Geral

Ministra se manifesta sobre manutenção da “alta taxa de juros” durante evento em Brasília

Declaração de Luciana Santos ocorreu na posse do novo presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento, Celso Pansera

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, disse na noite desta quarta-feira (21/6) que não vê motivo para que o Conselho de Política Monetária (Copom), do Banco Central, mantenha a taxa de juros a 13,75%. “A taxa de juros tem impacto no fomento e na indução ao desenvolvimento do país”, afirmou, durante a posse do novo presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Celso Pansera, em Brasília. A entidade reúne 34 instituições financeiras de desenvolvimento (IFDs).

Luciana destacou que o Brasil tem registrado “crescimento, superávit comercial, queda da inflação, que passou de 12,5% para 4,5%, e indicadores macroeconômicos que não justificam a taxa de juros”. O evento contou com a participação de dezenas de parlamentares e executivos de instituições financeiras de desenvolvimento, aglutinadas no Sistema Nacional de Fomento (SNF).

O novo presidente da ABDE, que continua à frente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), destacou que realizará uma “gestão bastante centrada, muito ágil e de bastante trabalho para ganhar velocidade”. “Neste momento, vamos fortalecer o Sistema Nacional de Fomento com ações práticas, rápidas, indo aos estados que ainda não têm agências e convencer os governadores a criá-las. Nós temos que capilarizar o acesso aos recursos baratos”, afirmou.

A ex-presidente Jeanette Lontra, antecessora de Pansera no posto, destacou a importância do Plano ABDE 2030 de Desenvolvimento Sustentável, que, segunda ela, deve continuar a direcionar as ações do Sistema Nacional de Fomento. “Por nossa especificidade, somos desafiados a assumir mais riscos para promover o desenvolvimento. As instituições financeiras de desenvolvimento têm liderado uma enorme transformação, operando os principais instrumentos de garantia ao acesso a recursos por pequenos empreendedores”, asseverou.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Fomento Paraná libera R$ 717 milhões em crédito em um ano em todo o Estado

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…

14 horas ago

Simepar disponibiliza informações meteorológicas em painéis digitais no Litoral

Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…

15 horas ago

92% das praias do Paraná estão aptas para banho

O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…

15 horas ago

Paraná aumenta em 9% número de licenças ambientais para novos negócios em 2024

O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…

15 horas ago

Curitibano é um dos principais líderes do turismo brasileiro

O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…

15 horas ago

Almoço Solidário para 300 pessoas

O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…

15 horas ago