No Sebrae, lideranças do Paraná e da Argentina firmam parceria em benefício dos pequenos negócios
Uma delegação da Argentina, com representantes de várias regiões, esteve, nesta sexta-feira (04), em Curitiba, para debater sobre a construção de um novo marco nas relações entre o Brasil e o país vizinho. O objetivo do encontro foi sensibilizar lideranças empresariais sobre oportunidades, ameaças e desafios comuns, frente às novas condicionantes impostas pelo cenário pós-Covid e pela guerra na Ucrânia. A agenda começou de manhã, na Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio). No período da tarde, a reunião aconteceu na sede do Sebrae/PR. Os argentinos participaram de dois dias de trabalho no Brasil. Na quinta-feira (03), eles estiveram em Maringá.
Durante o evento no Sebrae/PR, foi assinada a Carta de Curitiba, que trata da construção de um novo marco nas relações binacionais entre Brasil e Argentina. O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, e o presidente da Confederação Argentina da Média Empresa (Came), Alfredo Gonzalez, foram os signatários do documento. O cônsul da Argentina, Eduardo Alfredo Leone, participou do encontro.
Vitor Tioqueta fez uma apresentação do funcionamento do Sebrae/PR, detalhando os atendimentos aos empresários de pequenos negócios, com ênfase para o crescente número de microempreendedores individuais (MEI) durante e após a pandemia de Covid-19.
O superintendente da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Nelson Costa, fez uma exposição com dados das cooperativas paranaenses, que estimulam o desenvolvimento regional. Para encerrar o evento, representantes dos dois países debateram a construção de ações de geração de negócios e intercâmbio entre Brasil e Argentina.
“O Sebrae é a instituição que representa as micro e pequenas empresas no Brasil. Por isso, precisamos compreender e estreitar ainda mais o relacionamento entre os donos de pequenos negócios, brasileiros e argentinos, através da troca de experiência, para conseguirmos melhores resultados”, discorreu Tioqueta.
Alfredo Gonzalez, presidente da Came, destacou o olhar econômico com vistas para o fortalecimento na relação entre os dois países.
“Temos certeza que, este relacionamento entre os dois países vai gerar muitos frutos locais, nas nossas províncias. Precisamos trabalhar de maneira articulada e apoiar ações de fortalecimento para as pequenas empresas, entre Brasil e Argentina, para que possamos construir este Mercosul integrado, que tantos precisamos”, pontuou.
Gonzalez agradeceu a recepção dos brasileiros e disse esperar retribuir o acolhimento quando a delegação brasileira for visitar os amigos argentinos.
Carta Curitiba
No documento, o Sebrae/PR e a Confederação Argentina da Média Empresa firmaram compromisso para a promoção da competitividade dos pequenos negócios e do empreendedorismo no contexto do Mercosul. Reafirmaram, ainda, o compromisso para empreenderem ações conjuntas para a promoção e construção de um novo marco de cooperação pós-pandemia.
Entre as ações previstas, estão: missões de negócios entre os países, promovendo a integração produtiva; um mapeamento de oportunidades oriundas desse novo cenário pós-pandemia; promoção do intercâmbio técnico, tecnológico e de gestão; integração política e institucional; e a defesa e a promoção das pequenas e médias empresas como “tecido social” dos dois países e do Mercosul.