Nestlé Brasil chega a acordo para aquisição do Grupo CRM, dono da Kopenhagen
A Nestlé Brasil assinou hoje contrato para aquisição do Grupo CRM, dono dos negócios Kopenhagen e Brasil Cacau. Pela estrutura da transação, a Nestlé adquire a totalidade da participação do FIP Dutch, cujos quotistas são fundos geridos pela Advent International, no Grupo CRM. O negócio está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e será submetido ao órgão regulador nas próximas semanas. A expectativa é de o que fechamento da transação ocorra em 2024. Os detalhes financeiros envolvidos não estão sendo divulgados.
Renata Moraes Vichi, que está na empresa há 25 anos, continuará à frente da operação do Grupo, como acionista e CEO. O Grupo CRM tem hoje mais de 1.000 lojas e é um dos maiores franqueadores do Brasil. O controle acionário permitirá à Nestlé participar de um segmento diferenciado, agregando à sua estrutura um novo modelo de negócio com a rede de lojas que oferece uma experiência exclusiva aos consumidores aliando chocolates finos ao café. Ao mesmo tempo, a Nestlé estará comprometida em alavancar ainda mais o crescimento do Grupo CRM.
“Consideramos essencial para o sucesso da transação a permanência da Renata na gestão por seu profundo conhecimento do negócio, resultados e pela paixão com a qual vem conduzindo a empresa nos últimos 25 anos, culminando em uma trajetória consistente de desenvolvimento”, afirma Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil. “Entendemos que temos uma grande oportunidade de acelerarmos segmentos de maior valor agregado, fortalecendo ainda mais a categoria de Chocolates no Brasil.”
Marca centenária, a história da Kopenhagen começa em 1928 e segue atravessando décadas sempre distinguida pela inovação. Clássicos como Língua de Gato, Nhá Benta, Lajotinha, Chumbinho e Cherry Brand são produtos icônicos e queridos dos brasileiros: com mais de 600 lojas, a Kopenhagen está presente em todos os estados brasileiros. Já as lojas Brasil Cacau estão no mercado desde 2009 e nasceram com a missão de democratizar o chocolate de qualidade no país. Hoje, possui mais de 400 unidades distribuídas em todo o Brasil.
Em 2020, os fundos geridos pela Advent adquiriram o controle do Grupo CRM com o objetivo de apoiar o crescimento da companhia. Em três anos, a gestora de private equity impulsionou a abertura de novas lojas, cumprindo os planos de expansão do Grupo. Além disso, agregou conhecimento do varejo e tecnologia voltada a acelerar a transformação digital da rede.
“Estou à frente das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau há mais de duas décadas e, desde que assumi a minha primeira posição no Grupo, minha linha de gestão sempre esteve fundamentada no propósito de perpetuar as nossas marcas e, a partir desse objetivo, todas as estratégias e inovações são empreendidas. Tenho orgulho de ver tudo o que construímos junto aos nossos mais de 590 franqueados e 2 mil colaboradores. Partimos de um grupo familiar que sempre teve uma governança robusta, com uma cultura forte e propulsora, onde a preservação dos territórios de cada marca e seus movimentos sempre foi prioridade. Com valores inegociáveis crescemos e nos estabelecemos como um dos maiores grupos franqueadores do país. Ao lado da Advent, fizemos em 3 anos o resultado que era esperado para 5, e hoje firmamos essa parceria com a Nestlé certos de que ainda temos um longo caminho a percorrer até o nosso sonho grande. Estou segura de que hoje demos um passo gigante rumo a esse futuro que, como grupo, construímos todos os dias”, celebra Renata Vichi, CEO do Grupo CRM.
“Fazer parcerias com empreendedores na gestão das empresas em que investimos está no coração da estratégia de geração de valor da Advent, e ficamos muito felizes por aquilo que conquistamos ao lado da Renata e de seu time no Grupo CRM”, diz Wilson Rosa, sócio da Advent corresponsável pelos investimentos em empresas de varejo e consumo na América Latina. Desde 1997, a Advent investiu em 24 empresas dos dois setores na região. “Sob o controle da Advent, o grupo CRM cresceu significativamente, consolidando-se como líder do segmento de chocolates premium e uma das principais empresas do pujante mercado de franquias brasileiro.”
A relação que se estabelece entre a Nestlé e o Grupo CRM permitirá capturar oportunidades em diversas avenidas de crescimento com foco em inovação, digitalização, exploração de novas categorias e canais, além de permitir ampliação das iniciativas de sustentabilidade relevantes para o negócio de chocolates.
Sobre a Nestlé: A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de oito centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.
Sobre o Grupo CRM: Detentor das marcas Kopenhagen, Brasil Cacau e Kop Koffee, atualmente é um dos maiores Grupos franqueadores do país com mais de 1000 lojas espalhadas por todos os estados brasileiros, emprega mais de 2 mil colaboradores e possui 590 franqueados. Com uma das indústrias mais modernas e bem equipadas do país, situada em Extrema/MG, o Grupo tem sido precursor no segmento de chocolaterias premium no Brasil, sempre apontado como referência em inovação e qualidade de seus produtos. Dona de clássicos como: Nhá Benta, Língua de Gato, Cherry Brand e Lajotinha a marca Kopenhagen ao longo dos seus 95 anos tem encantado e surpreendido seus consumidores, atravessando gerações como protagonista no setor de presentes. Brasil Cacau com muita personalidade e atitude nasceu em 2009 com a responsabilidade de democratizar o chocolate de qualidade no país, missão que tem sido cumprida com esmero e hoje a marca figura entre as mais queridas do Brasil. Kop Koffee, a caçula do grupo, nasceu em 2019 para fazer do encontro do café com chocolate uma grande oportunidade de conquistar novos territórios e novos consumidores.
Sobre a Advent International: Fundada em 1984, a Advent International é um dos maiores e mais experientes gestores globais de private equity. A empresa investiu em mais de 410 empresas em 42 países e, em 31 de março de 2023, possuía US$95 bilhões em ativos sob gestão. Com 15 escritórios em 12 países, a Advent estabeleceu uma equipe globalmente integrada de mais de 290 profissionais de investimento na América do Norte, Europa, América Latina e Ásia. A empresa concentra seus investimentos em cinco setores, incluindo tecnologia; varejo, consumo e lazer; serviços financeiros; cuidados de saúde; e bens industriais. Depois de mais de 35 anos dedicados a investimentos internacionais, a Advent continua comprometida com a parceria com equipes de gestão para possibilitar que suas empresas tenham crescimento sustentável de receitas e lucros.
Contatos para Imprensa:
Nestlé Brasil – Comunicação Corporativa
Anahi Guedes – anahi.guedes@br.nestle.com
Lia Gurjão – lia.gurjao@br.nestle.com | 11 96173-4362
FSB Comunicação – nestle@fsb.com.br | 11 91665-8665 (Fernanda Daprá) | 11 99143-4867 (Débora Ribeiro)