Cidadania

No Dia Nacional do Ciclista Pinhais tem muito a comemorar

Dia 19 de agosto, Dia Nacional do Ciclista.
Nesta data Pinhais tem muito a celebrar, com todos os avanços registrados, seja pelo número cada vez maior de ciclovias e ciclofaixas, o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte, a Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu, e a mais recém criada pasta, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Seset) – à qual cabe organizar e fazer valer a legislação para este modal de locomoção.

Quando falamos em números, somente neste ano já foram executados, pela Secretaria de Obras Públicas (Semop), 3.280 metros de ciclovias e outros 7.620 metros estão previstos.

Com isso, nosso município chegará a mais de 40 km, considerando ciclovias e ciclofaixas.
“Os ciclistas têm acesso aos bairros da cidade, pontos turísticos e espaços de lazer, além de proporcionarmos às pessoas acesso a essa alternativa de transporte e ainda transitar de forma segura”, ressalta a prefeita de Pinhais, Marli Paulino.

A malha cicloviária de Pinhais, além de ser uma das opções de atividade física e lazer para a população, contribui para o trabalhador que utiliza a bicicleta como meio de transporte no seu dia a dia, agilizando a sua locomoção e contribuindo com a fluidez no trânsito da cidade.

Quando se aponta o incentivo ao uso da bicicleta, a Lei nº 1548 de julho de 2014 institui o Dia Municipal de Ir de Bike ao Trabalho. 

Já os Parques Lineares levam os ciclistas a vários atrativos esportivos/recreativos e estão localizados em diversos pontos de Pinhais.
Cita-se ainda a Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu, circuito turístico coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), que integra também os municípios de Piraquara e Quatro Barras. Lançada em agosto de 2019, visa promover o cicloturismo na região com 42,1 quilômetros de extensão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo