Museu do Amanhã recebe exposições inéditas a partir de janeiro
Mês de férias também terá programação semanal do projeto "Brincar é Ciência"
Para comemorar as férias e o início do ano, o Museu do Amanhã terá uma programação com duas exposições e diferentes atividades do projeto “Brincar é Ciência” ao longo de janeiro. Já no dia 9, será inaugurado “Arte de Código Aberto”, trabalho individual do artista- programador Vamoss. No fim do mês, dia 30, o Museu recebe a exposição “Sentir Mundo – Uma Jornada Imersiva”, uma experiência sensorial que vai levar o público a um passeio pelas florestas, pelo solo e pela vida dos animais.
A exposição “Arte de Código Aberto”, que vai ocupar o Laboratório de Atividades do Amanhã – LAA, apresentado pelo Santander, é uma oportunidade para o público compreender e ver de perto como operam os programas que influenciam o dia a dia da sociedade em áreas essenciais como nas máquinas hospitalares, nas escolas, nos celulares e nas redes sociais, por exemplo. O trabalho é assinado por Vamoss, artista-programador que utiliza o código como matéria prima para criar projetos de arte gerativa. Doutorando em Artes Visuais no PPGAV-UFRJ, e formado em Design e mestre em Economia Criativa pela ESPM-Rio, o artista é diretor de tecnologia na SuperUber (produtora com foco em experiências interativas em arte, tecnologia, arquitetura e design) e já contribuiu para projetos de museus em todo o mundo desde 2011.
A partir de 30 de janeiro, o Museu do Amanhã vai receber a exposição “Sentir Mundo – Uma Jornada Imersiva”, que aguça os sentidos do público no intuito de aproximá-lo da perspectiva que outras espécies têm do meio onde habitam. Idealizado e desenvolvido pelo Sensory Odyssey Studio, o projeto leva os visitantes a passearem por três áreas temáticas: a parte visível da floresta, por dentro do solo e a dança dos insetos através de painéis informativos, sons característicos, cheiros e acervo entomológico (coleção científica formada por insetos). A exposição é uma versão reduzida de Odisseia Sensorial, que estreou em Paris, em parceria com o Museu Nacional de História Natural, e foi exibida em Singapura.
O projeto “Brincar é Ciência”, apresentado pela ArcelorMittal, tem programação confirmada para todas as terças, sábados e domingos de janeiro. No dia 9, será a vez de homenagear o dia do astronauta, com uma oficina para construir naves espaciais e aprender sobre a profissão. O primeiro fim de semana do mês dá espaço para uma oficina de colagem e oficina de holograma portáteis, no sábado, 13, e uma oficina lúdica com músicas para crianças entre 3 e 6 anos e uma roda de contação de histórias no domingo, 14. Para conferir a programação completa, acesse o link.
Confira abaixo a programação completa de janeiro no Museu do Amanhã
Arte de Código Aberto
Data: de 9/01 a 21/04/2024
Local: Laboratório de Atividades do Amanhã – Museu do Amanhã
Horários de visitação: terça a domingo, das 10h às 18h, inclusive feriados.
Os ingressos podem ser comprados pela internet ou na bilheteria do Museu do Amanhã.
Sentir Mundo – Uma jornada imersiva
Data: 29/01 a 2/06/2024
Local: Museu do Amanhã
Horários de visitação: terça a domingo, das 10h às 18h, inclusive feriados.
Os ingressos podem ser comprados pela internet ou na bilheteria do Museu do Amanhã.
Brincar é Ciência
Data: 09 a 30/01/2024 – sempre às terças, sábados e domingos
Local: Museu do Amanhã
Ingressos: preencher formulário
Para acessar a programação completa clique aqui
Sobre o Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã é um equipamento da Prefeitura do Rio de Janeiro, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG.
Sobre o IDG
O IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão é uma organização social sem fins lucrativos especializada em gerir centros culturais públicos e programas ambientais. Atua também em consultorias para empresas privadas e na execução, desenvolvimento e implementação de projetos culturais e ambientais.