Mesa se reúne com vereadoras de Curitiba e reforça nota de repúdio
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu a bancada feminina da CMC em uma reunião realizada na sala da presidência
Na reunião, as parlamentares reafirmaram o posicionamento expressado pela Câmara na nota de repúdio emitida recentemente e debateram estratégias para fortalecer o combate à violência política de gênero.
O encontro foi marcado pela reafirmação do posicionamento da nota oficial emitida pela instituição ontem (2), que condena uma publicação do Blog do Tupan. A publicação desrespeitou as vereadoras de forma ofensiva e reafirmou estereótipos que prejudicam a atuação das mulheres na política.
Além do apoio interno, a segunda-secretária da Câmara de Curitiba, a vereadora Indiara Barbosa (Novo) destacou a mobilização de entidades externas.
“Estamos recebendo apoio do Sindicato dos Jornalistas, da OAB-PR e de outras instituições. Essa publicação desconsidera a trajetória e a competência de cada uma de nós e reforça um machismo estrutural que precisa ser combatido”, informou.
Durante o encontro, as parlamentares reforçaram a importância de combater a violência política de gênero e destacaram a necessidade de uma atuação firme para evitar que situações como essa se repitam. A vereadora Professora Angela (PSOL) enfatizou o impacto dessa luta na sociedade como um todo. “Nós temos que ocupar esses espaços para garantir que todas as mulheres e meninas tenham seus direitos respeitados e possam estar onde quiserem, com seus corpos e suas trajetórias valorizados.”
A vereadora Camilla Gonda (PSB) destacou que o conteúdo publicado não é apenas ofensivo, mas reflete um retrocesso para toda a sociedade.
“A violência política não se manifesta apenas de forma explícita. Ela acontece toda vez que somos silenciadas ou cortadas das discussões. Essa nota de repúdio foi necessária, porque essa publicação afetou diretamente as mulheres dessa Casa, eleitas democraticamente pelo povo curitibano”, declarou.
A vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) também reforçou o impacto estrutural desse tipo de ataque. “Essa luta não é só das mulheres, é de toda a sociedade. Homens e mulheres precisam entender que o machismo estrutural afeta a todos. Essa causa não é partidária. É sobre respeito, algo tão básico e essencial”, afirmou a parlamentar.
NOTA DE RETRATAÇÃO
No último dia dia dois de janeiro de 2025, publicamos em nosso blog uma matéria com observações infelizes sobre a cerimônia de posse dos vereadores de Curitiba, realizada em 1º de janeiro de 2025. Reconhecemos que o conteúdo da publicação gerou interpretações negativas e causou desconforto às vereadoras e ao público em geral.
Queremos, primeiramente, pedir desculpas às vereadoras mencionadas e a todos que se sentiram ofendidos pelo teor da matéria. Jamais foi nossa intenção desrespeitar ou diminuir qualquer pessoa, especialmente mulheres que ocupam espaços de liderança e representam a população em cargos públicos.
Reconhecemos que erramos ao redigir e publicar a matéria e assumimos total responsabilidade pelo ocorrido. Estamos comprometidos em reparar os danos causados e reafirmamos nosso compromisso com o respeito, a ética e a imparcialidade em nossa prática jornalística.
Como parte dessa retratação, retiramos imediatamente a publicação do ar e estamos adotando medidas internas para evitar que situações como esta se repitam. Estamos também à disposição para dialogar com as pessoas e instituições envolvidas, buscando uma solução justa e respeitosa.
Reiteramos nosso compromisso em aprender com este erro e em evoluir continuamente na busca por um jornalismo mais responsável e inclusivo.
Atenciosamente,
Blog do Tupan