fbpx
Geral

No Dia da Mulheres Prefeitura laça cartilha sobre direitos das mulheres

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8/3) e instituído pelas Nações Unidas desde 1975, vai muito além das homenagens em Curitiba.

As celebrações incluem o lançamento de uma cartilha dedicada aos direitos da mulherescursos sobre direitos humanos abertos a toda a população e atividades nas regionais que se estendem durante o mês de março.

Em cerimônia comemorativa no Salão Brasil, na sede da Prefeitura, o prefeito Rafael Greca ressaltou o protagonismo das mulheres em sua gestão.

“Essa Prefeitura é muito especial, pois 79% dos servidores do município de Curitiba são mulheres”, declarou.

  • A  assessora de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, Elenice Malzoni, destacou os avanços conquistados ao longo dos anos e as ações que a assessoria realiza.

“Para nós, mulheres, essa data vai além das felicitações, é um dia de luta, precisamos a cada dia acolher mais todos os gêneros. Pedimos respeito, direitos e oportunidades e na nossa assessoria buscamos esses avanços diariamente”, declara Elenice.

O prefeito ainda lembrou que a primeira mulher a se formar em medicina no Brasil foi sua prima, a doutora Maria Falce de Macedo, que em 1912 ingressou na Universidade Federal do Paraná.

Greca ainda homenageou outras mulheres que se destacaram na história mundial e curitibana.

“A igualdade de gêneros e entre as pessoas é uma condição de cidadania, nós vemos com entusiasmo a força do humanismo contra a opressão das mulheres, que essa data promove. Louvando todas as mulheres, afirmamos o nosso orgulho em ter uma Prefeitura majoritariamente feminina”, conclui Greca.

Lançamentos

A cartilha dos Direitos das Mulheres tem o objetivo de informar e instruir a sociedade em geral sobre os direitos adquiridos ao longo dos tempos, considerando as questões histórico-culturais de desigualdade entre homens e mulheres.

Já o curso Direitos Humanos na Prática é apresentado no formato de educação à distância/EAD e destina-se aos profissionais da Prefeitura e de demais órgãos públicos, organizações da sociedade civil, conselhos tutelares, conselhos de direitos e à população em geral.

Nesta terça-feira foram lançadas as temáticas: direitos humanos, desafios e conquistas e direitos humanos e igualdade de gênero. Posteriormente serão lançados mais três temas: diversidade sexual, igualdade étnico-racial e promoção e proteção da população em situação de rua.

Homenagem

A cor lilás, alusiva aos movimentos de empoderamento das mulheres, ilumina nesta noite a estufa do Jardim Botânico, o obelisco da Praça 19 de Dezembro e a Torre de Cronometragem do Parque Náutico.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo