fbpx
Geral

Mutirão da madrugada para a limpeza do Terminal Guadalupe

“A pandemia trouxe para a nossa atividade a classificação de “agentes de saúde”, não somos mais a “tiazinha da limpeza”, é uma demonstração de que a limpeza é uma atividade profissional”. Este reconhecimento motivou mais uma atividade para o Dia Mundial da Limpeza, segundo o presidente da Facop, Adonai Arruda, destacando que  o ambiente trabalhado na madrugada do dia 16 foi escolhido porque é o ponto de chegada e partida dos ônibus metropolitanos, com movimentação diária de 280 mil pessoas.

A Fundação do Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities (FACOP) liderou a revitalização do Terminal do Guadalupe.

Cerca de 70 profissionais, com tarefas bem distribuídas, rasparam chicletes, varreram, lavaram e enxaguaram os pisos com produtos biodegradáveis, com modernos equipamentos, deixando o ambiente do Terminal cheiroso e o chão brilhante.

LIMPEZA DO TERMINAL GUADALUPEEste marco histórico, projetado por Rubens Meister em 1956, é muito mais do que uma estrutura de concreto. Localizada no coração da cidade, nas interseções das ruas João Negrão e André de Barros, a construção testemunhou décadas de transformação, desde terminal rodoviário até seu papel atual como hub de transporte metropolitano, com 280 mil pessoas circulando diariamente.

A ação reunbiu equipe de profissionais de limpeza e professores da Fundação para mostrar o compromisso da cidade e da FACOP em promover a conscientização social sobre a importância do asseio e da conservação pública.

“Este evento exemplar é mais do que uma mera limpeza; é uma declaração de que a limpeza pública é um fator crítico para o bem-estar e a saúde de nossa comunidade. Ele nos lembra que, por trás dos serviços de limpeza, estão profissionais dedicados que merecem nosso reconhecimento e respeito”, afirma o presidente da FACOP.

Com 3.500m² de área a ser revitalizada, cerca de 60 profissionais se dedicarão à limpeza em etapas que contemplam limpeza seca e molhada, em diferentes tipos de pisos e ambientes, com equipamentos e produtos fornecidos pelas empresas Oral Gift, Swile, Kärcher, Alfa Tennant e Spartan Brasil, com a anuência e respaldo técnico de seus representantes. Para garantir a segurança de todos os profissionais envolvidos, haverá a presença de técnicos de segurança do trabalho e a exigência do uso de EPIs, como óculos de proteção, capas, luvas, botas, entre outros.

A revitalização do Terminal do Guadalupe pela FACOP é uma realização dos Sindicatos das Empresas e dos Empregados de Asseio e Conservação no Estado do Paraná (SEAC-PR e Siemaco-PR), com o apoio da MAxitex, Serra Verde Express e Sanepar. Além disso, a Prefeitura Municipal de Curitiba, Guarda Municipal de Curitiba, Fundação Social de Curitiba, Arquidiocese de Curitiba, URBS e Setran também colaboram para a realização da ação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo