Geral

Mutirão da madrugada para a limpeza do Terminal Guadalupe

“A pandemia trouxe para a nossa atividade a classificação de “agentes de saúde”, não somos mais a “tiazinha da limpeza”, é uma demonstração de que a limpeza é uma atividade profissional”. Este reconhecimento motivou mais uma atividade para o Dia Mundial da Limpeza, segundo o presidente da Facop, Adonai Arruda, destacando que  o ambiente trabalhado na madrugada do dia 16 foi escolhido porque é o ponto de chegada e partida dos ônibus metropolitanos, com movimentação diária de 280 mil pessoas.

A Fundação do Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities (FACOP) liderou a revitalização do Terminal do Guadalupe.

Cerca de 70 profissionais, com tarefas bem distribuídas, rasparam chicletes, varreram, lavaram e enxaguaram os pisos com produtos biodegradáveis, com modernos equipamentos, deixando o ambiente do Terminal cheiroso e o chão brilhante.

Este marco histórico, projetado por Rubens Meister em 1956, é muito mais do que uma estrutura de concreto. Localizada no coração da cidade, nas interseções das ruas João Negrão e André de Barros, a construção testemunhou décadas de transformação, desde terminal rodoviário até seu papel atual como hub de transporte metropolitano, com 280 mil pessoas circulando diariamente.

A ação reunbiu equipe de profissionais de limpeza e professores da Fundação para mostrar o compromisso da cidade e da FACOP em promover a conscientização social sobre a importância do asseio e da conservação pública.

“Este evento exemplar é mais do que uma mera limpeza; é uma declaração de que a limpeza pública é um fator crítico para o bem-estar e a saúde de nossa comunidade. Ele nos lembra que, por trás dos serviços de limpeza, estão profissionais dedicados que merecem nosso reconhecimento e respeito”, afirma o presidente da FACOP.

Com 3.500m² de área a ser revitalizada, cerca de 60 profissionais se dedicarão à limpeza em etapas que contemplam limpeza seca e molhada, em diferentes tipos de pisos e ambientes, com equipamentos e produtos fornecidos pelas empresas Oral Gift, Swile, Kärcher, Alfa Tennant e Spartan Brasil, com a anuência e respaldo técnico de seus representantes. Para garantir a segurança de todos os profissionais envolvidos, haverá a presença de técnicos de segurança do trabalho e a exigência do uso de EPIs, como óculos de proteção, capas, luvas, botas, entre outros.

A revitalização do Terminal do Guadalupe pela FACOP é uma realização dos Sindicatos das Empresas e dos Empregados de Asseio e Conservação no Estado do Paraná (SEAC-PR e Siemaco-PR), com o apoio da MAxitex, Serra Verde Express e Sanepar. Além disso, a Prefeitura Municipal de Curitiba, Guarda Municipal de Curitiba, Fundação Social de Curitiba, Arquidiocese de Curitiba, URBS e Setran também colaboram para a realização da ação.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Moderna maternidade de Pinhais é inaugurada com 14 bebês nascidos

A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) acaba de ganhar uma nova estrutura de saúde para…

12 horas ago

Além de Pinhais, Governo do Estado investe em mais quatro hospitais na região metropolitana

Além do Hospital e Maternidade Municipal de Rio Branco do Sul, entregue no mês de outubro,…

12 horas ago

Progressistas anuncia que não homologará candidatura de Sergio Moro ao Governo do Paraná pela Federação UP

O Progressistas do Paraná decidiu, por unanimidade, que não homologará a candidatura do senador Sergio…

12 horas ago

Hospital Veterinário alerta da importância de cuidar e proteger os animais

No dia 10 de dezembro, celebramos o Dia Internacional dos Direitos Animais. A data, criada…

13 horas ago

Exposição de cerâmica artística encerra temporada de mostras da Academia Alfredo Andersen

Mostra “TERRATECIDA” abre nesta terça-feira (09), a partir das 19h. Em cartaz até o dia…

23 horas ago

Ciclone extratropical no Rio Grande do Sul traz tempestades ao Paraná nesta semana

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), mesmo não…

23 horas ago