“Luiz Carlos Martins começou no rádio aos 17 anos. Mas como todo profissional que vê em seu trabalho uma forma de mudar a vida das pessoas, com o passar do tempo, sentiu a necessidade de ir além.
O primeiro cargo na vida pública foi em 1988, quando se elegeu vereador em Curitiba, com 13.616 votos. Em 1990, foi eleito deputado estadual, cargo que manteve em 1994, 1998, 2002 e 2006.
Tornou-se suplente na eleição de 2010, assumindo como deputado em 2013. Incansável, Luiz foi reeleito deputado estadual novamente em 2014 e 2018.
Como deputado estadual, teve várias leis sancionadas, entre elas a Lei 11.097/95, que proíbe fabricação, transporte e comercialização de brinquedos semelhantes às armas de fogo.
Luiz também foi responsável pela lei 11.179/95, que estabelece normas para o abate de animais destinados ao consumo e pela lei 12.242/98, que proíbe a aplicação de tatuagens permanentes em menores de 18 anos de idade sem autorização dos pais ou responsáveis.
Também foi de autoria de Luiz Carlos Martins a lei 19.605/18, que obriga as concessionárias de pedágio do Paraná a construir, nas rodovias sob as suas respectivas jurisdições, pontos de parada e descanso para os motoristas profissionais.
Idosos e mulheres
Uma das leis mais recentes de autoria de Luiz Carlos Martins foi a de número 19.473/18, que obriga as agências bancárias do Paraná a disponibilizar funcionários para auxiliar idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais na utilização dos terminais de autoatendimento durante o horário comercial.
No mesmo ano, a lei 19.727/18 chegou para defender as mulheres vítimas de violência doméstica. Sancionada, a lei obriga a reserva de vagas de emprego das empresas para mulheres vítimas de violência doméstica nas empresas prestadoras de serviços ao Poder Público Estadual.
HISTÓRIA
A Rádio Banda B nasceu do sonho do radialista Luiz Carlos Martins. Já com grande experiência no rádio, ele sonhava em ter sua própria emissora. Foi então que, em 1999, nasceu a Banda B.
Instalada inicialmente numa casa no Alto da XV, com poucos funcionários e muita vontade de fazer uma emissora voltada aos interesses da comunidade de Curitiba e Região Metropolitana, a Banda B foi crescendo aos poucos.
Com o bordão que manteve até o último “bom dia” nas ondas do rádio, o “Oi Oi gente querida”, Luiz Carlos Martins e sua equipe conquistaram rapidamente a audiência. A sede da emissora mudou-se para o bairro Vista Alegre, com mais estrutura e mais equipe trabalhando.
“Ele faz com o coração”, foi e é até hoje outra frase que identifica Martins com o ouvinte. Ao longo dos anos, a programação, baseada em três pilares, informação, alegria e emoção, fez com que o ouvinte criasse um vínculo com a rádio. O esporte também se tornou destaque com a maior audiência do setor no rádio em Curitiba e Região.
O nome da potência pensada por Luiz Carlos Martins sempre teve tudo a ver com a história da criação da rádio. Mas muitos perguntam o motivo do nome da Banda B, e Luiz mesmo sempre tratava de responder.
“Quando estávamos para inaugurar nossa emissora, veio a dúvida: que nome? Na época, final dos anos 90, havia uma promessa das empresas de telefonia de melhora da qualidade. Eles diziam: vem aí a Banda B, com muito mais recursos, num contraponto a Banda A, que já existia. Foi então que o Carneiro Neto, nosso colega, sugeriu o nome Rádio Banda B. Todos gostaram e esta é a nossa marca hoje e sempre”.
Com todas as mudanças que o rádio passou nos últimos anos, a Rádio Banda B de Curitiba se tornou a primeira emissora do Paraná a operar na faixa estendida de FM, chamada de eFM, através da frequência FM 79.3.
A faixa estendida de FM foi uma solução que o setor encontrou para acomodar as migrantes do AM nos centros onde o espectro de 88.1 FM a 107.9 FM está congestionado.
Sem espaço no dial para as entradas de outras emissoras, o Ministério das Comunicações começou o processo de migração em 2017, até para acompanhar o processo de digitalização da TV brasileira.
Com isso, considerada uma rádio tradicional, a Banda B tem o ouvinte mais fiel, segundo o IBOPE e vem mudando seu perfil no que se refere ao contato com seu público.
Junto com a potência do rádio, veio também a necessidade de expandir a comunicação e abraçar uma tecnologia que chegou para ficar: a internet. Foi aí que, em 2010, surgiu o Portal Banda B.
Desde o surgimento, o Portal Banda B mantém a premissa de convergência das duas mídias mais rápidas que existem: rádio e internet.
Dos primeiros dias, com cerca de 1 mil acessos/dia, o Portal Banda B alcança hoje a marca de 3 milhões de usuários únicos por mês. É a maior referência de notícias online em Curitiba e Região Metropolitana.
“Sentimos a necessidade de investir em novas mídias, embora seja um termo amplo que se refere à soma de novas tecnologias e métodos de comunicação. Mas não há dúvida de que temos aí um novo canal de distribuição de conteúdo e comunicação”, dizia Luiz Carlos Martins.
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