Empreendedorismo

Movepar – maior feira de móveis do Brasil em Arapongas

Arapongas, na região Norte do Estado, realiza nesta semana a Movelpar Home Show, um tradicional evento do setor moveleiro realizado desde 1997 e que neste ano reúne 160 expositores e cerca de 17 mil visitantes entre lojistas, arquitetos, importadores e profissionais ligados ao segmento.

Com 119 mil habitantes, Arapongas tem na indústria de móveis sua principal força econômica.

De acordo com o Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), o polo engloba 42 municípios da região e representa 10% de toda a produção nacional de móveis. Atualmente, 1.009 empresas moveleiras atuam na região, das quais 367 plantas industriais estão instaladas em Arapongas, 37% do total. Toda a cadeia emprega 19,5 mil pessoas nos municípios, sendo 64,6% dessas vagas somente em Arapongas, totalizando 12,6 mil postos de trabalho no município.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviço, Fomento Paraná e o Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE). A realização é da Movelpar Home Show, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (SIMA).

Na avaliação do secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, que esteve na feira nesta quarta-feira (31) representando o Governo do Estado, a Movelpar é um exemplo que demonstra o potencial econômico do turismo de negócios. “Arapongas é hoje a capital do turismo moveleiro, juntando grandes empresários, fabricantes, profissionais de design e desenvolvimento de produtos, lojistas e consumidores”, afirmou.

“O Governo do Paraná acertou em investir no turismo de negócios, apoiando as grandes feiras regionais, e cujo potencial muitas vezes não era enxergado. Temos pessoas do Brasil todo e até mesmo compradores internacionais em Arapongas, o que atrai novos investimentos para o setor e também movimenta a economia da cidade”, concluiu Nunes.

POTENCIAL ECONÔMICO – A expectativa dos organizadores é ultrapassar o volume de negócios em relação à edição anterior, que também teve o apoio do Governo do Paraná e movimentou aproximadamente R$ 650 milhões durante a feira e nos dias subsequentes.

De acordo com o diretor executivo da Movelpar, Adilson Rodrigues, o sucesso da feira fez com que o evento, que ocorria a cada dois anos, se tornasse anual, além de agregar cada vez mais inovações do setor. “Com o apoio do Governo do Estado e da prefeitura, estamos trazendo novidades, juntando o mobiliário tradicional com maquinários, acessórios e serviços voltados às indústrias moveleiras. Isso gera ainda mais interesse do segmento e reforça a vocação de Arapongas como polo moveleiro nacional”, declarou.

O polo moveleiro começou a se estruturar na década de 1970, quando o Norte do Paraná deixou de ser o maior produtor de café do Brasil devido à geada negra, que queimou praticamente todas as lavouras, mudando o cenário socioeconômico do Estado. Atualmente, os móveis produzidos na região chegam a 60 países, com vendas expressivas para outros destinos da América Latina, além da América do Norte, Europa, Ásia, Oriente Médio e África. Sozinho, o polo moveleiro de Arapongas representa 12% do volume total exportado pelo Brasil.

“Arapongas está bem alicerçada como polo moveleiro porque os nossos empresários foram criados na crise e hoje conquistam mercados internacionais em todos os continentes. Não é à toa que temos vários empresários de fora do país que vêm até a Movelpar em busca dos modelos usados pela nossa indústria moveleira”, comentou o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre.

Os números fizeram com que no fim de novembro de 2023 a cidade fosse oficialmente intitulada como a Capital Moveleira Nacional.

O título foi concedido pelo governo federal com a publicação da Lei 14.728/2023, resultado do projeto de lei que tramitou no Congresso Nacional.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Lactec é novo membro do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica

O Lactec se tornou membro do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, um movimento nacional…

3 horas ago

PARANÁ: Casa Branca Agropastoril oferta genética superior da raça Nelore no 10º Leilão Primavera

A Casa Branca Agropastoril realizará seu 10º Leilão Primavera, no dia 31 de agosto, a…

3 horas ago

Chef Hermes Custódio participa do Morretes Chef com prato exclusivo

O chef Hermes Custódio, do restaurante Gianttura, é um dos convidados para assinar pratos no…

3 horas ago

Dia Brasil no Rock in Rio trará os maiores sucessos dos mais de 90 artistas que brilharão na Cidade do Rock nesta data histórica

Cidade do Rock, 21 de agosto de 2024: A poucas semanas de começar a edição que…

4 horas ago

Deltaville Marine: para quem busca qualidade de vida na Grande Florianópolis

Biguaçu, agosto de 2024 - A Ábaco Urbanizadora, que atua desde 1978 no mercado imobiliário, destaca…

4 horas ago