Na homenagem à padroeira de Curitiba, presença de Dom Pedro Fedalto, arcebispo emérito

PUBLICIDADE

DOM PEDRO FEDALTO
A veneração de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, há 30 anos padroeira de Curitiba e da Catedral Basílica, referência religiosa há mais de 350 anos, com a cobertura de manto com retalhos somando 60 metros ( cada pedaço de tecido significava uma oração), procissão, teve uma participação especial, personagem religiosa muito respeitada na Igreja católica brasileira: dom Pedro Fedalto, arcebispo emérito, 97 anos de idade, 70 de sacerdócio.
Ele participou da celebração da missa solene, presidida por dom José Peruzzo, arcebispo metropolitano.
Amparado por dom José, caminhou até à frente do altar, e fez uma saudação aos fiéis presentes, resumindo com lucidez e riqueza de detalhes seus momentos mais importantes relacionados à vida sacerdotal, nomeação como bispo e arcebispo, até à sua aposentadoria como arcebispo emérito, residindo, no Seminário São José. Em seu breve pronunciamento, pediu aplausos dos fiéis para o trabalho desenvolvido por dom José Peruzzo no comando da arquidiocese de Curitiba.

DOM PEDRO FEDALTOQUEM É
Dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto foi o Arcebispo Metropolitano de 1971 a 2004, passando a ser Emérito deste então.Nascido em 11 de agosto de 1926 na Colônia Antônio Rebouças – Campo Largo/PR, ordenado sacerdote em 6 de dezembro de 1953 por dom Manuel da Silveira Delboux, e bispo em 28 de agosto de 1966.

Foi responsável por ajudar a organizar a estadia do Santo Papa João Paulo II em Curitiba em 1982 e tendo organizado o 1º Sínodo Arquidiocesano de Curitiba entre 1987 a 1994.
Seu lema “A verdade na caridade” foi marca registrada de seu serviço. Afastado das funções de arcebispo desde 2004, D. Pedro continua ativo na Igreja e hoje mora no Seminário São José.
Luis_Batista_Fotografia__Banner JBA

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima