fbpx
Educação

Sebrae/PR homenageia finalistas do Prêmio Educador Transformador

Curitiba foi o cenário de cerimônia realizada nesta terça-feira (23) para homenagear os finalistas paranaenses do Prêmio Educador Transformador.

Essa iniciativa teve o objetivo de reconhecer e promover as práticas educacionais transformadoras que se destacaram na premiação nacional.

O evento reuniu educadores, membros de equipes pedagógicas, técnicos do Sebrae/PR e lideranças do setor, incluindo a diretora-geral da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (Seed), Louise Caroline Campos Löw.

A coordenadora de Liderança e Cultura Empreendedora do Sebrae/PR, Rosangela Angonese, conta que a iniciativa teve como objetivo inspirar mais professores e gestores escolares a adotar ações educacionais que promovam o empreendedorismo e o protagonismo dos jovens, além de reconhecer o trabalho inspirador dos educadores.

“Tivemos a oportunidade de ouvir as histórias emocionantes dos cinco finalistas paranaenses do Prêmio, que se destacaram como os grandes vencedores do nosso Estado. Essa conquista representa a consolidação da parceria do Sebrae com escolas, municípios e secretarias municipais e estadual de Educação. É por meio de interesses comuns e objetivos compartilhados que o incentivo ao empreendedorismo para os jovens se torna uma realidade”, destaca a coordenadora.

Projetos de destaque

O Prêmio Educador Transformador avaliou 2.897 projetos de todo o Brasil e foi dividido em sete categorias, abrangendo desde a educação infantil até o ensino superior. Cada categoria premiou um projeto ou iniciativa que se destacou por sua contribuição significativa para a educação e o desenvolvimento dos estudantes.

O evento reuniu educadores, membros de equipes pedagógicas, técnicos do Sebrae/PR e lideranças do setor

 

Na categoria Educação Infantil, o finalista foi o projeto “As mãos que falam”, desenvolvido pela professora Paula Edilena de Souza Franke, de Maringá.

A ação teve como foco a inclusão de crianças surdas no ambiente escolar, utilizando a língua de sinais como ferramenta de comunicação e aprendizado.

“Esse reconhecimento me faz ter certeza que meu sonho particular de inclusão virou coletivo e pode ser aplicado em muitos outros lugares”, comenta Paula Edilena.

Na categoria Ensino Fundamental Anos Finais, o destaque foi para o projeto “A resiliência na busca por cidades mais sustentáveis”, idealizado pela professora Sarita Maria Pieroli, de Londrina. Essa iniciativa envolveu os estudantes em ações voltadas para a conscientização ambiental e a adoção de práticas sustentáveis, visando contribuir para a construção de um futuro ecologicamente sustentável.

Na categoria Educação Profissional, a Feira do Empreendedorismo e Marketing do Colégio Estadual Castro Alves, sob a coordenação da professora Maria Aldinete de Almeida Reinaldi, de Cornélio Procópio, foi finalista. Esse projeto estimulou o espírito empreendedor nos estudantes, promovendo a criatividade, a liderança e o desenvolvimento de habilidades de negócios.

Na mesma categoria, foi finalista o projeto Praça CEEP criado pela professora Maria Carolina Alves Luz, de Assaí. A ação levou o aprendizado além das salas de aula, transformando a praça da comunidade em um espaço de educação e interação, onde os estudantes puderam desenvolver diversas atividades de forma integrada com a comunidade.

“Essa homenagem do Sebrae é um reconhecimento que não estava esperando, e estou muito feliz de estar aqui representando minha equipe. É a confirmação de que estamos no rumo certo e a validação do valor e do impacto positivo que o nosso trabalho é capaz de causar”, comemora a professora Maria Carolina.

Por fim, na categoria Educação Superior, o projeto finalista do Paraná foi MedLibras, que viabilizou o atendimento médico ambulatorial na Língua Brasileira de Sinais (Libras), e foi desenvolvido pela professora Luciana de Freitas Bica, de Pato Branco, e representado na cerimônia pelo médico Yasser Jebahi.

A premiação

Prêmio Educador Transformador foi realizado em conjunto pelo Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare com o objetivo de reconhecer projetos desenvolvidos por professores de todo o país que estão empreendendo uma educação transformadora nas diversas etapas da educação. A divulgação dos resultados ocorreu durante a Bett Brasil 2023, maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina, em São Paulo (SP), que ocorreu em maio passado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo