Empreendedorismo

Nativa SPA é a única marca de cosméticos do mundo a ter portfólio que estimula a produção de colágeno na pele

São Paulo, março de 2024 – Como vice-líder global de um segmento que movimentou US$ 1,908 bilhões no Brasil em 2022, de acordo com dados do Euromonitor de 2023, o mercado de bodycare mostra-se cada vez mais competitivo, com consumidores exigentes que buscam nos produtos mais do que hidratação e perfumação. É nesse contexto que O Boticário vem explorando, de forma pioneira e proprietária, os diferentes benefícios do óleo de quinoa para a pele por meio de sua marca de cuidados pessoais – Nativa SPA –, que, além da inovação e tecnologia presente em todo o portfólio, traz impacto positivo por meio do método de extração de óleo dos grãos de quinoa.

Foram mais de 5 anos de estudo para chegar ao bioéster de quinoa – óleo de quinoa purificado – por meio de um processo de extração feito por um maquinário desenvolvido pela companhia no parque fabril de São José dos Pinhais (PR). Com extração verde, a marca chega à matéria-prima proprietária que integra os produtos de Nativa SPA sem utilizar solventes orgânicos no processo, ingredientes que são um dos principais contaminantes do meio ambiente. Além disso, o nosso processo de extração conta com a redução do uso de energia e não utiliza água – o álcool, que é um solvente verde, age como catalisador e volta para a cadeia de consumo, garantindo um desenvolvimento sem desperdício.

“Quando começamos nossos estudos focados na quinoa, enquanto aliada no segmento de beleza, tínhamos o objetivo de chegar ao óleo purificado em uma extração 100% verde e, no mercado, não encontramos um fornecedor que pudesse nos entregar um maquinário com essa capacidade. Por isso, nos desafiamos a desenvolver o nosso próprio processo, que, por meio da inovação e tecnologia, resulta na extração de um insumo que deixou de ocupar apenas os pratos, fazendo parte da rotina de cuidados com o corpo das brasileiras desde 2017”, comenta Gustavo Dieamant, diretor-executivo de P&D do Grupo Boticário.

Hoje, por meio do método exclusivo de extração, a cada 25 kg de sementes, 1 kg de óleo concentrado é extraído e processado para chegar ao ingrediente ultrapurificado que compõe as soluções para os cuidados corporais. O resíduo resultante desse processo é objeto de estudo da área de P&D do Grupo, que segue avançando em alternativas para expandir o uso do grão e estruturar uma cadeia produtiva ainda mais sustentável, para garantir 100% de aproveitamento do insumo.“Queremos explorar ao máximo esse ingrediente que traz tantos benefícios para o organismo, mas que, antes de 2017, estava relacionado apenas à ingestão dos grãos na alimentação. A inserção pioneira do insumo na indústria cosmética nos permitiu, desde então, dar passos importantes com a categoria de cuidados corporais da marca, que é referência em tecnologia por meio de um portfólio que extrapola e muito a perfumação e hidratação enquanto benefícios”, explica Dieamant.

A sustentabilidade também está presente em outras facetas de Nativa SPA. A embalagem é feita de plástico reciclável, a fórmula é vegana e conta com mais de 90% de ingredientes de origem natural na composição. Além disso, todos os produtos da marca são refiláveis, reduzindo em até 80% a quantidade de resíduos gerados, quando comparamos com a embalagem regular. Além disso, o Boticário também tem o maior programa de logística reversa em número de Pontos de Entrega Voluntária (PEV) do Brasil no setor de beleza, o Boti Recicla. São mais de 4 mil pontos em todos os estados, além da grande rede de venda direta com revendedoras recebendo embalagens vazias de produtos de qualquer marca do segmento CFT (sigla em inglês para Cosméticos, Fragrâncias e Higiene Pessoal). A entrega de embalagens de cosméticos vazias (de qualquer marca) para o Boti Recicla gera desconto na loja, ou seja, enquanto contribui com o meio ambiente, o consumidor também é beneficiado.

A marca Nativa SPA, do Boticário, oferece para o consumidor um portfólio de produtos com as gotas purificadas de quinoa, que estimulam em até 77%* a produção de colágeno natural da pele, inovando no mercado de corpo e banho no Brasil e alcançando a certificação da Mintel³, empresa global de inteligência e pesquisa que a certificou, na indústria de consumo, como a primeira marca do mundo em corpo e banho a utilizar óleo de quinoa² para promover esse estímulo. No total, existem mais de 170 opções de produtos no portfólio de Nativa SPA, a maior marca de cuidados corporais do Grupo Boticário, entre loções hidratantes, cremes para as mãos, sabonetes em barra e líquidos, óleos corporais, esfoliantes e desodorantes que levam, na composição, as gotas purificadas da quinoa, garantindo alto poder de nutrição para a pele e a diferenciação dos produtos da marca no mercado, agregando um benefício exclusivo.

 

¹ De corpo e banho.
² Bioéster 100% puro de quinoa.
³ De acordo com o serviço GNPD da Mintel.
*Estudo in vitro em pele 3D do ingrediente bioéster de quinoa.

Redação JBA Notícias

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