Geral

No Dia Mundial do Diabetes, crianças recebem orientações em Curitiba

Nesta terça-feira (14), a Universidade Livre do Meio Ambiente, no Pilarzinho, foi palco de uma aula diferente para os alunos da Escola Municipal Júlia Amaral Di Lenna. Após conhecerem o ambiente sustentável, as crianças tiveram um encontro com a equipe do Instituto da Pessoa com Diabetes, onde receberam informações sobre a doença. A ação faz parte do Programa ABC Diabetes, lei de autoria do vereador Alexandre Leprevost que promove a educação e conscientização sobre o diabetes para alunos, equipes das escolas das redes pública e privada da capital paranaense, pais e responsáveis.

Instituído pela Lei Municipal nº 16.083/2022, o Programa tem um acordo de cooperação firmado entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto da Pessoa com Diabetes e representa um passo importante na desmistificação da doença e na construção de uma sociedade mais inclusiva. “Como autor da lei e como presidente da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social da Câmara Municipal, fico extremamente feliz em ver que a educação pode melhorar a qualidade de vida dos curitibanos. Estamos focamos na disseminação do conhecimento e trabalhamos por um futuro mais saudável para todos”, comenta Leprevost.

Projeto de Lei visa facilitar acesso ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde: Também está em tramitação na Câmara Municipal o Projeto de Lei que prevê validade indeterminada do laudo médico de diabetes tipo 1, com a intenção de eliminar a repetição de procedimentos para comprovar o diagnóstico e facilitar o acesso aos medicamentos. “Hoje, os pacientes precisam apresentar um novo laudo a cada três meses para comprovar a doença. Essa é uma burocracia desnecessária, pois o DM1 ainda não tem cura. Sabemos que muitas pessoas têm dificuldade para conseguir as consultas com endocrinologistas via SUS, o que pode atrasar a emissão do novo laudo e prejudicar o tratamento”, reitera.

O projeto está em análise pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e dispõe que o laudo médico poderá ser emitido por profissional da rede de saúde pública ou privada,desde que sejam observados os demais requisitos para a emissão estabelecidos na legislação.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Fomento Paraná libera R$ 717 milhões em crédito em um ano em todo o Estado

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…

13 horas ago

Simepar disponibiliza informações meteorológicas em painéis digitais no Litoral

Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…

13 horas ago

92% das praias do Paraná estão aptas para banho

O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…

14 horas ago

Paraná aumenta em 9% número de licenças ambientais para novos negócios em 2024

O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…

14 horas ago

Curitibano é um dos principais líderes do turismo brasileiro

O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…

14 horas ago

Almoço Solidário para 300 pessoas

O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…

14 horas ago