divulgação
Entre os dias 22 e 24 de abril, o Sesc Paço da Liberdade será palco da mostra A Revolução da Moda em Cartaz, que abre oficialmente a programação da Semana Fashion Revolution Curitiba 2025.
Com sessões sempre às 19h e entrada gratuita, a mostra convida o público a refletir sobre os impactos da moda contemporânea por meio de três documentários, que abordam temas como trabalho, identidade, economia e resistência.
A proposta é ampliar o debate sobre a moda como força cultural, social e política — alinhada ao tema da campanha deste ano: “Pense Global, Aja Local: quem é o Brasil na Revolução da Moda?”. A edição 2025 propõe mapear os principais desafios e soluções da moda brasileira, com foco em saberes locais, justiça climática e os direitos de quem trabalha ao longo da cadeia produtiva.
22/04 – O Ponto Firme (Dir. Marco Delgado, 2019 – 76 min)O documentário acompanha o estilista Gustavo Silvestre em um ousado projeto de formação em crochê com detentos da Penitenciária Adriano Marrey, em São Paulo. Através da arte têxtil, o filme propõe uma reflexão sobre masculinidades, reintegração social e o poder da moda como ferramenta de transformação.
23/04 – A Costura do Invisível (Dir. Dellani Lima e Karen Black, 2017 – 72 min)Com abordagem sensível e experimental, o filme mergulha na trajetória do estilista Ronaldo Fraga e seus desfiles poéticos e políticos. A narrativa explora a memória, os afetos e as conexões entre moda, identidade e território, costurando cenas reais e performáticas.
24/04 – Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar (Dir. Marcelo Gomes, 2019 – 85 min)Vencedor de prêmios internacionais, o documentário retrata a cidade de Toritama, em Pernambuco, onde trabalhadores produzem jeans de forma intensa e informal. O filme revela os dilemas de um sistema produtivo exaustivo e questiona os limites entre trabalho, tempo livre e liberdade.
Criado após a tragédia do Rana Plaza, em Bangladesh (2013), o Fashion Revolution é um movimento global que defende uma moda mais justa, ética e sustentável. A campanha chegou ao Brasil em 2014 e, em 2024, mobilizou mais de 900 ações em 100 cidades do país.
Curitiba integra o movimento desde 2015 e, durante a Semana Fashion Revolution 2025, que acontece entre os dias 22 a 27 de abril, promove uma intensa programação com rodas de conversa, oficinas, intervenções urbanas e uma edição especial do Dia das Manualidades na Rua, marcada para o dia 26 de abril. A programação é articulada por uma rede local formada por voluntários, instituições de ensino, artistas, designers, ativistas e empreendedores.
“Nosso foco neste ano está na valorização dos saberes manuais e locais, na defesa dos direitos dos trabalhadores e na urgência climática que nos atravessa globalmente. A programação busca reunir quem acredita que a moda pode e deve ser uma força de transformação social”, afirma a representante do Fashion Revolution em Curitiba, Aline Bussi.
Confira a programação completa aqui.
Serviço:
Sesc Paço da Liberdade – Praça Generoso Marques, 189 – Centro, Curitiba/PR
De 22 a 24 de abril de 2025
19h
Entrada gratuita com inscrição prévia aqui.
*Doação voluntária: 1kg de alimento não perecível para o Programa Mesa Brasil Sesc PR
Informações para a imprensa
Isabela Mattiolli
isabela.mattiolli@sescpr.com.
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…