Geral

Ney Leprevost ajuda a aprovar lei que aumenta a prevenção e agrava punição para quem comete crimes contra crianças

O deputado federal Ney Leprevost, votou a favor do projeto de “Lei Henry Borel” que define o assassinato de crianças e adolescentes menores de 14 anos como crime hediondo.
O PL foi nomeado Henry Borel, em memória do menino espancado e morto em março de 2021, no apartamento onde vivia com a mãe e o padrasto.
“Com a mudança para crime hediondo, é aumentada a pena de reclusão para quem comete homicídios de crianças. Se familiares estiverem envolvidos, a nova Lei aumenta em até um terço a pena”, explica Ney Leprevost que foi criador da Força Tarefa Infância Segura no Paraná.
Se a vítima for criança  ou adolescente com alguma deficiência ou doença que potencialize a sua vulnerabilidade, o agravamento da pena será ainda maior.
Além disto, fica vetada qualquer possibilidade de converter a pena prisional de qualquer tipo de violência contra crianças, em pagamentos de cestas básicas ou multas.
Outro ponto importante será o papel do Ministério Público. De acordo com o texto da Lei aprovada na Câmara Federal, entre as novas atribuições do MP, estão: requisitar força policial e serviços públicos de saúde, de educação, de assistência social e de segurança para verificar denúncias de violência contra crianças.
Além disso, o Conselho Tutelar também poderá solicitar a Justiça a expulsão do acusado de violência do espaço em que a vítima convive.
O texto aprovado na Câmara Federal prevê ainda prisão de seis meses a três anos para quem souber ou presenciar e não denunciar situações de violência contra crianças e adolescentes.
Com a nova Lei, as medidas protetivas serão mais rígidas, como, por exemplo, em situações com risco à vida ou integridade da vítima, tornando urgente o afastamento imediato do agressor.
Para prevenção de crimes, a proposta estabelece o mapeamento do problema em território nacional. Assim, União, Estados e municípios terão dados e autonomia para criar centros de atendimento, espaços para acolhimento familiar, delegacias, centros de perícia médico-legal especializados, além de programas e campanhas de enfrentamento à violência doméstica e familiar.
(Via assessoria de imprensa)
Redação JBA Notícias

Recent Posts

Sebrae/PR divulga primeiros palestrantes da Feira do Empreendedor

Quem deseja empreender, já possui negócio próprio ou está em busca de informações e conexões…

10 horas ago

Com revisão da área plantada e produtividade, milho 2ª safra ultrapassa 100 milhões de toneladas, aponta Agroconsult

Após incorporar a análise de imagens de satélite para dimensionar a área de soja no…

10 horas ago

Definidos os finalistas da 14ª Copa Pinhais de Futebol

Estão definidos os finalistas da 14ª edição da Copa Pinhais de Futebol Adulto. Após a…

10 horas ago

Parque Nacional do Iguaçu recebeu mais de 850 mil visitantes no 1º semestre

Foz do Iguaçu, julho de 2024 - O Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural e com gestão…

10 horas ago

Museu do Futebol reabre em 12 de julho com entrada gratuita

São Paulo, julho de 2024 – Renovado, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura,…

10 horas ago

Festival Crossroads terá homenagem a um dos mais importantes artistas da música paranaense, Ivo Rodrigues

No dia 13 de julho, a partir das 12h, a Pedreira Paulo Leminski receberá a…

11 horas ago