Cultura

Morre Luiz Carlos Martins: ” Oi, Oi, Gente Querida”

Luiz Carlos Martins começou no rádio aos 17 anos. Mas como todo profissional que vê em seu trabalho uma forma de mudar a vida das pessoas, com o passar do tempo, sentiu a necessidade de ir além.

O primeiro cargo na vida pública foi em 1988, quando se elegeu vereador em Curitiba, com 13.616 votos. Em 1990, foi eleito deputado estadual, cargo que manteve em 1994, 1998, 2002 e 2006.

Tornou-se suplente na eleição de 2010, assumindo como deputado em 2013. Incansável, Luiz foi reeleito deputado estadual novamente em 2014 e 2018.

Como deputado estadual, teve várias leis sancionadas, entre elas a Lei 11.097/95, que proíbe fabricação, transporte e comercialização de brinquedos semelhantes às armas de fogo.

Luiz também foi responsável pela lei 11.179/95, que estabelece normas para o abate de animais destinados ao consumo e pela lei 12.242/98, que proíbe a aplicação de tatuagens permanentes em menores de 18 anos de idade sem autorização dos pais ou responsáveis.

Também foi de autoria de Luiz Carlos Martins a lei 19.605/18, que obriga as concessionárias de pedágio do Paraná a construir, nas rodovias sob as suas respectivas jurisdições, pontos de parada e descanso para os motoristas profissionais.

Idosos e mulheres

Uma das leis mais recentes de autoria de Luiz Carlos Martins foi a de número 19.473/18, que obriga as agências bancárias do Paraná a disponibilizar funcionários para auxiliar idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais na utilização dos terminais de autoatendimento durante o horário comercial.

No mesmo ano, a lei 19.727/18 chegou para defender as mulheres vítimas de violência doméstica. Sancionada, a lei obriga a reserva de vagas de emprego das empresas para mulheres vítimas de violência doméstica nas empresas prestadoras de serviços ao Poder Público Estadual.

HISTÓRIA

Quem conviveu no dia-a-dia ou teve a chance de conversar ao menos uma vez com Luiz Carlos Martins, que morreu nesta segunda-feira (29), percebeu que não era à toa que o bordão “a rádio do coração” tinha tudo a ver com o sentimento que ele nutria não só pela Banda B, mas pelo rádio em si.
Foi por tamanha paixão pelo segmento da mídia, que ele criou, em Curitiba, uma das maiores potências da comunicação do Paraná.

A Rádio Banda B nasceu do sonho do radialista Luiz Carlos Martins. Já com grande experiência no rádio, ele sonhava em ter sua própria emissora. Foi então que, em 1999, nasceu a Banda B.

Instalada inicialmente numa casa no Alto da XV, com poucos funcionários e muita vontade de fazer uma emissora voltada aos interesses da comunidade de Curitiba e Região Metropolitana, a Banda B foi crescendo aos poucos.

Com o bordão que manteve até o último “bom dia” nas ondas do rádio, o “Oi Oi gente querida”, Luiz Carlos Martins e sua equipe conquistaram rapidamente a audiência. A sede da emissora mudou-se para o bairro Vista Alegre, com mais estrutura e mais equipe trabalhando.

“Ele faz com o coração”, foi e é até hoje outra frase que identifica Martins com o ouvinte. Ao longo dos anos, a programação, baseada em três pilares, informação, alegria e emoção, fez com que o ouvinte criasse um vínculo com a rádio. O esporte também se tornou destaque com a maior audiência do setor no rádio em Curitiba e Região.

Por que o nome Banda B?

O nome da potência pensada por Luiz Carlos Martins sempre teve tudo a ver com a história da criação da rádio. Mas muitos perguntam o motivo do nome da Banda B, e Luiz mesmo sempre tratava de responder.

“Quando estávamos para inaugurar nossa emissora, veio a dúvida: que nome? Na época, final dos anos 90, havia uma promessa das empresas de telefonia de melhora da qualidade. Eles diziam: vem aí a Banda B, com muito mais recursos, num contraponto a Banda A, que já existia. Foi então que o Carneiro Neto, nosso colega, sugeriu o nome Rádio Banda B. Todos gostaram e esta é a nossa marca hoje e sempre”.

Faixa estendida

Com todas as mudanças que o rádio passou nos últimos anos, a Rádio Banda B de Curitiba se tornou a primeira emissora do Paraná a operar na faixa estendida de FM, chamada de eFM, através da frequência FM 79.3.

A faixa estendida de FM foi uma solução que o setor encontrou para acomodar as migrantes do AM nos centros onde o espectro de 88.1 FM a 107.9 FM está congestionado.

Sem espaço no dial para as entradas de outras emissoras, o Ministério das Comunicações começou o processo de migração em 2017, até para acompanhar o processo de digitalização da TV brasileira.

Com isso, considerada uma rádio tradicional, a Banda B tem o ouvinte mais fiel, segundo o IBOPE e vem mudando seu perfil no que se refere ao contato com seu público.

Portal Banda B

Junto com a potência do rádio, veio também a necessidade de expandir a comunicação e abraçar uma tecnologia que chegou para ficar: a internet. Foi aí que, em 2010, surgiu o Portal Banda B.

Desde o surgimento, o Portal Banda B mantém a premissa de convergência das duas mídias mais rápidas que existem: rádio e internet.

Dos primeiros dias, com cerca de 1 mil acessos/dia, o Portal Banda B alcança hoje a marca de 3 milhões de usuários únicos por mês. É a maior referência de notícias online em Curitiba e Região Metropolitana.

“Sentimos a necessidade de investir em novas mídias, embora seja um termo amplo que se refere à soma de novas tecnologias e métodos de comunicação. Mas não há dúvida de que temos aí um novo canal de distribuição de conteúdo e comunicação”, dizia Luiz Carlos Martins.

 

 

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Fomento Paraná libera R$ 717 milhões em crédito em um ano em todo o Estado

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…

20 horas ago

Simepar disponibiliza informações meteorológicas em painéis digitais no Litoral

Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…

21 horas ago

92% das praias do Paraná estão aptas para banho

O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…

21 horas ago

Paraná aumenta em 9% número de licenças ambientais para novos negócios em 2024

O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…

21 horas ago

Curitibano é um dos principais líderes do turismo brasileiro

O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…

22 horas ago

Almoço Solidário para 300 pessoas

O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…

22 horas ago