fbpx
Turismo

Natal Luz é impulso para a retomada da normalidade turística na Serra Gaúcha

Seis meses após as enchentes, setor turístico e poder público se mobilizam para atrair o turista brasileiro com o tema do Acolhimento. A estimativa é de que o evento atraia mais de 2 milhões de visitantes.

A secretaria de Turismo de Gramado, um dos principais destinos turísticos do Brasil, confirma que após o reinício das operações do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o movimento positivo já foi sentido, mas ainda há um grande espaço a ser preenchido para a recuperação da normalidade social e econômica. Uma mobilização se formou em torno do Natal Luz, maior evento natalino da América Latina, como instrumento da retomada regional.

Com mais 8,2 milhões de visitantes em 2023, um dos principais destinos turísticos do Brasil deve terminar 2024 com a marca 5,5 milhões de visitantes, uma significativa queda de 32%, com quase 2,7 milhões de visitantes a menos segundo estimativa da secretaria de turismo de Gramado, já que um dos pontos altos do ano na região, o inverno, foi quase todo perdido.

O secretário da pasta na cidade, Ricardo Bertolucci, explica que 86% de sua atividade econômica vem do setor de turismo. “Temos confiança de que o Natal Luz, que já faz parte do calendário nacional, este ano com o tema do acolhimento, irá atrair muitos visitantes A expectativa é celebrarmos juntos a esperança, a renovação e o recomeço”, afirma Bertolucci.

A perspectiva é de que até o fim do ano seja alcançada a marca de 70% de ocupação dos 26 mil leitos disponíveis, seja de turistas que vão à cidade pela primeira vez, como de turistas que já tem Gramado como um destino especial durante a temporada natalina.

Impacto das enchentes na cadeia do turismo da Serra Gaúcha

Calcula-se que o prejuízo para toda a cadeia turística na região das cidades de Canela, Gramado, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis seja superior a R$1 bilhão por conta dos efeitos das enchentes.

O maior impacto foi a conectividade logística, o que impediu a programação de muitos turistas. “Seis meses depois, os efeitos ainda estão presentes, pois muitas pessoas deixaram de nos visitar ou de se programar. Por isso, é importante reforçar que estamos 100% operacionais em todos os parques e atrações de Gramado”, enfatiza o secretário Bertolucci.

O Natal Luz do Acolhimento

A programação da 39° edição do Natal Luz 2024, evento que começou em 24 de outubro e vai até 19 de janeiro de 2025, soma 88 dias de festa. São desfiles, shows, concertos e o acendimento de luzes e sua famosa dança luminosa para a celebração de uma das estações mais alegres do ano.

A cidade oferece diversos atrativos, entre os pagos, que ocorrem em certos dias da semana, destaca-se o Nativitaten, um espetáculo com efeitos pirotécnicos, interpretado por cantores líricos e um coral, que celebra o nascimento de Cristo, com direito a balsas flutuantes e bolas infláveis com bailarinas.

Outro evento tradicional é o desfile de Natal da cidade, que voltou a ser realizado nas ruas da cidade, na região central e na Avenida das Hortênsias, para que todos possam celebrar juntos a magia do Natal. Com opção paga e gratuita, o turista irá conferir carros alegóricos, efeitos de luz, trilha sonora original e figurinos natalinos, além da presença do Papai Noel em meio a uma neve artificial, na transmissão das mensagens de amor e esperança, com especial ênfase ao acolhimento e solidariedade.

A programação gratuita ocorre no centro de Gramado ao longo de todos os dias do evento. Destacam-se a Casa do Papai Noel, aberta todos os dias, das 14h às 18h. No local, visitantes são recebidos por um Papai Noel em um cenário para fotos. A casa fica dentro da Vila de Natal, que, inclusive, também oferece apresentações artísticas e produtos artesanais.

Na Rua Coberta, a decoração especial se transforma em palco para atrações musicais e performances de artistas locais de quarta a domingo, a partir das 19h. Há ainda o “acendimento das luzes”, em que a decoração natalina da Avenida das Hortênsias é acesa diariamente, às 20h.

A policial civil, Fernanda Doering, é uma das turistas que há oito anos visita Gramado recorrentemente, em especial para o Natal Luz. “Venho a Gramado em diferentes épocas do ano, mas adoro o Natal Luz, é especial, um oásis de paz, traz a tranquilidade que eu preciso”, afirma a turista.

A programação completa do Natal Luz pode ser conferida em www.natalluz.com.br. A estimativa é de que o evento atraia, este ano, mais de dois milhões de pessoas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo