Geral

Mutirão da madrugada para a limpeza do Terminal Guadalupe

“A pandemia trouxe para a nossa atividade a classificação de “agentes de saúde”, não somos mais a “tiazinha da limpeza”, é uma demonstração de que a limpeza é uma atividade profissional”. Este reconhecimento motivou mais uma atividade para o Dia Mundial da Limpeza, segundo o presidente da Facop, Adonai Arruda, destacando que  o ambiente trabalhado na madrugada do dia 16 foi escolhido porque é o ponto de chegada e partida dos ônibus metropolitanos, com movimentação diária de 280 mil pessoas.

A Fundação do Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities (FACOP) liderou a revitalização do Terminal do Guadalupe.

Cerca de 70 profissionais, com tarefas bem distribuídas, rasparam chicletes, varreram, lavaram e enxaguaram os pisos com produtos biodegradáveis, com modernos equipamentos, deixando o ambiente do Terminal cheiroso e o chão brilhante.

Este marco histórico, projetado por Rubens Meister em 1956, é muito mais do que uma estrutura de concreto. Localizada no coração da cidade, nas interseções das ruas João Negrão e André de Barros, a construção testemunhou décadas de transformação, desde terminal rodoviário até seu papel atual como hub de transporte metropolitano, com 280 mil pessoas circulando diariamente.

A ação reunbiu equipe de profissionais de limpeza e professores da Fundação para mostrar o compromisso da cidade e da FACOP em promover a conscientização social sobre a importância do asseio e da conservação pública.

“Este evento exemplar é mais do que uma mera limpeza; é uma declaração de que a limpeza pública é um fator crítico para o bem-estar e a saúde de nossa comunidade. Ele nos lembra que, por trás dos serviços de limpeza, estão profissionais dedicados que merecem nosso reconhecimento e respeito”, afirma o presidente da FACOP.

Com 3.500m² de área a ser revitalizada, cerca de 60 profissionais se dedicarão à limpeza em etapas que contemplam limpeza seca e molhada, em diferentes tipos de pisos e ambientes, com equipamentos e produtos fornecidos pelas empresas Oral Gift, Swile, Kärcher, Alfa Tennant e Spartan Brasil, com a anuência e respaldo técnico de seus representantes. Para garantir a segurança de todos os profissionais envolvidos, haverá a presença de técnicos de segurança do trabalho e a exigência do uso de EPIs, como óculos de proteção, capas, luvas, botas, entre outros.

A revitalização do Terminal do Guadalupe pela FACOP é uma realização dos Sindicatos das Empresas e dos Empregados de Asseio e Conservação no Estado do Paraná (SEAC-PR e Siemaco-PR), com o apoio da MAxitex, Serra Verde Express e Sanepar. Além disso, a Prefeitura Municipal de Curitiba, Guarda Municipal de Curitiba, Fundação Social de Curitiba, Arquidiocese de Curitiba, URBS e Setran também colaboram para a realização da ação.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Férias no Museu: veja a programação infantil gratuita da Casa Museu Eva Klabin

Durante as férias de janeiro, as crianças encontrarão uma programação especial na Casa Museu Eva Klabin, localizada…

11 horas ago

Ano começa com alívio na conta de luz de 78 milhões de brasileiros, graças ao bônus Itaipu

Mais de 78 milhões de consumidores(as) brasileiros(as) de energia elétrica serão beneficiados(as) pela Itaipu Binacional…

12 horas ago

Maratonista de 91 anos disputa São Silvestre para inspirar pessoas e realizar sonho

São Paulo, dezembro de 2024 – Francisco Lima é o maratonista mais velho em atividade no…

20 horas ago

Varejo cresce 5,4% em 2024, atingindo R$ 1,27 trilhão

O varejo alimentar brasileiro caminha para encerrar o ano de 2024 com um crescimento nominal…

20 horas ago

RIO RÉVEILLON 2025: trilha sonora que vai acompanhar a queima de fogos de Copacabana vai homenagear as cinco regiões do Brasil

A trilha musical da queima de fogos do Rio Réveillon 2025, evento realizado pela Prefeitura do…

20 horas ago

Turismo Itaipu tem horários especiais até começo de janeiro

Desta quinta-feira (26) a 5 de janeiro, o Turismo de Itaipu, operado pelo Itaipu Parquetec,…

20 horas ago