fbpx
Geral

Natal de Curitiba registra cerca de duas mil contratações temporárias

O Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021, além de encantar curitibanos e turistas, também integra o esforço do município para acelerar a retomada econômica da capital.

Segundo levantamento preliminar do Instituto Municipal de Turismo, apenas com as atrações da Prefeitura, patrocinadores e parceiros foram gerados 1.826 empregos temporários diretos durante a programação natalina que se encerra no domingo (9/1).

Como o levantamento não contempla a maioria das atrações privadas, o número de empregos temporários gerados com a temporada natalina de Curitiba vai ultrapassar as duas mil vagas previstas no início dos eventos em novembro.

“Com a programação, que teve ópera, circuito natalinos drive-thru, balé, caravanas, autos e outras experiências que ainda continuam até o dia 9 de janeiro, como decoração, balão e carrossel, fortalecemos a rede de economia criativa da cidade ao criar oportunidade de emprego e renda para artistas, artesãos, cenógrafos, figurinistas, maquiadores, carregadores, monitores e mão de obra especializada, como técnicos de luz e som”, destaca o prefeito Rafael Greca.

Do total de empregos temporários criados com a programação, Prefeitura, Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) e Instituto Municipal de Turismo foram responsáveis pela contratação de 787 profissionais, sendo 229 atores, atrizes, cantores e instrumentistas e 558 profissionais para os bastidores das produções.

O ator Matheus Gimenez, que interpretou um dos anjos da Ópera da Cura no Memorial Paranista, conta que havia muita expectativa dos 22 atores e atrizes que participaram da atração.

“Foi incrível o contato com o público que, no Natal, está com o espírito aberto para apreciar espetáculos como este que preparamos”, afirma.

-Papai Noel e músicos, contratações temporárias

Patrocinadores

Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, destaca o apoio de empresas patrocinadoras e parceiras para a criação de empregos durante a temporada natalina.

“Inovamos, mais uma vez, ao oferecer uma programação descentralizada, contemplando o Centro e os bairros, com apoio financeiro de empresas que foram responsáveis pela contratação temporária de quase 1,1 mil profissionais”, ressalta ela.

Em 2021, o Natal de Curitiba teve como atrações patrocinadas o Natal Condor no Passeio Público, a Vila de Natal Electrolux no Mercado Municipal, o Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui, a Ópera da Cura no Memorial Paranista por Festval, o Caminho de Luz Loterias Caixa no Parque Náutico, o Natal O Boticário na Rua XV de Novembro, o Voo de Balão Ademicon no Jardim Botânico, o Natal Fonte de Energia Ebanx na Praça Santos Andrade, o carrossel Muffato no Parque Tanguá, a Direção da Vida Natal Servopa na Rua Mário Tourinho, o balé Quebra-Nozes nas Ruínas de São Francisco por Banco do Brasil e as árvores de Natal da rotatória da Avenida Candido de Abreu  (Volvo) e do Parque Barigui (ParkShoppingBarigui).

Também integraram a programação de 2021 atrações de parceiros, já contabilizados no levantamento, como a caravana O Desfile Mágico do Natal 2021, organizada pela Lápis de Cor Produções, e os espetáculos do Restaurante Família Madalosso em Santa Felicidade, em uma parceria com a Fundação Cultural de Curitiba e ICAC.

Entre as experiências privadas que geraram empregos temporários, mas ainda não estão contabilizados no levantamento preliminar, estão o Natal da Família Moletta, o Natal no Palácio Avenida (que teve espetáculo virtual), o Natal Viva Pedreira, o show de luzes no Sesc Paço da Liberdade, o espetáculo de patinação sobre rodas na Praça Osvaldo Cruz e o musical da 1ª Igreja Batista do Batel.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo também destaca o papel dos servidores do município e dos órgãos ligados à programação para o sucesso do  Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021.

“Muito antes de novembro, quando começou a temporada, funcionários da Prefeitura, Fundação Cultural de Curitiba, ICAC e Instituto Municipal de Turismo estão sendo incansáveis no planejamento, organização e operacionação das atrações”, acrescenta Tatiana.

fotos Hully Paiva e Daniel Castellano-SMCS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo