fbpx
Política

Ministério das Comunicações apresenta políticas públicas em evento online com gestores da RMC e Litoral

Webinar das Cidades Digitais reúne prefeitos e gestores públicos para tratar de desenvolvimento e inovação nas Prefeituras

Na próxima terça-feira (12), em evento online que reúne prefeitos e gestores públicos da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral Paranaense, serão apresentadas as ações do Ministério das Comunicações que visam melhorar a conectividade nos municípios brasileiros.

No encontro virtual, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), o coordenador de Infraestruturas para Telecomunicações da pasta, Ricardo Muniz, traz detalhes das políticas públicas que podem beneficiar as Prefeituras da RMC. Destaque para os Programas Cidades Digitais e Cidades Conectadas, ações de conectividade para as localidades por meio do Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) e as políticas regulatórias que visam melhorar a cobertura de internet e telefonia móvel.

A preocupação do MCom, ressalta o coordenador, é com a sustentabilidade das redes de fibras ópticas recebidas pelas Prefeituras. Pensando nisso, uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) foi firmada para auxiliar os municípios nesse processo de operabilidade das infovias. “Percebemos que em alguns casos as cidades não sabiam lidar com a infraestrutura. O município tem que ter interesse, mas quem opera e vai dar vazão serão os provedores para a Prefeitura aumentar a capilaridade e diminuir os custos”, argumentou ele sobre a importância de parcerias para melhorar a oferta de internet à população.

A interligação dos prédios públicos em alta conexão é o eixo central para a oferta de serviços mais eficientes através da implantação dos projetos de cidades digitais e inteligentes.

A grande expectativa para melhorar a oferta de internet nas localidades desprovidas do serviço, acrescenta Muniz, é o leilão do 5G no país, já que a Portaria 418/2020 inclui, entre os compromissos, investimentos e disponibilização do sinal 3G e 4G em localidades rurais desassistidas, com população superior 600 habitantes, e conectividade nas rodovias. “A pandemia provou isso. Todo mundo precisa se conectar, seja para vídeo aulas, reuniões de trabalho, ter contato com as pessoas. A principal linha de ação do Ministério é identificar as regiões menos assistidas para fazer as políticas públicas chegar nelas”, completa o coordenador de Infraestruturas.

Inscrição – As inscrições para o Webinar das Cidades Digitais da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral Paranaense  são gratuitas para gestores públicos, universidades e representantes de entidades. Elas podem ser feitas pela plataforma sympla, através do endereço http://sympla.com.br/rcd.

Conforme explica o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é compartilhar as tecnologias implantadas nos municípios, políticas públicas e soluções de mercado. Desde o início da pandemia, gestores de mais de 1.100 municípios já participaram dos encontros virtuais. “A pandemia vem mostrando que não existe mais espaço para uma administração municipal sem tecnologia e comunicação. Os eventos trazem modelos, ideias e serviços que possam inspirar o desenvolvimento de projetos para Cidades Inteligentes”, destacou José Marinho.

O evento da próxima terça tem a parceria da S. Clara Comunicação e Sigma Telecom.

Serviço:

Webinar das Cidades Digitais da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral Paranaense

12/01/2021, às 10 horas

Inscrições gratuitas para servidores públicos, entidades e universidades pelo https://www.sympla.com.br/rcd

Informações pelo WhatsApp (41)3015-6812 ou pelo contato@redecidadedigital.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo