Política

Ministra da Saúde volta ao Paraná nesta quinta (9), anuncia Zeca Dirceu

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, volta ao Paraná nesta quinta-feira (9), anunciou o deputado federal Zeca Dirceu (PT). Na Capital, ela cumpre agenda de compromissos em hospitais filantrópicos. O deputado destaca que a nova visita oficial reforça a atenção do Governo do Presidente Lula com a ampliação de investimentos e da disponibilidade de mais serviços em saúde para atender a população do estado. Em repasse único, no ano passado, o Ministério da Saúde destinou mais de 170 milhões de reais em apoio a 485 entidades filantrópicas de saúde, inclusive Santas Casas, em 306 municípios paranaenses.

“A ampliação dos investimentos e do acesso a mais serviços de saúde pela população tem sido a marca do compromisso que o Governo do Presidente Lula e o empenho da ministra Nísia têm imprimido em todo o País e também no nosso estado”, diz Zeca. Ele destaca ainda a relevância da retomada e incremento de programas essenciais para o bem estar do povo paranaense, como o Mais Médicos, a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de equipamentos na área da Saúde Mental (CAPS), dentro do Novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – Seleções, como o Farmácia Popular, o Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias e os repasses referentes à complementação do Piso Nacional da Enfermagem, entre outros.

Segundo balanço do governo federal, no ano passado, já foram transferidos ao Paraná também mais de R$ 30 milhões do Programa Nacional de Redução de Filas de Cirurgias, correspondentes ao custeio de 13,54 mil cirurgias realizadas das 31,39 mil previstas e R$ 68,89 milhões para a complementação do Piso da Enfermagem em 370 municípios.

Em todo o Paraná, em média, mais de 700 mil pessoas são beneficiadas por mês pelo programa Farmácia Popular e, destas, cerca de 670 mil retiraram medicamentos gratuitos para diabetes, hipertensão, asma e osteoporose.

Mais de 1.500 médicos atuam no estado pelo Mais Médicos, sendo que 27 prestam atendimento em Distrito Sanitário Indígena. Já na prevenção e combate ao câncer, dentro dos programas de Saúde da Mulher, o Ministério da Saúde realizou, ao longo de todo o ano passado, mais de 470 mil exames de colo de útero em mulheres de 25 a 64 anos nas unidades do SUS do Paraná e cerca de 200 mil mamografias, às pacientes na faixa dos 50 aos 69 anos de idade.

“Em todo o País, somente com os recursos do Novo PAC Saúde, o nosso governo está investindo na construção de novas Unidades Básicas de Saúde e na expansão das equipes de Saúde da Família, de Saúde Bucal, de Multiprofissionais e de Agentes Comunitários de Saúde para ampliar a cobertura dessa atenção primária do SUS a todos os brasileiros”, comemora Zeca Dirceu. Em portaria ministerial, publicada esta semana, serão habilitadas 256 municípios em 22 estados para receberem novas UBSs. O Paraná será contemplado, nesta nova seleção, com 18 UBSs, localizadas em 16 municípios.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Maior Papai Noel do mundo fica no Paraná

Atrativo turístico de Natal foi oficialmente reconhecido como o maior do mundo pelo Guiness World…

8 horas ago

Lacen divulga documentário sobre descoberta inédita de bactéria rara

Obra apresenta a investigação que identificou a Phytobacter diazotrophicus, uma superbactéria que provocou mortes há…

8 horas ago

Formatura marca a última noite de “ALGO/RITMO” no Guairão

Ao todo, quase 3 mil pessoas prestigiaram as duas noites de apresentações do espetáculo. A…

8 horas ago

Paraná amplia banco de perfis genéticos para casos criminais e cresce 15% em 12 meses

A coleta faz parte do esforço permanente para garantir que todos os presos condenados pelos…

8 horas ago

Governadores do Sul e Sudeste cobram ação integrada na segurança pública

Na carta divulgada após a conclusão do 14ª Cosud, , os governadores renovam a convicção…

8 horas ago

IDR-Paraná divulga resultado final do PSS com 173 novos profissionais para reforçar a extensão rural e pesquisa no Estado

Profissionais exercerão funções de graduação com doutorado, graduação superior e função de médio especializado. Os…

8 horas ago