a possibilidade da composição de uma parceria Público Privada para viabilizar o empreendimento do Legislativo.

Também estiveram presentes à reunião, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Cristiano Hotz, os assessores especiais Cibele Fernandes Dias e Lucas Navarro e o diretor do Departamento Técnico Legislativo da SGM, Rodrigo A.

fotos: Ricardo Marajó-SMCS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo