fbpx
Cultura

Museu Egípcio & Rosacruz Tutankhamon participa da Semana Nacional de Museus

 

Esta é uma semana especial para todos os museus de nosso país, pois nela será realizada a vigésima edição da Semana Nacional de Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, IBRAM. Este ano o tema escolhido foi “O Poder dos Museus” e para celebrar esse evento já consagrado entre os museus brasileiros, o Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon e o Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso, de Ponta Grossa, no Paraná, participarão em conjunto oferecendo atividades ao público no sábado, dia 21 de maio.

O Poder dos Museus é algo característico, pois, cada um na sua essência apresenta ao público coleções de objetos raros, inusitados, exclusivos e até com temáticas únicas. O trabalho no museu envolve pesquisa, conservação, preservação da história e dos seus objetos, atividades culturais e educacionais, entre outras.

Para esta semana, o Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon e o Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso trazem o “Dia da Múmia – 9” com uma oficina de escrita Hieroglífica para crianças de 06 a 12 anos que será realizada no período da manhã, para comemorar os 200 anos do nascimento da egiptologia. Porém, as inscrições para essa atividade se esgotaram, então, só quem se inscreveu é que poderá participar da atividade. Mas, no período da tarde, entre às 14h:30 e às 16h:00, será realizada a Palestra Vida e obra de Jean-François Champollion com a Graduada, Mestre e Doutoranda em História pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Jéssica Cabral. A pesquisadora vai conversar sobre a trajetória do francês responsável pela decifração da escrita hieroglífica.

O Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon dedica-se a divulgar a antiga história egípcia para todos aqueles que desejam conhecer o Antigo Egito, pois em suas exposições procura demonstrar como viviam e em que acreditavam os antigos habitantes da terra dos faraós. O Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso também se dedica ao Egito Antigo, inclusive tem uma máscara funerária original em seu acervo, além de apresentar a história e arqueologia de diversos povos pré-colombianos.

O Egito Antigo é fascinante! Conhecer a sua cultura é descobrir um pouco de nós mesmos. Que tal descobrir e conhecer o legado deixado por esta antiga civilização que perdurou por mais de 3000 anos? O encontro está marcado: é neste sábado, dia 21 de maio, entre das 14h:30 às 16h:00, no Auditório H. Spencer Lewis, da Ordem Rosacruz em Curitiba. Você não pode perder a oportunidade única de entender mais sobre aquele que decifrou a escrita hieroglífica.

Por Emanuelle Spack

 

👉 Serviço

Palestra Vida e obra de Jean-François Champollion

Palestrante: Doutoranda Jéssica Cabral.

Data: Sábado dia 21 de maio.

Horário: 14h30 às 16h00.

Entrada: Gratuita.

Local: Auditório H. Spencer Lewis – Ordem Rosacruz (AMORC) – no prédio ao lado do Museu Egípcio.

Endereço: Rua Nicarágua, 2620 – Bacacheri – 82515-260 – Curitiba, Paraná.

Entrada: Franca

Informações: (41) 3351-3024 / 3351-3006.  E-mail: museu@amorc.org.br

Instagram: https://www.instagram.com/museuegipcioerosacruz

Facebook: https://www.facebook.com/museuegipcioerosacruz/

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo